Como regularizar seu CPF online no ‘Meu CPF’ da Receita Federal
A Receita Federal lançou em seu site a seção ‘Meu CPF’, que reúne os principais serviços e orientações para regularizar a situação cadastral do seu CPF
Com o aumento nas demandas pelos serviços relacionados ao CPF, a Receita Federal lançou em seu site a seção ‘Meu CPF’. Nele, reúnem-se os principais serviços e orientações para regularizar a situação cadastral do seu CPF, simplificando os processos e esclarecendo as dúvidas.
Assim, o cidadão não precisa sair de casa para lidar com a burocracia. Portanto, o cidadão pode atualizar o CPF pela internet e, se houver necessidade de apresentar seus documentos de identificação, pode enviar por e-mail à Receita Federal, anexando uma selfie sua segurando o documento, para comprovar sua legitimidade.
Como consultar a situação do seu CPF?
Em primeiro lugar, é necessário saber qual é o problema com o seu CPF. Dessa forma, você deve consultar a sua situação cadastral no site da receita. Basta:
- Acesse o site da Receita Federal em “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”;
- Preencha os campos de CPF, data de nascimento e marque em “Não sou um robô”, ou realize a consulta com captcha sonoro;
- Em frente a “Situação Cadastral” será informada.
A Receita Federal disponibilizou uma cartilha que esclarece os principais problemas e como o cidadão pode lidar com eles:
Como regularizar situação do seu CPF?
1. Pendente de regularização
Significa que você não entregou alguma Declaração do Imposto de Renda. Assim, você deve:
- Consulte qual declaração está em falta, através do portal e-CAC, com uma conta do Gov.Br ou código de acesso;
- Após descobrir a declaração que falta, é preciso entregá-la no próprio Portal e-CAC ou APP Meu Imposto de Renda.
Dessa maneira, o seu CPF ficará regular assim que a declaração for processada. Isso pode acontecer no dia seguinte.
2. CPF suspenso
Significa que seu CPF está com informações incorretas ou incompletas. Para resolver o problema, você deve:
- Entrar com um pedido de regularização e preencher com as informações corretas;
- Após confirmar, será gerado um protocolo para você apresentar seus documentos à Receita Federal. Portanto, será preciso agendar um atendimento na unidade ou enviar os documentos por e-mail.
3. Titular Falecido
Para casos onde aparece indevidamente que o titular está falecido é porque significa que foi informada a data de falecimento no CPF. Para resolver, agende um atendimento em uma unidade da Receita Federal e converse com um dos atendentes, levando seus documentos de identificação.
4. CPF cancelado
O CPF cancelado acontece, então, em casos de duplicidade ou por decisão em um processo. Caso aconteça o cancelamento do seu CPF, agende um atendimento em uma unidade da Receita Federal e converse com um dos atendentes, levando seus documentos de identificação.
Leia também:
Qual a validade do RG, CPF e outros documentos pessoais? Confira