Carros autônomos da Tesla devem chegar ao mercado em breve, com venda limitada
Melhorias no software de Inteligência Artificial permitiram grandes avanços no lançamento, que segundo Elon Musk deverá ser feito nas próximas 6 a 10 semanas.
Depois da disparada as ações da marca, outra boa notícia para os fãs: os carros autônomos da Tesla estão cada vez mais próximos.
Recentemente, o CEO Elon Musk divulgou que a empresa está desenvolvendo um computador de treinamento de rede neural para condução 100% autônoma. Com isso, os modelos devem ter pré-lançamento limitado nas próximas 6 a 10 semanas.
Durante o Q2 2020 Earnings, Musk já havia revelado que a empresa estava trabalhando no avanço da configuração de inteligência artificial (IA) já estabelecida que iria melhorar o piloto automático ou as capacidades de direção autônoma do carro elétrico.
Em tweet, ele afirmou que o upgrade seria necessário para “processar grandes quantidades de dados de vídeo”. Atualmente, alguns modelos Tesla possuem semiautomatização, que ainda requer a intervenção do motorista.
Elon Musk anuncia que carros autônomos da Tesla devem chegar ao mercado nos próximos 4 meses
Primeiramente, o bilionário explicou que, com uma revisão completa do software do piloto automático da Tesla, recursos completos de direção autônoma serão possíveis.
Agora a Inteligência Artificial será capaz de interpretar sinais de trânsito, curvas e paradas. Animado com a novidade, Elon Musk usou o Twitter para comentar a importância do projeto:
“A melhoria virá como um salto quântico porque é uma reescrita arquitetônica fundamental, não um ajuste incremental. Eu conduzo a versão alfa de última geração no meu carro pessoalmente. Quase sem nenhuma intervenção entre casa e trabalho“, Musk tuitou na sexta-feira (14) acrescentando que o lançamento inicial terá público limitado.
Isso geralmente significa que a Tesla vai apresentar a atualização para os proprietários de “acesso VIP” primeiro. Esses, por sua vez, deverão testar a versão beta avançada de alguns novos recursos e dar o seu feedback. Só então os carros autônomos da Tesla começarão a ser comercializados para o grande público.
Tesla quer lançar frota de taxis automáticos em 2020
No ano anterior, Elon Musk já havia anunciado que a empresa tinha planos de implantar 1 milhão de robôs-eixos ou veículos autônomos até o final de 2020. Com o desenvolvimento da IA, isso pode ser possível ainda em 2020 ou ,no mais tardar, 2021.
Esse avanço na tecnologia de ponta também inclui uma reescrita completa do software do piloto automático da Tesla. Com isso, a Inteligência Artificial que pilota o carro conseguirá compreender e processar melhor uma grande quantidade de imagens.
Além disso, a IA também fará uma transição de 2D para 4D para interpretar bem os objetos que incluem semáforos, curvas, paradas e mudanças repentinas na aceleração.
“O verdadeiro grande marco que está acontecendo agora é realmente uma transição do sistema de autonomia dos carros“, disse Musk, que está confiante no lançamento dos primeiros carros autônomos da Tesla.
Carros elétricos mais acessíveis podem estar a caminho
Por fim, além das novidades no campo da inteligência artificial, outro projeto igualmente significante pode estar no caminho da marca. Isso porque – há algumas semanas – Elon Musk anunciou que pretende popularizar a Tesla, criando uma linha básica mais acessível.
Embora não tenha dado grandes detalhes sobre a novidade, o bilionário afirmou que isso é certamente o próximo passo para expandir ainda mais a empresa. Hoje em dia, o carro elétrico mais barato da Tesla é o Model 3, que custa a partir de US$ 37,9 mil nos EUA.