Tudo sobre a vacina da Pfizer: veja a eficácia e reações
No Brasil, o imunizante ficou popularmente conhecido como “vacina da Pfizer”.
A Comirnaty, nome comercial dado à vacina contra a covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, é produto de uma parceria entre os laboratórios Pfizer (estadunidense) e da BioNTech (alemã). Então saiba tudo sobre a vacina da Pfizer, como o imunizante é popularmente chamado no Brasil.
A vacina tem sido utilizada em larga escala no Plano de Imunização Nacional do País e se tornou a “preferida” dos brasileiros, justamente pela alta eficácia e baixa incidência de reações.
O grande ponto negativo dessa vacina, porém, são as condições de armazenamento, que exigem sua conservação na temperatura de -75ºC. Esse fator é um desafio à logística de vários países e, no Brasil, por exemplo, dificulta que seja utilizada no interior de alguns Estados.
Relacionado: veja a porcentagem de todas as vacinas aqui
Quando a Pfizer começou a ser aplicada no Brasil?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu, em 23 de fevereiro de 2021, o registro definitivo à vacina da Pfizer para prevenção da covid-19 no País. Esse registro atesta a segurança, a qualidade e a eficácia da vacina.
Em 19 de março de 2021 a Pfizer assinou com o Governo Federal um contrato que previa a entrega de 100 milhões de doses até o final de 2021. A primeira entrega de doses ocorreu em 29 de abril de 2021.
No dia 14 de maio de 2021, o Governo Federal anunciou a compra de mais um lote de 100 milhões de doses da vacina, que devem ser entregues entre setembro e dezembro de 2021.
Portanto, no total, estão atualmente contratadas 200 milhões de doses da vacina da Pfizer para o ano de 2021, quantidade suficiente para imunizar quase metade da população brasileira.
Como funciona a vacina da Pfizer?
O imunizante utiliza uma tecnologia (baseada em mRNA) que faz com que as células saudáveis do corpo produzam a mesma proteína que o coronavírus utiliza para entrar nas células. Dessa forma, a vacina imita no corpo uma infecção pelo coronavírus, fazendo com que o sistema imune produza anticorpos contra o SARS-CoV-2.
Para que essa ativação de defesa do corpo aconteça, são necessárias duas doses da vacina, no intervalo de 21 dias, equivalente a três semanas.
Com isso, o corpo fica preparado para se defender de maneira mais eficaz em caso de uma infecção real, ou seja, o sistema imune estará apto a neutralizar a proteína do verdadeiro coronavírus e impedir o desenvolvimento da infecção.
Como a vacina da Pfizer possui apenas uma parte sintética do material genético do vírus, e não o vírus em si, não existe a possibilidade de ela provocar covid-19 em quem a recebe.
Qual a eficácia da vacina da Pfizer?
Os estudos científicos realizados entre 2020 e 2021 indicam que, após a administração das duas doses, a vacina da Pfizer possui eficácia entre 80 e 98%. Foi bastante divulgado no Brasil o resultado da terceira fase de testes da vacina, com o percentual de 95% de eficácia.
Outras análises revelam que, mesmo com a aplicação apenas da primeira dose, a vacina da Pfizer apresenta níveis entre 50 e 60% de eficácia.
Além disso, pesquisas indicam que a vacina da Pfizer consegue neutralizar, em laboratório, ainda sem comprovação em pessoas, três variantes do coronavírus que surgiram no Reino Unido e na África do Sul. A vacina também teria capacidade de neutralizar uma variante P.1, conhecida como a “cepa de Manaus”.
Não se pode ignorar que as vacinas, mesmo com alto percentual de eficácia, não impedem a infecção pelo vírus. O imunizante apenas reduz a chance de contágio e, caso ocorra, diminui as chances de desenvolvimento de formas graves da doença.
Quantas doses são necessárias – Tudo sobre a vacina da Pfizer
A recomendação dos fabricantes é para que sejam dadas duas doses da vacina da Pfizer. A segunda dose deve ser aplicada três semanas após a primeira. No entanto, aqui no Brasil, o Ministério da Saúde adotou um esquema diferente que preconiza um intervalo de três meses.
Intervalo de três meses da Pfizer diminui a eficácia?
A justificativa do Ministério da Saúde para definir o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose da Pfizer se baseia na decisão de políticas públicas de demais países. Na Inglaterra, por exemplo, também é adotado este mesmo intervalo.
O intervalo maior, de três meses, não altera a eficácia da vacina da Pfizer. A adoção de um intervalo de três meses foi uma estratégia não só do Brasil como de outros países que precisavam ganhar tempo até a chegada de mais imunizantes.
A ideia sempre foi de vacinar o maior número de pessoas com a primeira dose, que embora não seja suficiente para proteger totalmente do coronavírus, já existe uma proteção importante.
Como a imunização só é alcançada 14 dias depois que a segunda dose da vacina da Pfizer é aplicada, o tempo entre uma e outra não interfere na eficácia.
Quais as reações da vacina da Pfizer?
A bula da vacina da Pfizer alerta que “como todas as vacinas, a Comirnaty pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestam em todas as pessoas”.
De acordo com o documento, as reações mais comuns, ou seja, aquelas que ocorrem 10% dos pacientes que tomam a Pfizer são:
- Dor e inchaço no local de injeção,
- Cansaço,
- Dor de cabeça,
- Diarreia,
- Dor muscular,
- Dor nas articulações,
- Calafrios e febre;
Existem também reações que podem ocorrer em menos de 10% dos pacientes, que são: vermelhidão no local de injeção, náusea e vômito.
Quais países usam a vacina da Pfizer?
São pelo menos 68 países que estão aplicando a vacina da Pfizer. Além do Brasil, Estados Unidos, Austrália e Israel. A “queridinha” do Brasil é a vacina mais aplicada em todo o mundo.
Existem contraindicações para a vacina da Pfizer?
A vacina da Pfizer além de ser segura para gestantes é a única liberada pela Anvisa para ser aplicada em adolescentes de 12 a 18 anos, incluindo com comorbidades e deficiências permanentes.
Existe vacina “melhor”?
Embora muitos brasileiros tenham preferência pela vacina da Pfizer, considerando sua alta eficácia e os poucos efeitos colaterais, deve-se ter em mente que a imunização da população ocorre de maneira coletiva. Além disso, todos os imunizantes podem causar reações adversas.
Como se tem dito no atual contexto pandêmico e de escassez de imunizantes, a melhor vacina é aquela que chegue no seu braço primeiro.
Leia também: Novo calendário de vacinação contra covid em São Paulo até setembro
Bom dia.
Eu estava relutante quanto à vacinação, me vacinei por um “descargo de consciência” e por insistência de minha esposa.
Vacinamos ontem por volta das 11h45min, quando era por volta das 14h passamos a sentir um desconforto muito forte na garganta e logo acima, como se fosse no início da “subida” para as narinas.
Passamos a noite com isso, parecia que teríamos um conhecido “ataque de garganta inflamada”.
Hoje pela manhã está apenas um pouco mais suportável.
Minha esposa teve bastante coriza, o que comigo foi leve.
Eu estou com tosse com um pouco de secreção.
A dor local foi intensa mas suportável.
Aparentemente passou o prazo de “virar jacaré”.
Me vacinei ontem 24/06/21 Não tive nenhuma reação.
Ótima vacina, parabéns a todos envolvidos, meu muito obrigada!👏🏼🙏🏼
Tenho 39 anos ,tomei a primeira dose da Pfizer,passando algumas horas senti dor no braço bem intensa,dormência no braço que tomei a vacina ,um pouco de taquicardia,vertigem e dor de cabeça,aí tomei dipirona,passou a dor de cabeça ,mais depois voltou,hoje estou no 4 dia pós vacina já estou me sentindo melhor,desejo boa sorte a todos nós 🙏🏻
Eu me vacinei hoje e estou com um desconforto terrível na garganta, dor de cabeça e muita, muita fraqueza.
Tomei na Sexta dia 25.06 as 14hs. As 14:30 tive a primeira reação que foi muita sede e calor. Depois uma espécie de aceleração cardíaca. Visão turva. Não me atrapalhou no trabalho, fez com que eu diminuísse o ritmo pq precisei de atenção. No Sábado e Domingo a dor no Braço apareceu, não consigo levantar sem sofrer, porém, houve um momento que precisei de analgésico pq senti fisgadas na região do quadril. Agora com urticária na pele na região do colo e pescoço, penso eu pq tenho psoríase mas eu sou controlada.
Tenho 37 anos, vacinei com a pfizer dia 08/07 as 9h40. Tive apenas leve dor no braço após 2 horas. Em 48 horas já havia passado. Espero que seja assim na segunda dose também. BJUS.
Boa noite para todos!
Tenho 51, Tomei a vacina da Pfizer hoje, até o presente momento, não cinto nada. Excelente a vacina e a profissional que fez a aplicação da mesma. A escola foi feita pelo Espírito Santo, pois eu queria tomar dose única. Deus escolheu duas. Seja feita a vontade do Eterno Espírito Santo 👏👏👏🙏🙏🙏
Tenho 46 anos sou do interior do Estado de São Paulo .Fuivacinado pelo esse imunizante Pfazer 23/06/21.Não tive reação nenhuma só uma dorzinha onde foi aplicado ótimo imunizante pena que tem que aguarda so três meses para segunda dose . Ótima vacina Parabens Hpifazer e Meu BRASIL
Alguém tomou aqui na zona Sul de SP gostaria de tomar dose única ou coronavac pois preciso fazer uma viagem
Boa noite tomei a primeira dose da pfizer na sexta feira pela manhã, a noite tive febre e dor no corpo tomei dipirona passou, só que depois no outro dia comecei a tossir muito e hoje fazem 2 dias com essa tosse.
Tomei ontem 24/06 não tive nenhuma reação.
Tenho 40 anos tomei a vacina hj as 10:00 da manhã ,são 23:00 estou com uma leve dor no local e um desconforto na garganta mais nada insuportável,espero que não piore ! Agora que vi que outras pessoas sentiram o mesmo estou mais tranquila.
Tomei a Pfizer hoje! Estou muito feliz, dei sorte. Se eu tiver reação volto aqui pra informar.
Tomei a vacina da Pfizer dia 24/06 aqui no Rio Grande do Sul, pequena dor no local da picada foi só o que senti. E viva a vacina
Eu me vacinei hoje 26/06/2021 tenho 45 anos
Na realidade era para eu me vacinar antes.
Mas esperei a Pfizer por gosto
próprio e chegou ….
Obrigaduuuuuu
Tomei a Phizer ontem, 25/06/21, pela manhã. No
final da tarde comecei a sentir dor no local da aplicação, e meu braço pesado. Amanheci com um cansaço enorme. Dor no braço, também.
Agradeço muito a oportunidade da imunização .
Tenho 53 anos. Fui vacinado com a primeira dose da Pfizer no dia 23/06 às 13 hs. Dia 25/06 à tarde um pouco de dor de cabeça. Hoje dia 26/06, dor de cabeça mais intensa. Tomei um comprimido de Dipirona meio-dia e já preciso de outra dipirona agora no início da noite. Pingamos Um pouco de desconforto muscular geral ao longo do dia de hoje.
Tenho 46 anos, moro na cidade de Anápolis-GO, me vacinei hoje dia 26/06/21 por volta das 12:50h, tomei a vacina da Pfizer, até o momento estou bem, só com uma leve dor no local da aplicação. Uma pena ter que esperar três meses para tomar a 2a dose, mas temos que entender que essa espera é em benefício de muitos que aguardam também pela vacina. Ótimo texto, muito esclarecedor. Agradeço a Deus, à ciência pela descoberta dessas vacinas e ao governo do meu Brasil pela oportunidade de vacinar.
Tomei a vacina da Pfeizer em Maio, não tive reação nenhuma, muito grata por receber a 1°dose e ansiosa pra concluir com a 2° dose. Gratidão é o meu nome, obrigada meu Deus!!
Bom dia pessoal, sou do interior de SP, 43 anos me vacinei com a Pfizer no dia 25/06/2021, nos dois dias após a vacina tive febre dor no corpo e cabeça, tomei dipirona para aliviar os sintomas.
Hoje dia 27/06/2021, acordei zerado não cinto mais nada, Deus abençoe os cientistas 🙏.
Tomei a vacina dia 22/06/21 senti dor no braço,e a noite começou a dor na garganta,coriza,espirros,e tosse,tbm estou sentindo muita dor nos pulmões principalmente ao tossir, hoje já é dia 27 e ainda estou com esses sintomas,tomara que passe logo!
Sou do interior de SP e me vacinei na sexta-feira 25/06/21 por volta das 10:00. No mesmo di a noite senti um certo cansaço. No dia seguinte amanheci com bastante dor no local da aplicação. Espirrei bastante e tive bastante coriza. Senti alguns calafrios e tive diarreia também. No domingo 27/6, amanheci com leve dor de cabeça e bastante coriza ainda. Mas estou confiante. Este texto me ajudou a ter mais clareza. Parabéns pelo artigo e contribuição!
Fui vacinada dia 22/06 hoje dia 28/06 ainda tenho dor no braço sinto enjoos todos os dias tenho vomitado e sinto calafrios a noite
Luciana/RS Porto Alegre
Boa tarde a todos! Dia 20/02 evoluí para a forma grave da Covid e fiquei 13 dias internada…quase fui intubada! Tomei minha primeira dose ontem, dia 26/06/21, e sou muito grata a Deus e à ciência por essa oportunidade! Ontem quando cheguei da vacina, umas 11h, senti sonolência e dor no local. No início da noite comecei com um pouco de dor de cabeça. Não dormi direito por conta da dor no braço. Hoje de manhã acordei parecendo que tinha sido atropelada 😩 muita dor de cabeça, fraqueza, fadiga muscular, náusea, dor da lombar pra baixo, calafrios, sensação de febre! Tomei dipirona mas a dor de cabeça ainda não passou…a dor e fraqueza no corpo aliviaram um pouco, mas a sensação é que estão pra voltar. Mais tarde, antes de dormir, vou tomar outra dipirona 🙏🏼 Saúde a todos!!! 🙏🏼
Tomei ontem às 16:00 e até o momento só dor no local da aplicação!
Bom dia ontem 27/06/21 tomei a primeira dose da Pfizer as 13:00 as 01: 12 acordei com forte dor no braço e hoje 28/06 tô com cansaço, dor no abdômen, costa e articulações e a sensação de estar saindo de anestesia. Desagradável mas, glórias a Deus e ao Brasil
Tenho 41 anos, tomei a vacina da Pfizer dia 22/06. No mesmo instante meu rosto ficou vermelho e quente. Fiquei com essa sensação nas bochechas até o dia seguinte. Confesso q fiquei assustada. Tive dor no braço por 5 dias e um pouco de coceira na região da vacina. Nessa 1 semana pós vacina tive dor na minha lombar, coriza no nariz, diarréia e um pouco de tontura. Não sei se são sintomas vinculados a vacina. Hoje me sinto bem.
Tomei a vacina pfizer no dia 24/06 as 11:30,depois de 2 horas comecei sentir os sintomas,dor na articulação,dor na costas,sonolencia,cansaço,no dia seguinte ainda saiu uma ingua na axila e pescoço,ainda continua dolorido.
Mas graça a deus tomei a 1dose.
Tomei a vacina dia 27/06 as 12:30 . A noite acordei com taquicardia, muita dor no braço . Hoje dia 28/06 muita dor no lado esquerdo das costas mesmo lado da vacina. Mas apesar da dor intensa me sinto bem.. obg SUS queria muito me vacinar.
Tomei a primeira dose dia 25.06 as 15hs….no outro dia acordei com a visão um pouco turva….dor de cabeça…dor no local da aplicação…náuseas….um pouco de coriza e diarréia…..Após 48hs sem sintomas🙏
Tomei a vacina Pfeiser em 28/06, por volta das 15 horas. Senti muita sede por algumas horas. Amanheci hoje sem dores no corpo, e pouquíssima dor no local da vacina. Mas, espirrando muito e com bastante coriza. Sem febre e sem dor de cabeça. Agradecendo a Deus por ter tomado a 1° dose.
Acabei de tomar vamos ver se tem algum efeito colateral.
Acredito que a desinformação e resistência esse e o maior efeito colateral antecipado ao ato de se vacinar.
Se e chegado sua vez não adie , vai lá não dói ,e você seu( s ) próximo ( s ) só tem a agradecer.
Tomei a vacina da Pfizer no dia 28/06/21. Hoje dia 30 acordei com uma dor muito estranha e, senti uma forte taquicardia, não conseguia respirar direito e mal estar muito forte, tive dor de cabeça e como tive gripe há 10 dias atrás fiquei preocupado e fui ao médico. A doutora disse q é reação da vacina e devido a dor a minha pressão arterial subiu. Fui medicado com decadron, voltarem e dipirona as 9 da manhã, e até agora 19 horas estou com taquicardia forte e tem horas q parece q o coração está na garganta. Nunca senti esses sintomas horríveis.
Tomei a vacina hoje, fui super bem atendido, o processo foi rápido nada desconfortável, a moça preparou a dose na minha frente.
Fui orientado em caso de alguma reação e confesso que a única coisa que senti, foi uma leve dor muscular por conta da agulha mesmo.
Nada além disso.
Parabéns e obrigado a todos os envolvidos.
Tomei a 5 dias ainda com dor de cabeca corpo desânimo cansado febril
Tomei a vacina ontem pela manhã. No mesmo dia, senti somente dolorido no local da aplicação. No dia seguinte, tive muita muita coriza e espirros….sintomas de gripe mesmo. Mas nada muuuito exagerado não….E o braço um pouco mais dolorido. Acho que amanhã deve dar uma diminuída nesses sintomas gripais (assim espero). Basicamente isso….
Depois de 10 dias de vacinar pode aparecer efeito colateral? faz 10 dias que eu vacinei , faz três dias que começou a dor de cabeça, dor abdominal, náusea e hoje eu tô com muita dor no corpo e calafrio
Tomei 11 hs e até agora 13:30 não tive nenhuma reação. Vamos aguardar pra ver.
Tomei a vacina da Pfaizer dia dia 07/07 no mesmo dia já senti muita dor no local da aplicação da vacina e a garganta ardendo, dor lombar e calafrio. Não tive febre. Dois dias depois apareceu uma íngua na axila do lado em que tomei a vacina . Ainda continuo com dor no braço e no peito.
Tomei vacina 1/07 a tarde, no início da noite deu dor no local da aplicação e anoite não consegui virar pra dormir do lado esquerdo meu braço doeu muito e pela manhã além de não poder mexer o braço, minha pressão caiu muito,me senti sonolenta em sem forças e de uns quatro dias pra cá , estou com dificuldades de raciocínio e lembrar de palavras no meu dia dia, esquecer algo é normal com todos mas da forma q tá acontecendo comigo nunca havia ocorrido, mas no mais tô tranquila ,espero q todos consigam se vacinar, porq com certeza sentir isso não se compara perder a luta para o covid!!!
Bom dia, tomei a primeira dose da vacina da Pfizer ontem, amigos tomaram e relataram não sentir nenhum efeito colateral, bem, parece que fui sorteada. Tomei a vacina e logo começou o incômodo no braço onde foi aplicada, umas quatro horas depois já comecei a sentir muitos calafrios, tive febre, cansaço, sonolência, hj tudo isso mais diarréia… Na loteria que é bom a gente não acerta!
Mas isso tudo é coisa que passa, vamos nos vacinar, os incômodos são para um bem maior, a proteção da vida!
Vacinei Pfizer dia 08/07 e sexta comecei a sentir tonturas, principalmente quando deito, só de virar na cama já fico tonta. Fui ao médico, espero que seja reação da vacina, fiquei preocupada!
Vou fazer uns exames para descartar labirintite ou vertigem ou se realmente reação da vacina!!
Boa sorte a todos!🙏
Eu tomei a Pfizer umas 8h15, 12h ja comecei espirrar e logo veio a coriza e dor de cabeça, ja faz 48 horas e tomei e os sintomas continuam. Espero q melhore logo, mas o alivio de tomar a vacina faz td valer a pena. To mto feliz de ter iniciado minha imunizacao.
Vacinei hj 12/07 com a Pfizer, em coisa de 5 minutos senti um queimor no local da vacina e depois coisa de menos de 20 minutos iniciou uma calor interno do pescoço ao meio do tórax, parecia uma pimenta bem forte, durou horas e agora anoite ajnda está um pouco, tive dores no lado esquer do peito como pontadas, agora a noite deu uma exaustão e dormi das 18h as 22h, acordei com uns aceleramentos e pontadas no peito, o queimor como pimenta da garganta ao tórax está menor, tem mais na garganta agora! Um cansaço leve, o braço dói muito ao mexer e mais ao levantar! Hoje está muito frio aqui onde moro e o meu corpo está bem quente,ma no termômetro não mostra febre! Ficar atenta à mais sinais! Agradeço a Deus e ao SUS pela possibilidade de tomar essa vacina e sei que isso deve ser mínimo perto dos sintomas que a doença pode provocar!
Tomei a segunda dose da Pfizer na terça feira 28/10… ontem acordei com tontura, enjoo e dor de cabeça… hj ainda persistem os sintomas mas mais leves e apareceu uma leve dor de garganta…
Mas estou feliz e grata por estar vacinada e minha família tbm!!!
tomei a vacina por imposição da empresa que trabalho , a dose foi aplicada no dia 03/11/21 tive muitas reações ,uma dor de cabeça horrível com muita tontura e zumbido no ouvido por um período de três semanas, fui ao pronto socorro três vezes busquei orientação medica e tomei muitos medicamentos mas nada melhorava o mal estar. Nunca tive tanta dor de cabeça sensação de desmaio constante.
estou preocupa em tomar a segunda dose