Emprega Brasil: como fazer cadastro e se candidatar a vagas

Além de vagas de emprego, o portal Emprega Brasil fornece diversos outros serviços aos cidadãos.

O Emprega Brasil é um portal do extinto Ministério do Trabalho que tem o objetivo de tornar as políticas públicas de emprego ainda mais próximas da população. Nele, é possível encontrar um banco de vagas de emprego de acordo com o perfil e objetivos profissionais. Confira, a seguir, como fazer o seu cadastro e se candidatar às vagas.

Além disso, o Emprego Brasil também a intermediação entre candidatos e empregadores, e permite que o usuário se candidate para a oportunidade de emprego disponível no sistema.

Os trabalhadores conseguem ainda utilizar o portal para consultar a situação do requerimento de seguro-desemprego e informações sobre o benefício, verificar cursos de qualificação e obter informações sobre o benefício abono salarial. Além disso, ainda é possível consultar a Classificação Brasileira de Ocupações.

Passo a passo para se cadastrar no Emprega Brasil

  1. Acesse o Portal Emprega Brasil (www.empregabrasil.mte.gov.br);
  2. Na página seguinte, clique em “Crie sua conta gov.br” e escolha a opção “CPF”;
  3. Em seguida, o sistema abrirá o cadastro. Feito isso, basta informar o número do CPF e o nome completo, concordar com os termos de uso e depois clique em “Avançar”;
  4. Em seguida, você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua vida laboral e previdenciária;
  5. Logo após, escolha por onde prefere receber o código de verificação da conta. Há duas opões: por e-mail ou SMS. Em seguida, clique em “Avançar”;
  6. Insira o código recebido de 6 caracteres no campo correspondente e selecione “Avançar”;
  7. Faça o cadastro da senha;

Como se candidatar a vagas?

  1. Com o cadastro feito, clique na opção “Entrar”, localizada no canto superior direito do Emprega Brasil.
  2. Em seguida, selecione a opção “Já tenho Cadastro”. Após, informe o número do CPF e a senha cadastrada para fazer o login na página de serviços disponíveis;
  3.  Logo após, aparecerá a “Área do Trabalhador”, basta clicar em “Perfil Profissional”. Feito isso, atualize os seus dados profissionais e monte o currículo profissional;
  4. Após preencher os dados, selecione a opção “Vagas de Emprego”. Assim, o Emprega Brasil vai mostrar as oportunidades conforme o perfil profissional fornecido pelo usuário. As vagas que aparecem são na mesma cidade cadastrada a residência ou em locais próximos. Se não houver oportunidades disponíveis, o sistema permite que o usuário altere o perfil e mude os objetivos profissionais;

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes