Vestibulares de SP: veja as datas das provas da Unesp, Unicamp e Fuvest
Os exames paulistas seriam realizados no final do ano de 2020, mas com a pandemia do coronavírus, as provas tiveram de adiadas e ocorrem em janeiro.
Vestibulares do estado de SP começam amanhã, hoje (6), com o primeiro dia de prova da Unicamp. Na próxima semana é a vez da Fuvest e no final do mês, a Unesp realiza os exames para o ingresso na universidade. Todas as provas da primeira fase deveriam ter sido realizadas no final do ano passado. Mas com a pandemia da COVID-19 as datas foram adiadas e algumas mudanças foram feitas no dia do exame para evitar a contaminação entre os estudantes e fiscais. Por exemplo, todos os estudantes devem usar máscara e respeitar o distanciamento social para fazer o exame.
Aqueles que estiverem com COVID-19 ou sintomas não devem se apresentar no dia.
Datas da primeira fase vestibulares SP
Unicamp: 6/7 de janeiro
Fuvest: 10 de janeiro
Unesp: 30/31 de janeiro de 21
Unicamp – Vestibulares SP
De acordo com os organizadores, 77.653 pessoas estão inscritas no vestibular da universidade e disputam as vagas. Divulgação dos aprovados na 1ª fase sai dia 29 de janeiro e a divulgação da primeira chamada dia 10 de março.
O exame será realizado em dois dias para evitar aglomerações e o número de alunos circulando nas escolas.
Os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro. Já quem vai prestar para a área de Ciências Biológicas/Saúde realizará a prova no dia 7.
Ademais, a organização da prova decidiu focar nas matérias do primeiro e segundo ano do ensino médio, excluindo os temas do terceiro. O número de questões e o tempo de prova foram reduzidos também.
Fuvest
São 130.766 inscritos para a prova dia 10 de janeiro. Ao todo, serão 148 locais de prova em 34 cidades. O resultado sai no dia 19 de março.
A fuvest elaborou um protocolo de segurança para evitar a disseminação do vírus. Confira as medidas:
- Uso obrigatório de máscaras com a recomendação que candidatos levem uma máscara adicional. Serão fornecidos saquinhos de papel para que a máscara usada seja guardada com segurança;
- As mesas de cada candidato terão um saché contendo lenço umedecido com álcool 70% para desinfecção da carteira por eles próprios. Também haverá álcool nas salas e banheiros;
- Todos os coordenadores e fiscais da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e protetor de rosto;
- Haverá mais locais de provas para que cada sala tenha no máximo 40% de ocupação, com as mesas mantendo 1,5 metros de distanciamento. Portões serão abertas às 12h para evitar aglomeração;
- Portas e janelas das salas ficarão abertas e o ar-condicionado não será utilizado;
- O consumo de alimentos não poderá ser feito em sala, apenas líquidos:a alimentação deverá ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.
Unesp – Vestibulares SP
Há 80.474 pessoas estão inscritas para disputar as vagas na Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A universidade também vai adotar medidas para evitar a contaminação como: o uso obrigatório de mascaras, capacidade das salas reduzidas e entrada de turmas por escalas.
Além disso, antes, a prova da segunda fase tinha questões dissertativas de todas as áreas de conhecimento e uma redação. Mas houve uma mudança, agora não haverá questões dissertativas, mas 60 perguntas de múltipla escolha e uma redação. As inscrições seguem abertas até 27 de novembro.
Para maiores informações sobre os locais de exame e protocolos de segurança dos vestibulares de SP, você deve acessar o site oficial das universidades.