Versão do Clubhouse para Android chega ao Brasil nesta terça-feira
A rede social que ganhou popularidade funcionava, até então, apenas no iPhone, para sistemas iOS, limitando seu alcance.
A rede social Clubhouse anunciou para esta terça-feira, 18, o início do funcionamento do sistema Android. A novidade vale para o Brasil, Japão e a Rússia. Na Índia e na Nigéria a novidade chega na próxima sexta-feira, 21. Os demais mercados mundiais onde o sistema também estará disponível terão o Android na semana seguinte.
“Nosso plano, nas próximas semanas, é coletar feedback da comunidade, corrigir problemas que virmos e trabalhar para adicionar alguns recursos finais, como pagamentos e criação de clubes, antes de implementá-los de forma mais ampla”, disse o Clubhouse, em maio, quando anunciou a proposta de lançar a versão do app para Android nos EUA. A rede social até então só funcionava no iPhone, para sistemas iOS, limitando o seu alcance.
Competição do Clubhouse
O Clubhouse ganhou notoriedade no início de 2021, quando usuários descobriram que a rede social servia quase como um “podcast em tempo real”, onde as pessoas podiam conversar em salas de bate-papo. Mas o furor acabou logo, muito por conta da obrigação de convite e pela falta do app para Android.
Nesse meio tempo, algumas gigantes da tecnologia começaram a desenvolver produtos e serviços semelhantes ao que o Clubhouse oferece. O Spotify, por exemplo, comprou o Locker Room, aplicativo rival do Clubhouse e com um funcionamento similar. Ou seja: organizar salas de conversa por áudio seguindo temas.
A ideia central do Spotify é integrar esse app dentro do próprio streaming de música. Com isso, os podcasts se tornarão mais participativos, com salas de bate-papo ao vivo, totalmente conduzidas por áudio. Isso, de alguma maneira, pode fazer com que os podcasts deixem de ter uma função secundária dentro do streaming.
O Twitter lançou o Spaces, em testes desde o primeiro trimestre deste ano, para usuários com mais de 600 seguidores. Agora, a rede social de microblogs permite que usuários criem salas de conversa por áudio, à semelhança do Clubhouse. Em breve, usuários também poderão fazer transmissões de áudio ao vivo com legendas automáticas.
Já o Facebook estaria preparando o lançamento de um concorrente direto do Clubhouse, previsto para ser lançado ainda em 2021.