Instagram volta atrás e passa a exibir curtidas em publicações

Retorno vem dois anos após Instagram ter desativado curtidas em busca de uma rede mais saúdável

Após sumir com as curtidas para preservar a ‘saúde’ das pessoas, o Instagram voltou a apresentar o contador em publicações nesta quarta-feira, 26. A decisão é um revés para um movimento da rede social em 2019, quando  ‘escondeu’ as curtas alegando que a prática não era saudável e queria evitar competição por atenção na plataforma.

No entanto, as curtidas não são simplesmente exibidas para todos como antes, contando agora com três opções. O usuário pode optar por continuar a não visualizar o número de curtidas em publicações de outras pessoas. Ou, então, desativar a contagem para suas próprias publicações. E, enfim, manter a experiência original com curtidas totais.

A empresa, na época que começou a testar o retorno das curtidas, disse que o feedback de usuários nos últimos dois anos com a ausência das curtidas foi misto. O Instagram ainda disse que algumas pessoas querem se sentir menos pressionadas com a falta de curtidas, enquanto outras querem identificar as tendências e conteúdos mais populares.

Além disso, a empresa confirmou que essa escolha de ver ou não as curtidas será aplicada no Facebook, empresa que faz parte do mesmo grupo do Instagram e WhatsApp. No entanto, não detalhou quando será lançada na rede vizinha.

Novidades no Instagram

Esse não é a única novidade da plataforma. No último mês, o Instagram anunciou o lançamento de sua versão Lite, para Android. Ocupando apenas 2 MB no celular, o aplicativo foi criado visando usuários com limitações de espaço de armazenamento, conexão de Internet ou pacotes de dados. Similar ao Facebook Lite.

A versão Lite do Instagram oferece ao usuário a mesma rede social. No entanto, há menos consumo de armazenamento e de dados devido a compactações que a versão faz de algumas postagens, além de simplificar o visual no geral. No entanto, alguns recursos não estão disponíveis no Instagram Lite, como criação de Reels e lives.

Também não está disponível o Instagram Shopping e o suporte ao IGTV é bastante limitado, apenas com pré-visualização de vídeos. Não há exibição de publicidade no aplicativo. Agora, a ideia da rede social é expandir esses recursos ao longo dos próximos meses, ainda que não haja previsão de que anúncios sejam inseridos no app.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes