Inseticida caseiro: aprenda 6 receitas naturais e eficazes

Está sofrendo com as pragas no jardim? Um inseticida caseiro pode te ajudar a acabar com elas e deixar suas plantas muito mais saudáveis.

Se as suas plantas estão sofrendo com pragas, o inseticida caseiro pode se tornar uma excelente solução. Ainda mais quando alguns pequenos animais como pulgões, lesmas, lagartas, caracois ou formigas resolvem visitar o jardim.

Contudo, se você deseja um jardim bonito e longe desses problemas, vale a pena apostar nas receitas naturais. Afinal, ao contrário dos inseticidas industrializados, eles não trazem riscos às plantas e são uma opção econômica e natural. 

Com ingredientes que muitas vezes você tem em casa, é possível produzir inseticidas eficientes que te ajudarão a ficar com um jardim mais florido e saudável.

6 receitas de como fazer inseticida caseiro

Diversos problemas como pulgões e cochonilhas podem ser evitados com inseticidas caseiros. A grande vantagem é que estes produtos são naturais. Ou seja, não trazem nenhum risco para sua planta e nem para a sua casa.

Logo abaixo separamos alguns exemplos de inseticidas que você pode fazer com ingredientes muito fáceis de encontrar:

1) Coentro

O coentro é ótimo para combater as pragas e os pulgões. Assim, para fazer um inseticida caseiro de coentro você vai precisar de 10 folhas da planta e 1 litro de água.

Como preparar: cozinhe as folhas na água por 10 minutos. Após esfriar, coe e pulverize o líquido sobre as plantas.

2) Inseticida caseiro de pimenta e alho

Esses dois ingredientes que quase sempre temos em casa são ótimos para repelir os insetos que insistem em atacar o jardim. Logo com 100g de alho, 100g de pimenta e 2 litros de álcool você pode criar um ótimo inseticida para ajudar na jardinagem.

Como preparar: antes de mais nada, bata o alho e a pimenta no liquidificador ou use um mixer. Depois, coloque essa mistura em uma garrafa de cor escura junto com o álcool. Por fim, aguarde 7 dias e estará quase pronto.

Após o período de espera, dilua 100 ml dessa mistura a cada 10 litros de água e pulverize nas plantas para protegê-las.

3) Sabão em barra

O inseticida de sabão em barra é recomendado para combater cochonilhas, percevejos e ácaros. Para fazê-lo você vai precisar de 5 litros de água, 3 kg de sabão de coco picado e 2 litros de óleo mineral.

Como preparar: primeiramente, coloque todos os ingredientes em uma panela e dissolva no fogo. Logo depois, misture esse líquido com o óleo mineral na proporção de 1,5 litro de calda de sabão para cada 2 litros de óleo. Por fim, pulverize sobre as plantas até a infestação parar.

4) Inseticida caseiro de camomila

A camomila é ótima para combater os fungos das plantas. Para preparar um inseticida caseiro você precisa de 50g de flores  de camomila e 1 litro de água.

Como preparar: misture tudo e deixe a solução em repouso durante 3 dias em uma garrafa. Porém, 4 vezes ao dia você deve agitá-la. Depois coe a mistura e pulverize sobre a planta doente.

 

5) Cebola

Esse simples alimento que temos sempre em casa ajuda a combater os pulgões, cochonilhas e até mesmo as lagartas. Para fazer um inseticida de cebola você precisa somente de 200g de cebola e 2 litros de água.

Como preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe a solução em uma garrafa por 10 dias. Após esse período, dilua 330 ml da mistura em 1 litro de água e aplique nas plantas.

6) Combinação para acabar com pulgões

Por fim, existe uma combinação poderosa para acabar com os pulgões e cochonilhas. Para fazer esse inseticida caseiro você precisa de 1 pedaço de sabão de coco, 500 ml de água, 1 cebola grande, muitas pimentas e 1 cabeça inteira de alho.

Como preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador. Logo depois, coe e guarde a calda em uma garrafa. Quando precisar, dilua uma parte da calda para dez partes de água e borrife na planta inteira.

Fonte Casa e Jardim
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes