Primeiro selo livre de plástico vai ajudar a conter a poluição
Um novo selo “livre de plástico” lançado na Grã-Bretanha permitirá que consumidores identifiquem produtos com embalagens plásticas.
LONDRES (Thomson Reuters Foundation) – Um novo selo “livre de plástico” lançado na Grã-Bretanha na quarta-feira permitirá que consumidores identifiquem produtos com embalagens feitas com esse produto, com as empresas sob crescente pressão para usar alternativas verdes. Oito milhões de toneladas de plástico – garrafas, embalagens e outros resíduos – são despejadas nos oceanos todos os anos, matando a vida marinha e entrando na cadeia alimentar humana, segundo as Nações Unidas.
A preocupação crescente do público e de parlamentares sobre os danos ao meio ambiente significa que os fabricantes de alimentos e bebidas e os varejistas estão sob pressão para adotar políticas sobre resíduos plásticos. “Todos sabemos o estrago que nosso vício por plástico causou, queremos fazer a coisa certa e comprar sem plástico”, disse Sian Sutherland, cofundadora do A Plastic Planet, o grupo de campanha com sede na Inglaterra por trás do novo selo. “Mas é mais difícil do que você pensa, e um selo claro e direto é muito necessário. Finalmente, os compradores podem ser parte da solução e não o problema.”
Sem plástico
O gigante supermercado britânico Iceland, o supermercado holandês Ekoplaza, que lançou um corredor sem plásticos no início deste ano, e as empresas britânicas de chá estão entre as primeiras empresas a adotar o rótulo. No mês passado, mais de 40 empresas, incluindo grandes supermercados da Grã-Bretanha, a Coca-Cola, Nestlé e Procter & Gamble, assinaram o Pacto Plásticos do Reino Unido, prometendo eliminar embalagens descartáveis de plástico até 2025. Em janeiro, o Iceland, de capital fechado, tornou-se o primeiro supermercado britânico a prometer eliminar as embalagens plásticas de todos os seus produtos de marca própria. “Com o setor de varejo de alimentos respondendo por mais de 40 por cento das embalagens plásticas no Reino Unido, já é hora de os supermercados da Grã-Bretanha se unirem para assumir uma liderança”, disse Richard Walker, diretor administrativo da Iceland.
Em 2015, a Grã-Bretanha introduziu uma taxa sobre sacolas, o que levou a uma redução de 80 por cento no uso de desde então. Quase 200 países assinaram no fim do ano passado uma resolução da ONU para eliminar a poluição por plástico do mar, medida que alguns esperam abrir caminho para um tratado juridicamente vinculativo.
Por Lin Taylor