WhatsApp deverá será integrado ao Facebook Messenger
Sem data de lançamento, usuários do Facebook poderão conversar por texto, vídeo ou áudio com usuários do WhatsApp
Na última semana, Instagram e Facebook Messenger passaram a operar de maneira integrada, permitindo que usuários das duas redes possam conversar sem barreiras nas plataformas. No entanto, este não é o único movimento das redes sociais comandadas por Mark Zuckerberg. De acordo com informações divulgadas pelo WABetaInfo, no domingo, 18, o WhatsApp também passará a ter seu funcionamento integrado ao Messenger.
O objetivo é o mesmo já visto antes: permitir que usuários do Facebook conversem por texto, vídeo ou áudio com usuários do WhatsApp, e vice-versa. Não se sabe ainda se a nova integração também acontecerá entre Instagram e WhatsApp, já que seria a conexão final de todas as pontas das marcas do Facebook, facilitando ainda mais o contato entre as redes. O WABetaInfo, especializado em novidades do WhatsApp, ressalta que ainda não há uma data de lançamento dessa função, mas que ela já está sendo preparada pela empresa.
Assim como acontece com a interoperabilidade entre Facebook Messenger e Instagram, o usuário poderá optar por não integrar aplicativos, mantendo-se apenas em suas redes sociais de origem. Até o momento, o Facebook não se pronunciou sobre as novidades do WhatsApp. Faz sentido, no entanto, dentro da estratégia de Mark Zuckerberg, em tornar mais fácil a “transição” entre as redes sociais que compõem o Facebook.
Outras novidades do WhatsApp
Além da integração, ao menos outras quatro novidades estão no horizonte do WhatsApp. Uma das mudanças mais pedidas e celebradas por usuários é a possibilidade de aumentar a velocidade de mensagens de áudio, assim como já é feito em vídeos no YouTube. Fotos que somem após o envio também estão sendo testadas.
E sabe aquele aviso de criptografia de ponta a ponta que o WhatsApp sempre coloca em conversas? Muito bem. Apesar da segurança que essa tecnologia oferece, ela não é totalmente eficaz. Afinal, por mais que alguém não consiga acessar suas conversas diretamente pelo app, todas suas mensagens são salvas em um backup sem senhas.
Ou seja: assim que o WhatsApp faz o salvamento automático de tudo que está salvo ali no app, seja no iCloud ou no Google Drive, não há proteção extra. Agora, porém, a equipe de desenvolvedores do WhatsApp está prestes a lançar um backup com uma senha de oito dígitos. Quer acessar o que o app salvou? Precisa desbloquear o conteúdo antes.
Por fim, espera-se que o WhatsApp coloque o Reels – aquele serviço de vídeos curtos e bem editados do Instagram – integrado ao app de mensagens. O usuário não precisará abrir o app de fotos para conferir um desses vídeos.