Recuperação do consumo de energia elétrica pode indicar que a crise ficou para trás
O consumo de energia elétrica é um importante termômetro da economia. Depois de uma grave febre durante os meses de abril e maio, vemos uma positiva recuperação em junho e julho e uma expectativa de normalização nos meses a seguir.
O consumo de energia elétrica é considerado um importante termômetro da situação econômica do país. As quedas de dois dígitos no consumo de energia elétrica durante os meses de abril e maio de 2020 apontaram o estágio febril mais grave da crise econômica causada pela pandemia, conforme levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Em julho, o consumo de energia elétrica ficou apenas 0,7% inferior ao mesmo período do ano anterior. O que nos indica uma recuperação da economia e que provavelmente o pior da crise ficou para trás.
Recuperação do consumo de energia elétrica com velocidades diferentes
No entanto, notamos que a velocidade de recuperação varia entre os diversos setores produtivos e as diferentes regiões geográficas. Dentre os setores que ainda estão distante de uma plena recuperação, destacam-se a indústria automobilísticas na Bahia que ainda apresenta um consumo 22% inferior. A indústria têxtil também acusa o baque da crise com queda de 26% e 27% no Ceará e Rio Grande do Norte, respectivamente. Por outro lado, o setor de saneamento parece passar incólume pela pandemia, com crescimento de dois dígitos de consumo de energia elétrica ao longo dos últimos 12 meses. Em julho, o setor de saneamento consumiu 35,1% mais energia que no mesmo mês de 2019.
No entanto, a percepção na fila do pão é que a recuperação ainda é distante
No ambiente de contratação regulada, que concentra a grande maioria dos consumidores residenciais e comerciais de menor porte, a recuperação está levemente pior. O consumo de julho ainda está 1,9% inferior, refletindo o isolamento social e queda de renda de grande parte da população brasileira. Além disso, a recuperação mostra-se bastante diferente entre as regiões geográficas, onde tem-se a região norte com aumento de 5% do consumo e ao mesmo tempo, a região sul com queda de 7,3% do consumo.
Oportunidade para novos modelos e novas startups
Apesar da crise e da forte redução de consumo de energia elétrica, empresas inovadoras continuam confiando na recuperação da economia e investindo no país. A SUNWISE, empresa especializada em energia solar, oferece uma solução inovadora de energia solar compartilhada. Todos as residenciais, as pequenas e médias empresas do comércio, e até mesmo, pequenas indústrias, poderão se usufruir das fazendas solares da SUNWISE para economizar na sua conta de luz, sem a necessidade de fazer nenhum investimento. Essa solução já está disponível no estado de Minas Gerais e deve ser apresentada em outros estados do sudeste até o final de 2020.