Dicas para reduzir sua conta de luz residencial
Consumo consciente de energia elétrica e aproveitar a energia solar para produzir sua própria energia podem fazer a diferença para seu bolso e para o meio ambiente
Durante a pandemia e o isolamento social, muitas famílias se assustaram com os valores da conta de luz. Reclamações de faturas altas, filas nas centrais de atendimento das distribuidoras de energia elétrica e busca por formas de parcelamento da dívida fizeram parte da rotina de milhares de pessoas em todo o país. A solução pode ser mais simples e próxima – veja dicas de consumo consciente e energia solar.
Dicas para poupar energia elétrica em casa
O consumo consciente dos aparelhos elétricos é o jeito inteligente de equilibrar conforto e comodidade, e ainda poupar energia. Primeiramente, o consumo consciente parte de saber quanto cada aparelho na sua casa consome de energia. Cerca de 90% do consumo de energia elétrica está tipicamente concentrado em 6 ou 7 aparelhos domésticos. Veja os principais responsáveis pelo seu consumo de energia:
Chuveiro elétrico
O principal vilão da conta de luz de milhares de residências responde por aproximadamente 25% a 30% do consumo mensal. A dica é deixar o chuveiro ligado apenas o tempo necessário e regular a temperatura de acordo com a estação – o consumo no modo “inverno” é 30% maior que no modo “verão”. Dependendo do perfil de consumo e números de moradores na casa, essa dica pode te proporcionar o equivalente a uma conta mensal de luz de graça durante um período de 12 meses.
Geladeira
Cerca de 20% a 25% do consumo de uma residência típica brasileira acontece pela geladeira. A dica aqui é entender que a geladeira também é um aparelho de troca de calor e portanto, deve-se manter a geladeira longe de fontes de calor, inclusive alimentos quentes, checar a borracha de vedação e nunca utilizar a parte traseira para secar roupas.
Ar-condicionado
Apesar de não ser um item presente na em todas as residências, muitas famílias se assustam com o aumento das conta de luz depois que instalam o aparelho de ar condicionado. Escolher o equipamento adequado para seu ambiente, buscar regular a temperatura de acordo com a estação, manter filtros limpos e não esquecer o aparelho ligado são dicas infalíveis.
Iluminação
As lâmpadas de uma casa normalmente contribuem com cerca de 20% do consumo total. Se possível deve-se sempre privilegiar a iluminação natural durante o dia. A troca das lâmpadas por modelos LED costumam ter um ótimo retorno do investimento, dado o consumo menor e a vida útil maior.
Ferro Elétrico
Os ferros elétricos consomem em média cerca de 5% do consumo total. Novamente, a dica é regular a temperatura e o uso – começar a usar o ferro na temperatura mais baixa em tecidos mais leves.
Televisão
Esses aparelhos presentes em praticamente todas as casas brasileiras costumam consumir cerca de 5% da energia total da casa. Certamente os aparelhos mais novos consomem menos luz. Além disso, eles permitem programar o desligamento automático e assim, evitar de dormir com a TV ligada.
Máquina de lavar
Assim como o ferro de passar, a máquina de lavar consome cerca de 5% da energia. Vale a pena testar os programas de lavagem econômica das lavadoras quando disponíveis.
Dicas para usar energia solar e economizar ainda mais
Se você já aplicou todas as nossas dicas de consumo consciente e ainda busca reduzir mais a conta de luz, saiba que a resposta pode estar na energia solar. Milhares de brasileiros já se aproveitam da energia solar para produzir sua própria energia elétrica. Fundamentalmente existem dois caminhos:
- Adquirir e instalar um sistema fotovoltaico no seu telhado: essa é a solução mais comum e abrangente em nosso país. Milhares de moradores investiram na compra dos equipamentos, confiaram em uma empresa para instalar as placas solares em seus telhados e observaram a importante redução da conta de luz no final de todos os meses.
- Alugar um pequeno lote de fazenda solar: essa solução é inovadora e acessível a muitos. Agora os moradores podem aproveitar a energia solar, sem a necessidade de investir seu próprio dinheiro. Em suma, a energia gerada na fazenda solar é compartilhada entre inúmeras residências, que obtém descontos nas suas conta de luz todos os meses. A SUNWISE é uma das empresas que oferecem esse serviço de assinatura de fazendas solares para todas as residências, comércios e indústrias de baixa tensão no estado de Minas Gerais.
Coloque em prática essas dicas: seu bolso e o meio ambiente agradecem
A informação é a principal arma para os consumidores mudarem o jogo. A conta de luz é um dos principais vilões do custo de habitação, e consequentemente, da inflação que todos sentem nos bolsos todos os meses. Buscar formas de reduzir o consumo, mantendo o conforto e comodidade, assim como, adotar a energia solar pode produzir impactos importantes no orçamento das famílias.
Além do impacto financeiro, vale também destacar a contribuição importante para a conservação do meio ambiente. Tanto o consumo consciente, quanto a adoção da energia solar, contribuem para a redução dos gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas, cujos efeitos podem ser catastróficos para todo o planeta.