Geremias Berdinazzi morre na novela Rei do Gado?

Personagem de Raul Cortez chega vivo ao final da novela e toma decisão importante.

Geremias Berdinazzi passou a perna em muita gente da família e por isso envelheceu com um sentimento de culpa no peito. Rei da produção de café, ele manteve a rivalidade com os Mezenga, mas tenta dar um fim a briga no desfecho da obra de Benedito Ruy Barbosa.

O final do personagem de Raul Cortez pode ser inesperado para grande parte do público.

Qual o final de Geremias Berdinazzi?

Aos que tem dúvida sobre o final do fazendeiro e se pergunta se Geremias Berdinazzi morre na novela Rei do Gado ou não, já adiantamos que o personagem termina o folhetim com vida. O produtor de café consegue acabar com a rivalidade entre as famílias que brigaram durante gerações e ainda ganha um novo amor para chamar de seu.

Na reta final da novela, dois momentos muito importantes marcam a vida de Geremias. A primeira delas é o relacionamento com Judite. Depois de anos de cnvivência com a empregada, o produtor acaba iniciando um romance com a mulher.

Em um primeiro momento, ela fica com receio de se envolver com o patrão e ir para a cama com ele, já que nunca esteve com ninguém antes. Porém, acaba cedendo as investidas de Geremias e os dois se tornam um casal. A dupla termina o folhetim lado a lado e muito felizes.

Judite e geremias
Personagem sobrevive e ainda ganha romance – foto: reprodução/globo

A outra parte importante da história de Geremias em O Rei do Gado está ligado a rivalidade dos Berdinazzi contra os Mezenga, que fez parte da trama durante todo o folhetim. A resolução do conflito só ocorre no último capítulo.

Tudo começa porque Bruno Mezenga vai até a fazenda de Geremias para entregar a medalha do irmão mais velho do produtor de café, Bruno Berdinazzi, que morreu na guerra. O personagem de Fagundes a encontra enterrada e resolve devolvê-la para Geremias em homenagem a memória da avó Marieta (Eva Wilma).

Apesar de não gostar da visita de Bruno a sua casa, Geremias acaba amolecendo seu coração por causa da atitude. Ele então convida Bruno para entrar e lhe oferece uma bebida. Os dois começam a conversar e Geremias permite que o sobrinho fale abertamente sobre suas mágoas em relação a rivalidade que viveram durante tantos anos. Por fim, Geremias faz uma proposta: “quero acabar de vez com essa briga”.

O personagem de Raul Cortez então propõe que a cerca que divide as terras dos Berdinazzi e Mezenga – que causou confusão entre as famílias desde o começo da novela – seja derrubada. Os dois concordam em juntar suas propriedades e manter a paz.

Em seguida, Geremias ganha o direito de conhecer o filho que Bruno teve com Luana. Ele visita os sobrinhos e se emociona ao conhecer o bebê. Depois, com a paz selada entre as famílias, Geremias também é um dos convidados na festança organizada para celebrar o casamento de Bruno e Luana, cena que marca o desfecho do folhetim.

Resolução
Final da briga entre mezengas e berdinazzis – foto: reprodução/globo

 

+História real de Mezenga e Berdinazzi foi inspiração de O Rei do Gado

Quem é nomeado herdeiro de Geremias?

Geremias escolhe o sobrinho-neto Giuseppe Berdinazzi como seu herdeiro, já que não tem filhos. Porém, o produtor de café também deixa parte de seu patrimônio para a sobrinha Luana, filha de seu irmão Giácomo Guilherme, e também para o filho que Luana tem com Bruno Mezenga, o pequeno Felipe Berdinazzi Mezenga.

A chegada de Giuseppe (Emílio Orciollo Neto) só ocorre na reta final do folhetim, quando Geremias viaja para a Itália no intuito de investigar o passado de Rafaela (Gloria Pires) e descobrir se ela é sua parente. Por lá, ele descobre que a jovem não é uma Berdinazzi de verdade é que Giuseppe é neto de Bruno Berdinazzi, seu irmão mais velho que foi lutar na Segunda Guerra Mundial e acabou morrendo. Ele então leva o jovem para o Brasil.

Giuseppe
Personagem aparece apenas na reta final da novela e ganha herança – foto: reprodução/globo

Sucesso de audiência, O Rei do Gado marca recorde na TV Globo

O Rei do Gado é a primeira novela a ganhar sua terceira reprise no Vale a Pena Ver de Novo, de acordo com o Memória Globo, acervo oficial da emissora.

O folhetim foi exibido pela primeira vez entre junho de 1996 e fevereiro de 1997, totalizando 209 capítulos. Depois, foi reprisado pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo em 1999. Mais de uma década depois, em 2015, o folhetim voltou a ser reprisado na faixa, desta vez com um número menor de capítulos, em torno dos 150. Agora em 2022, o folhetim estreou para substituir A Favorita e ficará no ar até 2023.

Cerca de 30 países exibiram a produção além do Brasil, como Polônia, Rússia, África do Sul, Argentina, Canadá, Grécia, Noruega, entre outros. A novela de Benedito Ruy Barbosa recebeu o Troféu Imprensa de Melhor Novela, além de ser agraciado com o Certificado de Honra ao Mérito no San Francisco International Film Festival, em que concorreu com 1525 produções de 62 países.

Leia também

Assassinato e romance: o que acontece com Marcos Mezenga em O Rei do Gado?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes