O que é uma deepfake? Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia

Entenda o que é a tecnologia

Recentemente, a deepfake tem ganhado as manchetes. Criados a partir de inteligência artificial (IA), programada para substituir a imagem de uma pessoa por outra – e na maioria das vezes essas imagens são indistinguíveis da realidade. A tecnologia também virou pauta da novela Travessia.

Mas como isso funciona?

O que é deepfake e como funciona?

O termo “deepfake” vem da tecnologia subjacente “deep learning”, que é uma forma de Inteligência Artificial. Nela, algoritmos de aprendizado profundo, que ensinam sozinhos a resolver problemas quando recebem grandes conjuntos de dados, são usados ​​para trocar rostos em vídeo e conteúdo digital para criar mídia falsa com aparência realista.

Os vídeos podem ser completamente alheios; o alvo pode ser um clipe de um filme de Hollywood, por exemplo, e os vídeos da pessoa que você deseja inserir no filme podem ser clipes aleatórios baixados do YouTube.

Diversos aplicativos e softwares facilitam a geração de deepfakes, mesmo para iniciantes, como o aplicativo chinês Zao, DeepFace Lab, FaceApp (que é um aplicativo de edição de fotos com técnicas de IA incorporadas), Face Swap e o DeepNude, um software particularmente perigoso app que gerou imagens nuas falsas de mulheres.

Como os deepfakes são usados?

Embora a capacidade de trocar automaticamente rostos para criar vídeos sintéticos críveis e realistas tenha alguns aplicativos interessantes (como em cinema e jogos), essa é obviamente uma tecnologia perigosa com alguns aplicativos problemáticos. Uma das primeiras aplicações do mundo real para deepfakes foi, de fato, criar pornografia sintética.

O vídeo deepfake também tem sido usado na política. Em 2018, por exemplo, um partido político belga divulgou um vídeo de Donald Trump fazendo um discurso pedindo que a Bélgica se retirasse do acordo climático de Paris. Trump nunca fez esse discurso, no entanto – foi um deepfake. Esse não foi o primeiro uso de um deepfake para criar vídeos enganosos, e especialistas políticos experientes em tecnologia estão se preparando para uma futura onda de notícias falsas que apresentam deepfakes convincentemente realistas.

É claro que nem todos os vídeos deepfake representam uma ameaça existencial à democracia. Não há escassez de deepfakes sendo usados ​​para humor e sátira, como chips que respondem a perguntas como como seria Nicolas Cage se ele aparecesse em “Os Caçadores da Arca Perdida” ?

Como detectar um deepfake

À medida que os deepfakes se tornam mais comuns, a sociedade coletivamente provavelmente precisará se adaptar para detectar vídeos deepfake da mesma forma que os usuários on-line agora estão sintonizados para detectar outros tipos de notícias falsas.

Há um punhado de indicadores que revelam deepfakes:

Os deepfakes atuais têm problemas para animar rostos de forma realista, e o resultado é um vídeo em que o assunto nunca pisca, ou pisca com muita frequência ou de maneira não natural.

Procure problemas com a pele ou cabelo, ou rostos que pareçam mais desfocados do que o ambiente em que estão posicionados. O foco pode parecer anormalmente suave.

O áudio pode não parecer corresponder à pessoa, especialmente se o vídeo for falsificado, mas o áudio original não foi manipulado com tanto cuidado.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes