Calcinha absorvente: descubra as vantagens e desvantagens da peça
A tecnologia surgiu para reduzir o impacto ambiental causado pelos absorventes descartáveis. A cada ano, uma mulher usa cerca de 400 absorventes descartáveis. Mas quais as vantagens e desvantagens de investir na peça?
Ano após ano, tecnologias que substituem produtos descartáveis sem complicar a vida dos consumidores vêm ganhando força no mercado. A calcinha absorvente é uma dessas. Ela garante conforto e segurança para as mulheres, sem agredir o meio ambiente.
Impacto ambiental dos absorventes descartáveis
Em 1930 os primeiros absorventes descartáveis chegaram ao Brasil. Mas eles só começaram a se popularizar alguns anos depois, quando o mercado investiu no marketing apoiando o produto na sua praticidade e também ao associá-lo às mulheres “modernas”.
A partir daí, surgiram uma variedade de absorventes: para diferentes intensidades de fluxo, para o dia ou noite, com coberturas diferentes e uso interno ou externo.
No entanto, a praticidade e a “modernidade” do absorvente descartável causam um impacto gigantesco ao meio ambiente. Pesquisas recentes mostram que uma única mulher gasta cerca de dez mil a 15 mil absorventes são usados por uma única mulher da puberdade até a menopausa. Assim, em um ano, são cerca de 400 absorventes descartáveis, que equivalem a R$ 300 e 4kg de lixo.
Além de gerar tanto lixo, o custo total que item gera é imenso. E ainda há mulheres que apresentam alergia na pele por conta dos componentes absorventes.
Nesse sentido, a calcinha absorvente é uma solução com múltiplos benefícios. Mas mesmo que pareça uma solução inovadora, na verdade ela se baseia nos hábitos que as mulheres tinham antigamente para conter o fluxo da menstruação.
Afinal, antes dos absorventes descartáveis, utilizava-se panos de algodão. Assim, era só lavar e eles estavam prontos para o uso novamente.
O que é a calcinha absorvente?
A calcinha absorvente é uma peça que possui muitas camadas de tecido de composições diferentes. Logo, juntos, eles são capazes de absorver todo o fluxo menstrual sem deixar vazar.
Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é que é possível lavar como qualquer outra calcinha, para depois reutilizá-la.
Como usar
Assim como outros tipos de absorvente, a calcinha absorvente deve ser trocada a cada 4 ou 5 horas. Mas o tempo de troca vai variar muito de mulher para mulher. Geralmente, em fluxos moderados ela não deixa nada escapar.
No entanto, em casos de fluxo muito intenso, é bom fazer um teste para avaliar o tempo ideal de troca da calcinha. Ou seja, ela só vai vazar se o uso foi muito prolongado.
Inclusive, para qualquer tipo de absorvente não é recomendado passar muitas horas sem troca. Afinal, deixar a região exposta ao sangue e ao pano úmido pode causar infecções e irritações.
Qual a quantidade ideal de peças?
A quantidade ideal de calcinhas absorventes para cada mulher depende da intensidade do fluxo menstrual. Também de outros fatores como o clima para a secagem das peças. Portanto, dependendo das condições pode ser que duas sejam o suficiente.
Assim, enquanto uma está em uso, a outra seca. Ou pode ser que pelo fluxo e a disponibilidade de tempo para as lavagens, sejam necessárias três ou quatro.
Portanto, uma boa dica é testar! Compre duas calcinhas e passe o seu ciclo com elas. Ao final do ciclo ficará bem mais claro qual a sua real necessidade.
Como lavar?
O modo de lavagem da calcinha absorvente é praticamente igual a qualquer outra peça íntima. Basta lavar à mão com sabão neutro ou tirar o excesso e lavar na máquina junto com as suas outras calcinhas. Depois é só estender e deixar secar ao sol.
Vantagens da calcinha absorvente
A calcinha absorvente tem vantagens que outros produtos com a mesma finalidade não oferecem. Algumas delas são:
- Conforto;
- Alta durabilidade (até tres anos);
- Praticidade no uso e na lavagem;
- É sustentável;
- Oferece poucos riscos de alergia;
- Existem diversos modelos e formatos.
Desvantagens da calcinha absorvente
Entretanto, a calcinha absorvente envolve fatores podem afastar algumas consumidoras:
- Alto custo inicial (o que pode ser considerado um investimento, se for comparado ao gasto total que os absorventes descartáveis geram ao longo da vida);
- Dificuldade em encontrá-la em lojas físicas (já que a maioria é vendida somente pela internet);
Dica de marcas brasileiras
Se você ainda não usou calcinha absorvente e ficou interessada nesse produto, a lista abaixo vai te ajudar. Contudo, essas são apenas algumas das marcas disponíveis no Brasil que resolveram abraçar a confecção desse produto social e ecologicamente responsável.
Calcinha absorvente Pantys
A marca é uma das pioneiras no país e tem uma boa variedade de modelos e tamanhos. Recentemente, aliás, lançaram também o sutiã absorvente. Segundo a Pantys, as calcinhas se biodegradam em apenas 3 anos, enquanto os absorventes descartáveis demoram cerca de 500 anos! É possível comprar a calcinha absorvente da marca pelo site oficial.
Calcinha absorvente Korui
Bela Gil é a garota propaganda da marca de calcinha absorvente. Aprovada pelo ícone, a marca ainda tem pegada ecológica até nas embalagens, que são feitas com tinta vegetal e em papel 100% reciclável. Também podem ser compradas pela internet.
Calcinha absorvente Hope
A já consagrada marca de lingeries também se lançou nessa tendência mercado. Portanto, investiu em diversos modelos com tecidos confortáveis e que garantem a contenção do fluxo. A calcinha descartável da Hope está disponível no site oficial.