5 profissões do futuro que serão tendências no Brasil, segundo o LinkedIn
No começo deste ano, o LinkedIn divulgou uma lista com as principais profissões emergentes no Brasil. Junto com a divulgação da pesquisa, a rede social do mercado de trabalho indicou quais os segmentos que mais procuram os trabalhos e seus conhecimentos primordiais.
No começo deste ano, o LinkedIn divulgou uma lista com as principais profissões do futuro no Brasil. Junto com a divulgação da pesquisa, a rede social do mercado de trabalho indicou quais os segmentos que mais procuram os trabalhos e seus conhecimentos primordiais. Em síntese, os principais empregos estão ligados à áreas de tecnologia.
Conheça abaixo as cinco profissões emergentes no Brasil, segundo o LinkedIn:
Gestor de Mídias Sociais
Em primeiro lugar está a profissão de Gestor de Mídias Sociais. Sua procura aumentou 122% entre 2015 e 2019. Conforme explicado pelo LinkedIn, “as pessoas na função são responsáveis pela imagem, pelo relacionamento e engajamento e pela prospecção de uma empresa nos canais digitais”. De conformidade com a ascensão das redes, é uma profissão que tornou-se vital para ampliar as possibilidades de diversos negócios nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.
- Cinco conhecimentos primordiais para a profissão emergente: Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.
- Três segmentos que mais buscam: Publicidade e marketing; mídia online; e internet
Engenheiro(a) de cibersegurança
Em segundo está a profissão de Engenheiro(a) de cibersegurança. Esse tipo de serviço certamente tornou-se muito relevante por conta do aumento expressivo do uso de redes sociais, dispositivos digitais e sites. Conforme o LinkedIn, “o profissional cria sistemas de segurança e monitora a infraestrutura de TI da organização para evitar intrusões e implementar processos e controles”.
- Cinco conhecimentos primordiais para a profissão emergente: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.
- Três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; serviços financeiros.
Representante de vendas
Quebrando a hegemonia das profissões ligadas à tecnologia está o trabalho dos Representantes de Vendas. Toda empresa que comercializa um produto precisa de um ótimo vendedor para conseguir conquistar seu sucesso. Portanto, essa área não é necessariamente relacionada ao setor de tecnologia, mas o LinkedIn avisa: “as mais elevadas posições estão disponíveis àqueles que entendem de vender tecnologia, pois são as empresas dos segmentos de softwares, TI e internet as que mais procuram por estes especialistas. Assim, o vendedor de hoje precisa também conhecer estratégias ativas e passivas de marketing e saber mapear as necessidades do cliente mais adequado antes de abordá-lo”.
- Cinco conhecimentos primordiais para a profissão emergente: Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas; e prospecção.
- Três segmentos que mais buscam: Softwares de computares; Tecnologia da Informação e serviços; e internet.
Especialista em sucesso do cliente
Certamente esta é uma das profissões do futuro é imprescindível para estabelecer um bom relacionamento das empresas com seus clientes. Assim como nos pontos anteriores, as empresas que mais contratam esse profissional estão ligadas às áreas de tecnologia. De conformidade com o divulgado pelo LinkedIn, este profissional deve combinar “habilidades técnicas e comportamentais, já que precisa entender da tecnologia e gerenciar relacionamentos”.
- Cinco conhecimentos primordiais para a profissão emergente: Inbound marketing; Helping Clients Succeed; relações com o cliente; marketing digital; e experiência do cliente.
- Três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; e internet.
Cientista de dados está entre as profissões do futuro
Em quinta posição dos profissionais emergentes está o Cientista de Dados. Atualmente, sem dúvida os dados são considerados como o novo petróleo da sociedade. Sua importância é vital para que empresas entendam as principais informações sobre seus clientes, produtos etc. Conforme o LinkedIn, “o bom cientista de dados tem os conhecimentos necessários para analisar os dados e, a partir deles, construir modelos, fazer experimentos e buscar insights para a melhor tomada de decisão”.
- Cinco conhecimentos primordiais para a profissão emergente: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados.
- Assim, há três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e softwares de computadores.