Coronavírus na Índia: mais de 4 milhões tiveram Covid-19
Amostra feita com pouco mais de 20 mil moradores da cidade indica que quase 1/4 da população foi exposta ao vírus.
Esta semana, o Centro Nacional de Controle de Doenças (NCDC) da Índia divulgou o resultado de um estudo que indica que 23,4% da população de Nova Déli já foi exposta ao Covid-19. O número representa quase 1/4 dos residentes da capital indiana.
O estudo, realizado de forma aleatória com mais de 21 mil moradores, alega que, a princípio, a maioria das pessoas não apresentou sintomas da doença.
O cenário de Coronavírus na Índia
De acordo com o jornal britânico The Guardian, os dados da pesquisa chegam num contexto de crise no sistema de saúde da cidade. No mês passado, a onda do Coronavírus na Índia atingiu com força a capital.
Por consequência, o número de mortes cresceu vertiginosamente enquanto os hospitais da região ficavam lotados e sem camas e ventiladores disponíveis.
O resultado do estudo também revela uma taxa de exposição muito maior do que os mais de 123 mil casos reportados pelo governo de Nova Déli. Assim, o NCDC aponta que a disseminação de Covid-19 na Índia pode ser muito maior do que mostram as estatísticas oficiais.
Índia sobe no ranking de casos de covid-19
Com uma curva de infecções que parece longe do achatamento, os casos de Coronavírus na Índia chegaram a 1,3 milhão, nesta sexta-feira, 24. Ao mesmo tempo, o país já soma 30 mil óbitos causados pela pandemia.
Com isso, o país passou a ocupar o sexto lugar em número de mortos por Covid-19, ficando atrás de Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, México e Itália. O balanço foi divulgado pela AFP e baseado em dados oficiais.
Apesar disso, a Índia decidiu reabrir suas fronteiras internacionais para países como Estados Unidos e França. Em contrapartida, diversos estados voltaram a promover bloqueios e políticas rígidas para o cruzamento de fronteiras.
Goa, por exemplo, irá testar todas as pessoas que entrarem no estado. Kerala e Caxemira devem reintroduzir toques de recolher para controlar a propagação do Coronavírus na Índia.