Instagram volta atrás e passa a exibir curtidas em publicações
Retorno vem dois anos após Instagram ter desativado curtidas em busca de uma rede mais saúdável
Após sumir com as curtidas para preservar a ‘saúde’ das pessoas, o Instagram voltou a apresentar o contador em publicações nesta quarta-feira, 26. A decisão é um revés para um movimento da rede social em 2019, quando ‘escondeu’ as curtas alegando que a prática não era saudável e queria evitar competição por atenção na plataforma.
No entanto, as curtidas não são simplesmente exibidas para todos como antes, contando agora com três opções. O usuário pode optar por continuar a não visualizar o número de curtidas em publicações de outras pessoas. Ou, então, desativar a contagem para suas próprias publicações. E, enfim, manter a experiência original com curtidas totais.
A empresa, na época que começou a testar o retorno das curtidas, disse que o feedback de usuários nos últimos dois anos com a ausência das curtidas foi misto. O Instagram ainda disse que algumas pessoas querem se sentir menos pressionadas com a falta de curtidas, enquanto outras querem identificar as tendências e conteúdos mais populares.
Além disso, a empresa confirmou que essa escolha de ver ou não as curtidas será aplicada no Facebook, empresa que faz parte do mesmo grupo do Instagram e WhatsApp. No entanto, não detalhou quando será lançada na rede vizinha.
Novidades no Instagram
Esse não é a única novidade da plataforma. No último mês, o Instagram anunciou o lançamento de sua versão Lite, para Android. Ocupando apenas 2 MB no celular, o aplicativo foi criado visando usuários com limitações de espaço de armazenamento, conexão de Internet ou pacotes de dados. Similar ao Facebook Lite.
A versão Lite do Instagram oferece ao usuário a mesma rede social. No entanto, há menos consumo de armazenamento e de dados devido a compactações que a versão faz de algumas postagens, além de simplificar o visual no geral. No entanto, alguns recursos não estão disponíveis no Instagram Lite, como criação de Reels e lives.
Também não está disponível o Instagram Shopping e o suporte ao IGTV é bastante limitado, apenas com pré-visualização de vídeos. Não há exibição de publicidade no aplicativo. Agora, a ideia da rede social é expandir esses recursos ao longo dos próximos meses, ainda que não haja previsão de que anúncios sejam inseridos no app.