Saiba quais são os 50 países que iniciaram a vacinação contra a Covid-19
A vacinação da Covid-19 no Brasil está programada para final de janeiro mas outros países do mundo já começaram a imunização da doença. Veja.
O coronavírus surgiu na China há mais ou menos um ano e desde então vem mobilizando todo o mundo no combate à doença. Especialistas e infectologistas correm contra o tempo para poder imunizar a população do surto do momento. Cerca de 50 países já iniciaram a vacinação da Covid-19 e a previsão do Brasil está para o final de janeiro e começo de fevereiro de 2021.
Por que o Brasil ainda não realizou a vacinação da Covid-19?
Enquanto os países do mundo vão se mobilizando na vacinação da Covid-19, aqui no Brasil, a imunização está programada para o final de janeiro e início de fevereiro de 2021, segundo o ministro da saúde Eduardo Pazuello. Vale lembrar também que o Plano Nacional de Imunização, criado pelo Governo Federal e lançado no meio de dezembro de 2020, já sofreu pelo menos quatro mudanças quando à data de início.
O que se sabe, até o momento é que idosos, trabalhadores da saúde e indígenas com idade acima de 18 anos serão os primeiros a se imunizar no país. O PNI prevê quatro grupos prioritários que somam 50 milhões de pessoas, o que vai demandar 108,3 milhões de doses de vacina, já incluindo 5% de perdas, uma vez que cada pessoa deve tomar duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção.
Autorização da vacina
Neste momento, o maior impasse é o regulatório. Apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa ter simplificado as regras para permitir o uso emergencial de vacinas, as farmacêuticas ainda não formalizaram pedidos de autorização ao órgão regulador.
Até aqui, os desenvolvedores das fórmulas de Oxford/AstraZeneca e da Pfizer/BioNTech são os únicos que têm condições de pedir a autorização para o uso emergencial – que, de acordo com a Anvisa, será concedida em até dez dias a partir do pedido. No entanto, os laboratórios não cravaram se adotarão a estratégia e, muito menos, divulgaram data para fazê-lo.
Ambas já estão sendo testadas em, pelo menos, 36 países. E aqui, o plano do governo federal, lançado no meio de dezembro, já sofreu pelo menos quatro mudanças quanto à data de início: dezembro, janeiro, fevereiro e março foram sugeridos como meses de início da vacinação.
Coronavac em São Paulo
O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que o Estado de São Paulo já está preparado para iniciar a campanha de vacinação da Covid-19 em 25 de janeiro e o que falta é apenas a autorização da Anvisa.
- Governo inclui Coronavac em Plano Nacional de Imunização; Veja mais.
Segundo Gorinchteyn os insumos necessários para o processo da aprovação da Coronavac – vacina chinesa comprada pelo governo de SP e produzida em parceria com o Instituto Butantan, estão assegurados. “Nós já temos as vacinas, temos 10,8 milhões de vacinas em solo brasileiro —as últimas recebemos no dia 30— e temos as seringas. Estamos aguardando a liberação da Anvisa para vacinar o mais rápido possível”, declarou o secretário à rádio Bandeirantes.
Já sobre a eficácia da Coronavac, o secretário disse ter total confiança e está numa corrida contra o tempo para a autorização. “Não é justo 45 países estarem vacinando e o Brasil pensando se vai comprar [a vacina] ou não. Não podemos aceitar isso”, finalizou.
Países que já iniciaram a vacinação da Covid-19
A China foi o primeiro país a iniciar uma campanha de vacinação reservada aos mais vulneráveis, grupo de trabalhadores, estudantes e cuidadores de idosos. Sem mesmo esperar que uma vacina fosse formalmente autorizada, Pequim aplicou cinco milhões de doses experimentais nos chineses.
A Rússia foi o segundo país que imunizou as pessoas mais frágeis lá em 5 de dezembro. A vacina usada foi a Sputnik V, aprovada na Bielorússia e Argentina.
Na Europa, o Reino Unido foi o primeiro país a imunizar a população com a vacina Pfizer-BioNTech. A campanha de vacinação começou a 8 de Dezembro, cerca de 800 mil pessoas já receberam as vacinas, segundo o Serviço Nacional de Saúde.
Estados Unidos e a vacinação da Covid-19
Também com a Pfizer, os Estados Unidos iniciaram a imunização na América do Norte. É lá também que concentra o maior número de óbitos de Covid-19 no mundo, com mais de 400 mil mortes até o momento. No país, a vacinação começou no dia 14 de dezembro, e já foram vacinadas quase 2 milhões de pessoas.
Veja a lista dos países que já vacinaram a população em dezembro
- Arábia Saudita
- Barherein
- Canadá
- Chile
- China
- Costa Rica
- EUA
- Emirados Árabes
- Israel
- Kuwait
- México
- Qatar
- Reino Unido
- Rússia
- Sérvia
- Omã
- União Europeia
Vale ressaltar que na Ásia, Singapura lançou a campanha de vacinação da Covid-19 na semana passada
Países que vão vacinar no primeiro trimestre de 2021
- Argélia
- Índia
- Japão
- Taiwan
- Filipinas
- Paquistão
- Afeganistão
- Tailândia
- Turquia
O vírus da Covid-19 já matou mais de 1,8 milhão de pessoas em todo o planeta. Cada dia que passa, se não há prevenção, o contágio é certeiro.