Filtro do Instagram vai acabar, e agora? Entenda mudança
A Meta anunciou que filtros de realidade aumentada de terceiros não estarão mais disponíveis em seus aplicativos a partir de janeiro de 2025. Isso significa que mais de dois milhões de filtros criados por usuários, oferecidos no WhatsApp, Facebook e, principalmente, Instagram, desaparecerão. Mas o que vem por aí?
Quando vai ser o fim dos filtros do Instagram?
Após anunciar o fim do suporte para filtros do Instagram em 2025 para 14 de janeiro, a plataforma de mídia social finalmente revelou o que vem por aí. O chefe da empresa, Adam Mosseri, anunciou que o Instagram está trabalhando em ferramentas de vídeo de IA que permitirão que os usuários mudem completamente a forma como criam conteúdo na plataforma.
Além disso, os filtros que conhecemos não vão desaparecer completamente no Instagram. Aqueles originais criados pelo Meta continuarão disponíveis. A oferta de filtros disponíveis na conta oficial do Instagram (140 no momento) é insignificante em comparação com a biblioteca de milhões de filtros criados por terceiros.
Os filtros se tornaram um recurso essencial no Instagram. Os mais virais deles – que geralmente envolvem embelezar a aparência do usuário – são criados pelos próprios usuários por meio do Meta Spark Studio .
Mas o uso de filtros de RA embelezadores tem sido associado há muito tempo a problemas de saúde mental e imagem corporal agravados em mulheres jovens.
Em teoria, a remoção da grande maioria dos filtros do Instagram deve sinalizar um ponto de virada para padrões de beleza irrealistas. No entanto, a remoção chega tarde demais, e é mais provável que a mudança empurre o uso de filtros para o subsolo.