Datas de vacinação em São Paulo: veja o calendário antecipado
Pessoas com 12 anos vão tomar 1ª dose em setembro.
Vacinação contra a covid em SP deve chegar aos 12 anos de idade até o dia 30 de setembro de 2021. A antecipação do calendário acontece após o Estado de São Paulo receber 4 milhões de doses extras. Então veja Datas de vacinação em São Paulo.
Antecipação do calendário – Datas de vacinação em São Paulo
A vacinação de julho foi antecipada no estado de SP, e o novo cronograma vai até o dia 30 de setembro, vacinando pessoas com 12 anos de idade. Por enquanto, a previsão de vacinação para essa 1ª dose em São Paulo segue a ordem abaixo:
37 a 39 anos – 8 a 14 de julho
35 e 36 anos – 15 a 18 de julho
30 a 34 anos – 19 de julho a 4 de agosto
25 a 29 anos – 5 a 12 de agosto
18 a 24 anos – 13 a 20 de agosto
12 a 17 anos com deficiência e comorbidade – 23 de agosto a 5 de setembro
15 a 17 anos – 6 a 19 de setembro
12 a 14 anos sem comorbidade – 20 a 30 de setembro
A antecipação do calendário só foi possível porque o governo adquiriu mais de 4 milhões de doses extras da Coronavac direto com a fabricante Sinovac. As doses vieram prontas, e já começaram a chegar no início de julho.
A previsão é de que uma segunda remessa chegue até o fim do mês. Estas doses são de uso exclusivo do Estado de São Paulo, e depois de passarem por testes de qualidade, estão chegando aos 645 municípios do Estado.
Quando todos os adultos serão vacinados?
No Estado de São Paulo, com a antecipação anunciada, o Governo do Estado prevê que todos os adultos estarão vacinados até o dia 15 de agosto.
O prazo também foi antecipado em um mês. Anteriormente, a previsão era para o dia 15 de setembro.
Coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, afirmou que o foco do Estado é de acelerar a vacinação assim como foi feito no Reino Unido.
Mesmo que na terra da rainha houve aumento do número de casos, o Reino Unido manteve uma taxa de óbitos e de casos graves da covid perto de zero, o que cientistas atribuem à ampla cobertura vacinal.
O que é preciso para se vacinar – vacinação covid SP
Na Capital é obrigatória a apresentação do comprovante de residência no ato da vacinação. O cidadão também deve levar um documentos pessoal oficial com foto e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital.
Quem não tiver o comprovante de residência em seu nome pode apresentar o documento em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos.
Só que é preciso levar um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.
Para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação, os moradores da Capital podem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já www.vacinaja.sp.gov.br.
Onde eu posso me vacinar – Datas de vacinação em São Paulo
A vacina está disponível nos postos de vacinação do SUS seguindo o cronograma. Agora, para esta semana está prevista a vacinação por idade.
Você pode consultar pelo site Vacina Já https://vacinaja.sp.gov.br/ onde é o posto de vacinação mais perto de você.
Basta acessar ao site e clicar no link “Locais de vacinação”. Nesta opção você terá um mapa indicando todos os postos existentes em todo o Estado.
Também é possível selecionar o ponto pelo seu endereço ou CEP. O site ainda dá a opção de você escolher dentro de um raio de 5 até 100 quilômetros de distância.
Leia também
Crianças com mais de 12 anos devem usar máscaras
Matéria editada no dia 11 de julho para edição de informações. *