Aposta em energia solar contribui para economia de Minas Gerais

Energia solar é uma aposta certa para contribuir com a recuperação econômica global. Minas Gerais comprova a tese de investimento.

Os investimentos em energia limpa continuam sua rota de crescimento, mesmo com a recessão provocada pela covid-19. Afinal, os investimentos globais em energias renováveis mostraram sua resiliência e somaram U$132,4 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2020. Com isso, tem-se mais 5% de capacidade instalada global, conforme levantamento da BloombergNEF. Minas Gerais, contudo, coloca-se como exemplo a ser seguido no Brasil com sua liderança em investimentos em energia solar no país.

Investimentos em energia renovável ao redor do mundo

O Brasil contribuiu com U$2,5 bilhões de dólares, figurando no ranking dos países que mais investem em energias renováveis. China permanece como o maior mercado, investindo U$41,6 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2020. Além disso, a China destacou-se com os maiores IPOs do setor:  Jinko Power Technology e Trina Solar, que arrecadaram U$366 milhões and U$359 milhões respectivamente. Dos EUA, tivemos investimentos de rodada de expansão de private equity de U$850 milhões para o desenvolvedor de projetos solares, Altus Power America, e de U$300 milhões para Scale Microgrid Solutions, integradora de soluções envolvendo energia solar e baterias.

No ano passado, os investimentos em energia limpa totalizaram U$282 bilhões de dólares. Como consequência, a capacidade instalada adicional de 184GW de energia limpa cresceu 12% em relação ao ano anterior. Inegavelmente, a competitividade da fonte solar, especialmente, mostra-se a razão econômica para os investimentos. Os custos caíram 83% na última década, graças a avanços tecnológicos, economia de escala e mercados competitivos.

Em suma, as energias renováveis terão um papel importante na recuperação econômica global. Governos e empresas ao redor do globo apresentaram compromissos de adicionar 826GW em nova capacidade de energia com investimentos que totalizam US$ 1 trilhão de dólares.

 

Energia solar em Minas Gerais

O estudo da Fundação João Pinheiro, FJP, apontou que o segmento de geração de energia solar foi o que mais atraiu investimento estrangeiro para Minas Gerais no primeiro trimestre deste ano. Dos US$ 900 milhões em investimentos anunciados no estado de Minas Gerais, 91,4% serão destinados ao setor de energia.

Destaque para o município de Pirapora, na região de Montes Claros, que liderou a atração de investimentos pela primeira vez. Sobretudo, a construção de uma nova planta de energia solar no município de Pirapora foi fundamental. Porque responde sozinha por 22,4% dos investimentos anunciados no estado de Minas Gerais.

A SUNWISE, empresa especializada em energia solar distribuída, reconhece o potencial e a competitividade da energia solar no estado de Minas Gerais. O estado é líder no setor, com mais de 630MW de capacidade instalada, que beneficiam mais de 80mil unidades consumidoras, espalhados em 828 municípios mineiros. 

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes