Inteligência artificial no mercado financeiro
A inteligência artificial está revolucionando as indústrias; no mercado financeiro, ela cria um canal de comunicação maior e personalizado.
A Inteligência Artificial vem se tornando a base para todos os serviços e revolucionando as indústrias. Um estudo da Gartner diz que, entre 2017 e 2021, o volume de interações no mundo geridas inteiramente por IA subirá cinco vezes, e, em 2019, ao menos 40% destas envolverão a tecnologia. O que isso representa para o mercado financeiro? A vivência trazida pela Inteligência Artificial é resultado da fusão entre as experiências digital e tradicional, criando um canal de comunicação muito maior e mais personalizado. A atuação de Bots nos bastidores de SACs ajuda os funcionários a gerenciar a base de conhecimento interna, como a localização de informações e documentos.
Eles também economizam tempo com FAQs, direcionamento para canais de assistência adequados, envio de alertas e perguntas como ‘quanto você gostaria de economizar?’, o que os coloca em uma posição de assistentes financeiros, além de gerenciar cartões fidelidade, status e pontos acumulados. Também é possível, para as instituições financeiras, processar informações extraídas dos sistemas de CRM com aplicações de algoritmos avançados de machine learning, gerando conhecimento mais relevante. A base de informação fornecida, agora que humanos trabalham em conjunto com robôs, aumentou absurdamente. E isso resulta em mais dados para fazer análises mais densas, concretas e assertivas para que as empresas se diferenciem competitivamente.
Investimento em Inteligência Artificial
Natural Language Processing (NPL), recurso de IA, trará um aprimoramento do processo de extração de informações coletadas em documentos legais, contratos e formulários utilizados para análises futuras, enquanto novas metodologias para análise de crédito oferecerão serviços de credit-scoring baseados em análises preditiva e comportamental. Entre as áreas dos bancos de varejo e investimento mais impactadas, segundo pesquisa de 2017 da European Financial Management Association, estão 65% no SAC; 52% em BackOffice e Operações; 42% em Consultoria Financeira; 31% em Soluções Antifraude; e 29% em Gerenciamento de Risco.
O investimento em Inteligência Artificial trará aplicação em dois grandes blocos: otimização de processos, tornando-os mais inteligentes e ágeis; e análise de volume e insights a partir dos dados, encontrando soluções que tornem as experiências dos consumidores mais proveitosas. O que estamos presenciando é uma inteligência colaborativa e aumentada dando assistência às pessoas, trabalhando com interface de usuário, executando ações com processos autônomos e sistemas de análises inteligentes. Ou seja, aumentando o potencial de especialistas humanos, dando-lhes um acesso simplificado a informações relevantes. O momento é completamente client-centric e focado na experiência do usuário, que deve ser veloz e personalizada. Usar o lado tecnológico de cada empresa é a mais atual alternativa para melhor atender o lado humano.
Palavra de Especialista