A geração solar fotovoltaica distribuída (GD) ultrapassou a marca de 500 mil consumidores em todo o país. Além disso, esses mais de 500 mil consumidores recebem energia de mais de 400 mil instalações fotovoltaicas espalhadas por todo o país. E por sua vez, toda essa capacidade de geração fotovoltaica somou mais de R$ 23,1 bilhões de investimentos.
Quem são os consumidores de energia solar?
De fato, a maior parte dos consumidores de energia solar fotovoltaica são os consumidores residenciais. Afinal, esses representam cerca de 74% dos consumidores que atualmente se beneficiam da energia solar. Veja os números:
Onde estão os consumidores de energia solar?
Qual é o potencial de crescimento da energia solar?
Por fim, vale destacar que o crescimento exponencial da energia solar distribuída ainda está em seus primeiros passos. Desde a regulação que definiu as regras do jogo em 2012, a energia solar apresentou crescimento de 2 dígitos todos os anos.
No entanto, mesmo com meio milhão de unidades consumidoras, ainda existe um imenso potencial de crescimento. Afinal, esse número representa apenas meio porcento dos brasileiros. Para se ter uma idéia de comparação, vejamos o caso da Austrália. De fato, esse país possui 2,5 milhões de instalações de GD para uma população de 25 milhões de habitantes. Isto é, um em cada cinco habitantes tem sua geração solar distribuída. Nesse sentido, replicando essa proporção para o Brasil, saltaríamos dos atuais 400 mil instalações para 20 milhões!