Não faz parte do grupo de risco? Veja qual seu lugar na fila de vacinação
Questionamento está entre as principais dúvidas dos brasileiros. Entenda a ordem de prioridade na fila da vacinação do Brasil, de acordo com a Campanha Nacional de Imunização do governo federal.
“Qual é meu lugar na fila de vacinação?”, com certeza esta é uma pergunta que está sendo feita por milhares de brasileiros e brasileiras nesta segunda-feira (18), dia em que começou oficialmente a campanha de imunização contra a Covid-19 no Brasil.
A verdade é que até o momento não há respostas exatas e precisas sobre o lugar na fila, mas é possível ter uma previsão de acordo com o calendário divulgado pelo governo federal, que afirmou que a Campanha Nacional de Vacinação irá respeitar fases de acordo com os grupos de risco, faixas etárias e profissionais.
Confira abaixo quais deverão ser as ordens seguidas pelos governos estaduais nos próximos meses:
Quem está na fila de vacinação – Fase 1
Esta fase foi iniciada nesta segunda-feira (18), mas ainda como experimentação. As primeiras vacinas aplicadas até o momento foram destinadas para os profissionais da saúde e indígenas. O imunizante do Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, a CoronaVac, saiu na frente e marcou o início da vacinação no país.
- Pessoas com mais de 75 anos ou com mais de 60 anos em casas de repouso;
- Povos tradicionais, indígenas e ribeirinhos;
- Trabalhadores da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros);
- Trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, entre outros);
A expectativa é de imunizar cerca de 14,8 milhões de pessoas só nesta primeira fase, de acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Quem está na fila de vacinação – Fase 2
Este momento está previsto para ter início após o segundo e terceiro mês após início da campanha, ou seja, nos meses de abril e maio. Nesta segunda fase é esperado imunizar cerca de 22,1 milhões de pessoas.
- Pessoas de 60 a 74 anos que não vivem em casas de longa permanência (asilo, centros psiquiátricos, entre outros).
Quem está na fila de vacinação – Fase 3
A terceira fase está prevista para iniciar no mês de junho. Segundo o governo federal cerca de 12,7 milhões de pessoas serão vacinadas.
- Pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer ou obesidade grave).
Quem está na fila de vacinação – Grupo Prioritário
A fase chamada de Grupo Prioritário marca o início da vacinação na população de acordo com os serviços prestados. Sua data de início está prevista para acontecer durante 12 meses após o início da Fase 3, ou seja, em junho. O governo pretende vacinar cerca de 10 milhões de brasileiros.
- Profissionais da área de educação (professores do nível básico ao superior, sendo eles de instituições públicas ou privadas;
- Profissionais da área da segurança (policial federal, militar ou civil, Forças Armadas e bombeiros);
- Funcionários do sistema prisional, incluindo presos;
- Quilombolas;
- Moradores de rua;
- Portadores de deficiência.
Quem está na fila de vacinação – Grupo Não Prioritário
Esta fase contemplará a maioria da população brasileira, isso porque a previsão é que 120 milhões de pessoas sejam vacinadas. Entretanto, o momento ainda não possui previsão de datas ou meses, já que é o último da Campanha Nacional de Vacinação. Os brasileiros e brasileiras que pertencem a esta posição deverão esperar até que o Grupo Prioritário se vacine nos próximos 12 meses seguintes da Fase 3.
- Pessoas entre 18 e 59 anos;
- Pessoas que não estão em condição de vulnerabilidade social;
- Pessoas que não atuam em profissões essenciais;
- Pessoas que não possuem comorbidades.
Quem não está na fila de vacinação
O governo ainda não traçou um plano de imunização para menores de 18 anos, crianças e gestantes. Por falta de informações, as vacinas não são recomendadas para este grupo, então o que resta é esperar!