Aplicativo conecta psicólogos e pacientes por meio de geolocalização
Fundada em julho de 2016, a startup Vittude criou plataforma virtual para conectar psicólogos e pacientes por meio de geolocalização.
SÃO PAULO – Fundada em julho de 2016, a startup Vittude criou plataforma virtual para conectar psicólogos e pacientes por meio de sistema de geolocalização. O sistema, que começou com recursos financeiros dos próprios fundadores, cobra uma taxa de 15% sobre o valor cobrado pelos profissionais nas consultas. Segundo a idealizadora da startup, Tatiana Pimenta, o tempo gasto para conseguir se deslocar no meio urbano é um fator importante na hora escolher a melhor opção de psicólogo. “Começamos a planejar a plataforma pensando nas dificuldades enfrentadas pelos pacientes. Um dos nossos desafios foi pensar sobre a facilidade de locomoção em São Paulo”, explicou. Com cerca de 620 psicólogos cadastrados e cerca de 20 mil pessoas em busca de sessões de terapia por mês, o sistema oferece serviços tanto para os profissionais da área como para os usuários do aplicativo.
Para os terapeutas ingressarem no aplicativo é preciso fazer um cadastro na plataforma e depois enviar documentos a equipe da Vittude. Após este processo, caso as informações sejam validadas, o candidato estará apto a receber pacientes por meio do sistema. O valor cobrado pelas sessões é estabelecido pelos próprios psicólogos. Desse modo, a startup cobra uma taxa de 15% sobre essa quantia. Além disso, o pagamento é feito dentro da plataforma via cartão de crédito. Nenhum convênio é aceito no sistema ainda. Porém, existe possibilidade de reembolso pelo plano de saúde em alguns casos dependendo dos termos do contrato. Ainda de acordo com Tatiana, o terapeuta tem acesso a ferramentas de organização financeira e agendamento de horários. “Orientamos a exposição online do profissional e trabalhamos para que tenha acesso a mais clientes”, afirma. Em relação aos recursos direcionados aos pacientes cadastrados, existe a possibilidade de escolher o psicólogo de acordo com a abordagem profissional, horário disponível, proximidade e preços. Além disso, o sistema de geolocalização da plataforma contempla um raio de até 15 km.
Psicólogos cadastrados
Vanessa Portes é uma das profissionais que está utilizando o aplicativo. Cadastrada no sistema há seis meses, a terapeuta cobra R$ 140,00 reais por consulta aos usuários. “Estava cansada de fazer marketing na internet, pois não dava muito retorno. Então comecei a procurar novas plataformas”, justifica. Atualmente, ela atende dois pacientes provenientes da Vittude. A startup, que conta com uma equipe de seis funcionários, é acelerada pela StartupFarm e está instalada no Campus São Paulo do Google. Com duração de dois anos, o programa de aceleração fornece estrutura física às empresas, consultorias sobre estratégia de mercado, monetização e marketing.