Audi aposta na união entre carro elétrico e energia solar
A Audi vai desenvolver um novo sistema de carga bidirecional, que converte o veículo elétrico em uma fonte de energia que pode ser utilizada na residência e quando integrada com energia solar, aumentar ainda mais as economias e o impacto positivo no meio ambiente
O setor elétrico está passando por uma grande transformação. Agora consumidores podem gerar sua própria energia limpa em suas residências. Em pouco tempo, seus carros elétricos servirão como baterias móveis. A partir desse ponto, múltiplas novas aplicações e modelos de negócios poderão ser implementados, possibilitando inclusive, novas receitas para todos.
Integração de veículos elétricos com energia solar residencial
A Audi que assumiu o compromisso de se tornar 100% neutra em carbono até 2050 e já possui seu centro técnico localizado em São Paulo movido 100% a energia solar dá mais um importante passo. A Audi vai desenvolver, em parceria com o Hager Group, um novo sistema de carga bidirecional, que converte o veículo elétrico em uma fonte de energia que pode ser utilizada na residência.
Primeiramente, o carro elétrico se integra ao sistema fotovoltaico residencial, adicionando a capacidade de armazenagem de energia. Dessa forma, o excedente de energia solar pode ser armazenado nas baterias do veículo para ser utilizado mais adiante. Além disso, alguns benefícios diretos dessa inovação são a redução de gastos de energia elétrica, redução de emissões de gases de efeito estufa e ainda aumentar a segurança e estabilidade da rede elétrica.
Nos testes com um Audi e-Tron, a bateria sobre quatro rodas pode pode fornecer até 9 quilowatt-hora para a casa.
Inúmeras novas possibilidades em um futuro não tão distante
Uma visão futurista compartilhada por muitos é a constituição de uma ampla base de veículos elétricos, e consequentemente, uma enorme capacidade agregada e distribuída de baterias móveis. O fluxo bidirecional de energia abriria espaço para novos modelos de comercialização e precificação da energia elétrica ao longo do tempo e da localização.
Em suma, a convergência entre os setores automobilístico e o setor elétrico é uma tendência irreversível. Energia solar e veículos elétricos formam um par perfeito. Além de viabilizar a mobilidade de baixo carbono, traz consigo diversas outras possibilidades a serem exploradas. Claramente, ainda existem desafios de ordem técnica e regulatória que precisam ser exploradas para uma efetivação em escala. Atualmente, temos centenas de pilotos e protótipos ao redor do planeta.
A SUNWISE, empresa especializada em energia solar distribuída, também acredita no potencial inovador da união entre energia solar, baterias, veículos elétricos e tecnologias digitais. De fato, novas tecnologias digitais como blockchain, serão importantes na gestão das informações e transações entre os diversos participantes interligados.