Facebook deve lançar relógio inteligente, com duas câmeras
Produto estaria em fase de desenvolvimento e chegaria ao mercado para competir com Apple e Samsung
Apesar de ser dona das maiores redes sociais do mundo, o Facebook ainda pensa duas vezes antes de entrar no mundo do hardware, dos dispositivos físicos. Embora tenha em seu portfólio a Oculus, marca de óculos de realidade aumentada e virtual, não há outras tentativas recentes no setor. Pelo menos até então. Agora, o Facebook planeja lançar um relógio inteligente, competindo com Samsung e Apple, segundo informação do site The Verge. A novidade estaria prevista para meados de 2022. ,
O objetivo é competir com inovações. O relógio inteligente do Facebook terá duas câmeras para capturar vídeos sem o celular por perto, além de monitor de frequência cardíaca. A tela do aparelho poderá ser removida do pulso para uso das câmeras e as imagens capturadas permitem ser compartilhadas em apps diretamente pelo dispositivo. Ou seja: dá para postar um Stories no Instagram sem precisar tirar o celular do bolso.
Sobre cada uma das câmeras, a frontal será focada para vídeochamadas, enquanto a traseira terá foco automático e gravação em 1080p. A novidade, ainda não foi confirmada pelo Facebook, já teria a participação de parceiros externos para seu desenvolvimento. A proposta da empresa de Mark Zuckerberg é ter produtos que ajudem a diversificar o uso e a aplicação do relógio digital.
Para enfrentar a concorrência da Apple e Samsung no quesito usabilidade, o Facebook estaria trabalhando bem próximo das operadoras norte-americanas. O objetivo é o de que o relógio inteligente de Zuckerberg suporte a conectividade LTE. Isso faz com que o smartwatch não exija emparelhamento com o celular. Se o usuário quiser sair de casa sem o celular e apenas com o relógio do Facebook, sem problemas. O aparelho continua funcionando.
Facebook no mercado de relógios inteligentes
Primeiramente, o Facebook quer entrar no mercado de dispositivos inteligentes de maneira modesta. O plano de Zuckerberg, segundo o The Verge, seria vender o aparelho nas cores branca, preta e dourada na casa das centenas de milhares de peças. É um número pequeno já que a Apple vendeu quase 35 milhões de unidades do Apple Watch apenas em 2020. Assim, provavelmente, o vestível do Facebook deve ter alcance restrito.
Depois, a ideia é que o novo aparelho do Facebook faça parte de um ecossistema completo com o óculos de realidade aumentada desenvolvido pela Oculus. No entanto, vale dizer que o relógio ainda não é certeza. Zuckerberg tem trauma com aparelhos. Em 2013, lançou um celular em parceria com a HTC que foi um fracasso. Mais tarde, além da compra da Oculus, não houve outras tentativas no setor. Zuckerberg deve pensar duas vezes antes da decisão final.