Setor de games já vale mais de US$ 300 bilhões

Estudo aponta que mercado ganhou 500 milhões de novos adeptos nos últimos três anos

O mercado de games é bilionário, indica estudo da Accenture, divulgado na segunda-feira, 3. De acordo com o relatório, a estimativa é de que o valor total do setor de games já ultrapasse os US$ 300 bilhões, superando a soma dos mercados de filmes e de música.

A consultoria enxerga o aumento significativo no jogo móvel e a busca por novos tipos de interação social durante a pandemia de Covid-19 como os principais fatores por trás do crescimento.

O novo estudo da Accenture, “Gaming: The New Superplatform”, analisou dados de quatro mil gamers espalhados por quatro dos principais mercados para jogos eletrônicos:  China, EUA, Japão e Reino Unido. O objetivo foi o de compreender as necessidades desse público e os principais motivadores do crescimento significativo do setor.

Perfil do setor de games

O mercado gamer ganhou meio bilhão de novos jogadores ao longo dos últimos três anos, chegando a 2,7 bilhões de pessoas no mundo. O estudo prevê a chegada de mais de 400 milhões de gamers até o final de 2023.

O perfil dos jogadores também vem mudando: 60% são mulheres, 30% têm menos de 25 anos e um terço se identifica como não-branco. Entre os entrevistados que se autodefinem como gamers antigos, 61% são do sexo masculino com idade acima de 25 anos e 76% se identificam como brancos.

“O surgimento de novas plataformas de games e as mudanças demográficas estão forçando as empresas do setor a se tornarem plataformas orientadas para a experiência e não mais centradas em produto”, explica Seth Schuler, diretor de Software & Platforms da Accenture, por meio de nota. “É importante que o setor encontre o equilíbrio entre as necessidades de seus novos adeptos, mais preocupados com suas interações online, e os fãs de longa data, que ainda são seus clientes mais lucrativos”.

À medida que essa comunidade cresce, o aspecto social é cada vez mais importante para a experiência geral dos jogadores. Entre os entrevistados, 84% afirmam que os videogames são importantes em suas relações com pessoas com interesses semelhantes. Já 75% dos participantes admitem que no momento grande parte de suas interações sociais acontecem em plataformas de jogos.

Interação gamer

De acordo com o levantamento, os jogadores passam em média 16 horas por semana jogando, oito horas por semana assistindo ou participando de transmissões de jogos e seis horas por semana interagindo em fóruns e comunidades de jogos.

Essas interações sociais são um dos principais impulsionadores do crescimento dos jogos online:  três em cada quatro jogadores esperam que os jogos online se tornem uma parte ainda maior de sua experiência de jogo no futuro.

“Além do seu tamanho expressivo, o setor de games teve um grande impacto na forma como enxergamos o entretenimento e a cultura, incluindo franquias de filmes de sucesso, competições em estádios, brinquedos e muito mais”, afirma Robin Murdoch, líder global para Software & Platform na Accenture. “Conforme observamos a expansão dessa influência vemos também o surgimento de jogos que funcionam como um ecossistema de superplataformas onde os jogadores podem se encontrar, comunicar, assistir shows ao vivo, fazer compras ou ouvir música”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes