Não faltam recursos financeiros para negócios verdes
Projetos de energia renováveis e empresas verdes são alvo de investidores, que avaliam a mudança climática como uma oportunidade histórica
Negócios envolvendo energia renovável, equipamentos eficientes e meios de transportes limpos atraem as mentes e os bolsos dos investidores globais. Os chamados negócios verdes atraem investidores, que percebem a transição climática como uma oportunidade histórica de investimentos.
Novos negócios verdes podem surgir de qualquer lugar
De um quarto na Universidade de Stanford, 2 estudantes projetam um sistema de energia solar para o telhado de uma escola em Nairobi. O projeto funciona, a escola substitui o gerador a diesel e economiza dinheiro. No entanto, a experiência motiva os estudantes a melhor todo o processo de projeto, licenciamento e instalação fotovoltaica. Surge a empresa Aurora Solar em 2013, que já faturou $ 50 milhões com mais de 4 milhões de projetos solares.
Qual o segredo do sucesso?
A resposta passa pelo financiamento verde. Nesse sentido, a queda dos preços dos equipamentos de geração de energia limpa e o aumento da conscientização com a mudança climática impulsionaram os investimentos verdes.
Os investidores verdes estão buscando não apenas empresas verdes estabelecidas, como também, startups. A Agência Internacional de Energia estima que os investimentos globais em energia de baixo-carbono deverão crescer 2,5x até 2030. Atualmente, esses investimentos já são da ordem de $ 620 bilhões por ano.
Além disso, o novo presidente dos EUA, Joe Biden promete $ 2 trilhões de investimentos verdes nos próximos 4 anos de mandato. O plano de investimentos de Joe Biden deve seguir para aprovação legislativa e poderá sofrer ajustes e cortes. No entanto, a iniciativa reforça uma mudança profunda de atitude na maior economia do mundo.
Provavelmente, o cenário nunca foi mais positivo para os negócios verdes ao redor do mundo.
A oportunidade vista pelos investidores verdes
Os investidores acreditam que a transição climática representa uma oportunidade de investimento histórica. De fato, os fundos de investimentos não param de crescer. Somente em 2020, observaram um crescimento de 96%.
Nesse sentido, há um fluxo potencial de migração de investimentos “sujos” para “limpos”. Somente nessa semana, 2 fundos de pensão norte-americanos anunciaram o desinvestimento de $ 4 bilhões em ações de empresas de combustíveis fósseis.
Além disso, a criação de índices de investimentos sustentáveis aceleraram a adoção dos investimentos verdes pelas massas. Por trás dessa decisão de investimento, está também uma percepção que as empresas verdes estão melhores preparadas para os riscos climáticos.