Saiba como bloquear ligações e SMS indesejados

Mesmo que a insistente prática de telemarketing das operadoras cause estresse em grande parte dos usuários, poucos sabem que têm o direito de evitá-la.

A prática de telemarketing é muito comum entre as operadoras de telefonia do Brasil. No entanto, esse é um meio utilizado para promover novos serviços que recebe críticas de muitos consumidores. Isso porque o marketing é feito por meio de ligações e até SMS de forma insistente. No entanto, poucos sabem que essa prática pode ser evitada de forma simples e muito prática. Confira abaixo como bloquear ligações de operadoras e mensagens.

Como bloquear ligações de operadoras?

Como bloquear ligações telefônicas e sms de operadoras?
(foto: pexels/reprodução)

Em julho de 2019, entrou no ar a plataforma Não Me Pertube (nãomepertube.com.br) por determinação da Anatel. Nela, é possível cadastrar o seu número para impedir que as empresas te liguem oferecendo produtos e serviços. Vale destacar que a plataforma não abrange apenas operadoras, mas também serviços de TV por assinatura e Internet, assim como instituições financeiras. Confira abaixo o passo a passo para se inscrever na plataforma:

    Acesse o site indicado acima e, na página inicial, clique em “Quero me cadastrar”; Em seguida, informe seu nome completo, CPF, e-mail e senha de acesso. Caso não tenha endereço de e-mail, é possível utilizar seu número de celular; Após realizar a sua inscrição, você terá que fazer o login. Para tanto, preencha os campos de e-mail/telefone e senha; Na página seguinte, clique em “Novo Bloqueio”; Informe o seu nome completo e o número de celular que deseja cadastrar; Em seguida, selecione as prestadoras de serviço de telecomunicações e/ou instituições financeiras das quais não quer receber ligações. No final da página, selecione a opção “Validar bloqueio”. Com isso, o site enviará um SMS para o seu número com o código de validação; Por fim, será exibido um comprovante de solicitação de bloqueio; Para acompanhar o seu pedido, editar informações e empresas bloqueadas ou até mesmo cancelar a solicitação, basta realizar o login.

Segundo o próprio site, o prazo para efetivação do bloqueio é de até 30 dias. Vale destacar que é possível cadastrar mais de um número de celular, desde que você seja o titular da linha.  

Quais são as operadoras participantes?

Como bloquear ligações telefônicas e sms de operadoras?
(foto: pexels/reprodução)

As operadoras participantes, juntamente com outras prestadoras de serviços de telecomunicações são:

    Algar; Net l Claro; Nextel; Oi; Sercomtel; Sky; Tim; Telefônica l Vivo;

Vale lembrar que o serviço também abrange instituições financeiras, como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander, Sicredi, Agibank e Banco Inter.

O que acontece se a empresa descumprir o bloqueio?

Se houver qualquer falha no cumprimento da solicitação, o usuário pode usar o formulário de contato para notificar a empresa responsável. Forneça o máximo de informações possível, inclusive o número que ligou para você. No entanto, caso tenha recebido a ligação em um telefone fixo e não consiga saber o número, informe a data e horário da ligação.

Em até 5 dias úteis, a companhia deve fornecer uma resposta. É importante salientar que a plataforma Não Me Perturbe monitora cada empresa participante. Caso haja frequência no descumprimento do bloqueio, as companhias responsáveis podem sofrer sanções.

Como bloquear SMS de operadoras?

Como bloquear ligações telefônicas e sms de operadoras?
(foto: pexels/reprodução)

O processo para não receber mensagens de operadoras com promoções é ainda mais rápido. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), esse é um direito do consumidor — assim como ocorre no caso das ligações telefônicas. Confira abaixo como realizar o cancelamento em cada operadora:

    Claro: Para cancelar o recebimento de mensagens e serviços, envie a palavra “sair” para 888 ou solicite o bloqueio ligando para *1052#.
    TIM: Envie um SMS com a palavra “sair” para o número 4112 ou ligue para *144.
    Oi: Envie uma mensagem com a palavra “sair” para o número 55555 ou desative o serviço pelo portal de relacionamento Minha Oi.
    Vivo: O cancelamento de SMS pode ser feito mandando a palavra “sair” para o número 457. 
    Nextel: Para realizar o procedimento, é preciso entrar em contato com o atendimento da operadora.
Fonte Gizmodo Uol Não Me Perturbe Reclame Aqui
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes