Conheça a 1ª Divisão do Campeonato da Arábia Saudita em 2021
Dezesseis equipes disputam a primeira divisão do torneio que já reuniu grandes jogadores brasileiros
Conhecida como a terra da luxúria e dos xeiques, a Arábia Saudita também investe no futebol. Integrando a Confederação Asiática de Futebol, as equipes apostam alto para repatriar jogadores e treinadores ao redor do mundo, inclusive brasileiros, para trazer holofotes em suas competições. Dessa maneira, conheça o Campeonato da Arábia Saudita e as equipes que concorrem ao título em 2021.
Como funciona a 1ª Divisão do Campeonato da Arábia Saudita?
O Campeonato Saudita de Futebol, ou Saudi Professional League como é popularmente conhecido, é organizado pela Confederação Asiática de Futebol e Federação de Futebol da Arábia Saudita, reunindo 16 equipes das mais diferentes regiões em uma competição onde o primeiro colocado da tabela torna-se o campeão enquanto os três últimos são rebaixados para a segunda divisão.
Além disso, os dois primeiros colocados garantem a classificação direta para a Liga dos Campeões da AFC enquanto o terceiro disputa a fase de qualificação, semelhante ao sistema adotado na América do Sul com a Libertadores. Assim, as três primeiras equipes da segunda divisão garantem o acesso para a elite do futebol do país.
São quinze rodadas na primeira divisão onde cada equipe se enfrenta em casa e fora, ou seja, turno e returno, com a vitória valendo três pontos, empate um e a derrota nenhum. A Federação determina o calendário e, dessa maneira, cada elenco segue à risca normas e exigências com jogadores e regras.
Quais são as equipes que disputam a 1ª divisão da Arábia Saudita em 2021?
A primeira divisão conta com dezesseis equipes. Todos, sem distinção, realizam altos investimentos por parte de seus donos, presidentes e investidores até mesmo como torcedores que, desse modo, esperam receber em troca as conquistas em campo. São elas:
- Al Hilal
- Al Ittihad
- Damac FC
- Al Nassr
- Al-Raed
- Al-Fayha
- Al-Fateh
- Shabab
- Faisaly
- Al-Hazem
- Al-Tai
- Al-Ittifaq
- Al-Batin FC
- Ahli, Abha
- Taawon
Al Hilal é o maior campeão e tem a maior torcida
Para começar, o Al Hilal Riad. É considerado um dos maiores tmes da Arábia Saudita contabilizando aproximadamente 45 títulos conquistados, além de ter a maior torcida, fundado em 1957.
Em dezembro de 2019, enfrentou o Flamengo no Mundial de Clubes pela semifinal onde foi derrotado por 3 a 1. Na época, contava com o brasileiro Carlos Eduardo de Oliveira e Gustavo Cuellar, ex-jogador do Mengo na época.
Hoje, tem em seu plantel Matheus Pereira, natural de Belo Horizonte mas que se naturalizou português, tendo passagem por Sporting, Chaves, Nuremberg e West Bromwich. Além disso, já foi treinador por grandes nomes do futebol brasileiro como Zagallo, Joel Santana, Toninho Cerezo e Paulo Amaral, além de jogadores como Thiago Neves, Roberto Rivelino e Rodrigão.
Al-Nassr já teve Mano Menezes como treinador
Contabilizando nove taças nacionais em sua história, o Al-Nassr também conta com grandes brasileiros em sua história. Em setembro de 2021, Mano Menezes foi desligado do comando técnico da equipe após 11 partidas.
Entretanto, já treinaram o elenco Joel Santana, Ricardo Gomes e Zagallo. Já jogadores aparecem na lista Hernanes, Giuliano, Marquinhos Gabriel, Paulo Nunes, Petros e Marcelinho Carioca. Hoje, pela temporada 2021, integram o plantel Talisca e Anselmo. Ao todo, o clube tem 22 títulos já conquistados.
Al Ittihad tem goleiro Marcelo Grohe, ex-Grêmio, no elenco
O oito vezes campeão traz uma estrela já conhecida do futebol brasileiro: Marcelo Groghe, ex-goleiro do Grêmio. Além disso, outras peças no time da Arábia são Romarinho, ex-jogador do Corinthians que ficou marcado na história por sua atuação na Libertadores, Bruno Henrique, ex-Palmeiras, e Igor Coronado.
Em sua prateleira de títulos conta-se 28 títulos nas mais diferentes competições tanto do continente como no país, incluindo 8 no Campeonato Saudita. Além disso, é um dos únicos, junto com o Al Hilala, a ser campeão da Liga dos Campeões.
Recentemente, o técnico Fabio Carille, atual comandante do Santos, treinou o elenco da Arábia, onde conquistou torcedores rapidamente com seu trabalho de qualidade em campo.
Quem é o maior campeão da Arábia?
O Al-Hilal é quem mais vezes ganhou o Campeonato da Arábia Saudita em toda a história do futebol, contabilizando 17 títulos, sendo o último na temporada 2020/21. Mesmo com a pandemia ao redor do mundo, a Federação conseguiu realizar o torneio de forma segura, consagrando o elenco ao fim da temporada.
Em segundo lugar vem o Al-Nassr Riad com 9 títulos, incluindo o de 1975, a primeira edição do Campeonato. Por fim, o Al Ittihad Jedda permanece em terceiro com 8 taças conquistadas.
Já na Liga dos Campeões da Ásia o Al-Hilal tornou-se 3 vezes campeão do continente em 1991, 1999 e 2019, enquanto o Al Ittihad venceu em 2004 e 2005.