Veja as 15 profissões que estão em alta, segundo a pesquisa do LinkedIn
O LinkedIn apontou as profissões que mais cresceram desde 2020, com a chegada da pandemia. No topo estão os profissionais da área da saúde, cientistas e especialistas em tecnologia e marketing digital.
Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, algumas profissões cresceram no último ano, segundo o LinkedIn. Foi isso que mostrou a pesquisa da rede social conhecida por abranger o mundo corporativo. De acordo com a empresa, cerca de 15 profissões das mais variadas áreas, como medicina, tecnologia e varejo, cresceram entre abril e outubro de 2020.
Veja o ranking das profissões mais em alta, segundo o LinkedIn:
Os profissionais da área de saúde especializados se destacaram entre as profissões que estiveram em alta ao longo de 2020, e que consequentemente ainda colhe bons frutos em 2021. De acordo o material compartilhado pelo LinkedIn, houve um aumento de 820% nas contratações de enfermeiros de terapia intensiva, por exemplo.
No segundo lugar do levantamento de profissões do LinkedIn, a área de tecnologia ficou entre as mais procuradas pelos contratantes. Segundo a publicação da plataforma, os engenheiros de software se destacam em tal posição, na frente dos desenvolvedores de games, consultores de tecnologia, interface do usuário, designers, entre outros.
Confira a lista completa:
- 1º lugar – Médicos especializados
- 2º lugar – Cargos em tecnologia
- 3º lugar – Farmacêuticos e pesquisadores
- 4º lugar – Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios
- 5º lugar – Especialistas em e-commerce
- 6º lugar – Profissionais autônomos de conteúdo digital
- 7º lugar – Especialistas em marketing digital
- 8º lugar – Profissionais de finanças
- 9º lugar – Telemarketing
- 10º lugar – Cargos de apoio a saúde
- 11º lugar – Serviços criativos
- 12º lugar – Análises de dados
- 13º lugar – Cargos de sucesso de clientes
- 14º lugar – Profissionais do setor de varejo
- 15º lugar – Especialistas em saúde mental
Fonte: LinkedIn
Mudanças da pandemia
A pesquisa do LinkedIn também mostrou um dado interessante: cerca de 20% das contratações foram para funções remotas, ou seja, realizadas em home office. A metodologia foi a única escolha das empresas durante boa parte no último ano de 2020, marcado pela quarentena e isolamento social no primeiro semestre.
O trabalho remoto predominou e não foi pouco. A pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), também comprovou que o home office foi adotado por 46% das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. E se por um lado as pessoas ficaram mais em casa, o consumo de conteúdo na internet também cresceu, algo que foi positivo para os profissionais do mundo digital, sendo eles: e-commerce, marketing, designers, criadores de conteúdo, entre outros.
Influenciadores digitais, youtubers, podcasters e outros grupos criativos ganharam visibilidade e espaço para ganhar dinheiro no último ano. O ramo registrou um aumento de 74% nas contratações, e fez com que outro movimento ganhasse força: a gestão de mídias digitais. Esta acabou atraindo 60% das contratações.
Outro setor que a pesquisa do LinkedIn revelou foi o da área da saúde mental. As pessoas puderam desacelerar o ritmo de vida corrido e intenso, mas o “novo normal” também trouxe um certo vazio causado pelo isolamento social. Como consequência, a procura por serviços voltados para o bem-estar mental cresceram ainda mais em 2020. As contratações de especialistas da área aumentaram 34%.
Quais são as profissões do futuro?
Algumas profissões prometem grandes oportunidades. Um estudo recente feito pela empresa Cognizant, de tecnologia e negócios, apontou 21 profissões promissoras para a década. Feito em 2019, complementa pesquisa do ano anterior que listou a mesma quantidade de trabalhos. Veja abaixo alguns deles:
- Engenheiro de Reciclagem de Dados
- Agente de Segurança contra Ciberataques
- Conselheiro de Reabilitação para Cibercriminosos Juvenis
- Designer de Voz UX
- Assistente de Felicidade
- Head de Comportamento Empresarial
- Gerente de Design de Smart Homes
- Auditor de Viés Algorítmico