UE compra vacinas contra covid-19 da Johnson & Johnson para 400 milhões de pessoas
Segundo o acordo, vacina contra covid-19 para 200 milhões de pessoas está garantida, sendo possível dobrar a quantidade
Um acordo entre a Comissão Europeia e o laboratório sueco Janssen, dono da Johnson & Johnson, garantiu a compra de 200 milhões de doses da vacina contra o covid-19. O anúncio foi feito nesta quinta-feira.
Como funcionará o acordo?
A Comissão Europeia divulgou nota dizendo que houve aprovação do terceiro contrato para uma vacina, desta vez com a Janssen Pharmaceutical.
“Uma vez que a vacina se comprove segura e efetiva contra o coronavírus, o contrato permitirá que os países da UE comprem vacinas para 200 milhões de pessoas. Eles ainda terão a possibilidade de comprar mais vacinas para outras 200 milhões de pessoas”, diz o texto oficial da Comissão.
Ainda há a possibilidade de os países-membros da Comunidade Europeia decidirem comprar vacinas para doar a países pobres, ou ainda para redirecionar para outros países europeus.
A presidente do órgão, Ursula Von der Leyen, afirmou que o objetivo é “garantir a segurança das pessoas e vacinas efetivas quando estiverem disponíveis”.
“Com o coronavírus continuando a se espalhar de maneira preocupante por toda a Europa, é crucial encontrar uma vacina, e rapidamente. Eu estou feliz que nós conseguimos fechar um acordo com a Johnson & Johnson para comprar vacinas para 200 milhões de pessoas”, disse Von der Leyen.
Vacina pode vir de outros acordos
Esse não é o primeiro acordo da União Europeia com laboratórios que estão produzindo vacinas contra o coronavírus.
Já foram fechados outros dois acordos de compra. Um com o laboratório francês Sanofi e o grupo britânico GlaxoSmithKline, que prevê a aquisição de 300 milhões de doses da vacina.
O outro prevê a compra de 400 milhões de doses e foi fechado com a Universidade de Oxford e o grupo AstraZeneca.
A UE também fez um de pré-acordo com outras três empresas que estão com estudos avançados para desenvolvimento de uma vacina contra o covid-19.
As possibilidades acontecem com a alemã CureVac (225 milhões de unidades), a Pfizer e a alemã BioNTech (300 milhões de doses), e a norte-americana Moderna (80 milhões de doses).