Conheça a 1ª Divisão do Campeonato da Arábia Saudita em 2021

Dezesseis equipes disputam a primeira divisão do torneio que já reuniu grandes jogadores brasileiros

Conhecida como a terra da luxúria e dos xeiques, a Arábia Saudita também investe no futebol. Integrando a Confederação Asiática de Futebol, as equipes apostam alto para repatriar jogadores e treinadores ao redor do mundo, inclusive brasileiros, para trazer holofotes em suas competições. Dessa maneira, conheça o Campeonato da Arábia Saudita e as equipes que concorrem ao título em 2021.

Como funciona a 1ª Divisão do Campeonato da Arábia Saudita?

O Campeonato Saudita de Futebol, ou Saudi Professional League como é popularmente conhecido, é organizado pela Confederação Asiática de Futebol e Federação de Futebol da Arábia Saudita, reunindo 16 equipes das mais diferentes regiões em uma competição onde o primeiro colocado da tabela torna-se o campeão enquanto os três últimos são rebaixados para a segunda divisão.

Além disso, os dois primeiros colocados garantem a classificação direta para a Liga dos Campeões da AFC enquanto o terceiro disputa a fase de qualificação, semelhante ao sistema adotado na América do Sul com a Libertadores. Assim, as três primeiras equipes da segunda divisão garantem o acesso para a elite do futebol do país.

São quinze rodadas na primeira divisão onde cada equipe se enfrenta em casa e fora, ou seja, turno e returno, com a vitória valendo três pontos, empate um e a derrota nenhum. A Federação determina o calendário e, dessa maneira, cada elenco segue à risca normas e exigências com jogadores e regras.

Campeonato da Arábia Saudita
Dezesseis equipes participam do torneio. Foto: Ittihad Club / @ittihad_en

Quais são as equipes que disputam a 1ª divisão da Arábia Saudita em 2021?

A primeira divisão conta com dezesseis equipes. Todos, sem distinção, realizam altos investimentos por parte de seus donos, presidentes e investidores até mesmo como torcedores que, desse modo, esperam receber em troca as conquistas em campo. São elas:

  • Al Hilal
  • Al Ittihad
  • Damac FC
  • Al Nassr
  • Al-Raed
  • Al-Fayha
  • Al-Fateh
  • Shabab
  • Faisaly
  • Al-Hazem
  • Al-Tai
  • Al-Ittifaq
  • Al-Batin FC
  • Ahli, Abha 
  • Taawon

 

Al Hilal é o maior campeão e tem a maior torcida

Para começar, o Al Hilal Riad. É considerado um dos maiores tmes da Arábia Saudita contabilizando aproximadamente 45 títulos conquistados, além de ter a maior torcida, fundado em 1957.

Em dezembro de 2019, enfrentou o Flamengo no Mundial de Clubes pela semifinal onde foi derrotado por 3 a 1. Na época, contava com o brasileiro Carlos Eduardo de Oliveira e Gustavo Cuellar, ex-jogador do Mengo na época.

Hoje, tem em seu plantel Matheus Pereira, natural de Belo Horizonte mas que se naturalizou português, tendo passagem por Sporting, Chaves, Nuremberg e West Bromwich. Além disso, já foi treinador por grandes nomes do futebol brasileiro como Zagallo, Joel Santana, Toninho Cerezo e Paulo Amaral, além de jogadores como Thiago Neves, Roberto Rivelino e Rodrigão.

Campeonato da Arábia Saudita
Al Hilal é o time com maior torcida. Foto: AlHilal Saudi Club / @Alhilal_EN

Al-Nassr já teve Mano Menezes como treinador

Contabilizando nove taças nacionais em sua história, o Al-Nassr também conta com grandes brasileiros em sua história. Em setembro de 2021, Mano Menezes foi desligado do comando técnico da equipe após 11 partidas.

Entretanto, já treinaram o elenco Joel Santana, Ricardo Gomes e Zagallo. Já jogadores aparecem na lista Hernanes, Giuliano, Marquinhos Gabriel, Paulo Nunes, Petros e Marcelinho Carioca. Hoje, pela temporada 2021, integram o plantel Talisca e Anselmo. Ao todo, o clube tem 22 títulos já conquistados.

Campeonato da Arábia Saudita
Mano tem histórico de treinador na Arábia Saudita. Foto: AlNassr FC / @AlNassrFC_EN

Al Ittihad tem goleiro Marcelo Grohe, ex-Grêmio, no elenco

O oito vezes campeão traz uma estrela já conhecida do futebol brasileiro: Marcelo Groghe, ex-goleiro do Grêmio. Além disso, outras peças no time da Arábia são Romarinho, ex-jogador do Corinthians que ficou marcado na história por sua atuação na Libertadores, Bruno Henrique, ex-Palmeiras, e Igor Coronado.

Em sua prateleira de títulos conta-se 28 títulos nas mais diferentes competições tanto do continente como no país, incluindo 8 no Campeonato Saudita. Além disso, é um dos únicos, junto com o Al Hilala, a ser campeão da Liga dos Campeões.

Recentemente, o técnico Fabio Carille, atual comandante do Santos, treinou o elenco da Arábia, onde conquistou torcedores rapidamente com seu trabalho de qualidade em campo.

Campeonato da Arábia Saudita
Ex-jogador do Palmeiras faz sucesso no país. Foto: Ittihad Club / @ittihad_en

Quem é o maior campeão da Arábia?

O Al-Hilal é quem mais vezes ganhou o Campeonato da Arábia Saudita em toda a história do futebol, contabilizando 17 títulos, sendo o último na temporada 2020/21. Mesmo com a pandemia ao redor do mundo, a Federação conseguiu realizar o torneio de forma segura, consagrando o elenco ao fim da temporada.

Em segundo lugar vem o Al-Nassr Riad com 9 títulos, incluindo o de 1975, a primeira edição do Campeonato. Por fim, o Al Ittihad Jedda permanece em terceiro com 8 taças conquistadas.

Já na Liga dos Campeões da Ásia o Al-Hilal tornou-se 3 vezes campeão do continente em 1991, 1999 e 2019, enquanto o Al Ittihad venceu em 2004 e 2005.

 

+ Conheça 5 famosos que são donos de times de futebol

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes