Coronavac: Butantan anunciará amanhã eficácia geral da vacina
Após pedido emergencial à Anvisa, instituto deve emitir novos dados da Coronavac. Veja o que disse o governador de SP
O Instituto Butantan anunciou que divulgará nesta terça-feira (12) os dados de eficácia geral da vacina contra Covid-19, CoronaVac. A divulgação de novos dados da fase 3 dos testes do imunizante foi confirmada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em entrevistas concedidas na manhã desta segunda (11).
Eficácia global da Coronavac
Dória que o Instituto Butantan fará uma apresentação específica sobre a CoronaVac às 12h45 de amanhã. “Dimas [Covas, presidente do Instituto Butantan] e outros cientistas vão discorrer sobre dados complementares da vacina. É tema da ciência, não da política”, disse o governador à CBN.
“Esses dados que chamamos de eficácia global estão em posse do Butantan e da Anvisa, e dessa maneira saberemos todos amanhã essas informações que são de fundamental importância para que possamos inserir nas propostas da campanha (de vacinação), trazendo à tona essa qualidade de informações”, explicou Gorinchteyn à Globonews.
Anvisa
Na sexta-feira (08), o Butantan apresentou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o pedido de uso emergencial da CoronaVac, porém, no dia seguinte, o órgão federal cobrou a submissão de mais dados e informações sobre o imunizante.
O prazo previsto pela Anvisa para conceder ou não o registro de emergência é de dez dias e, para adiantar o processo, o Butantan começou a enviar os documentos pendentes ainda no domingo (10).
Pesquisadores e especialistas cobram a divulgação da taxa de eficácia geral do imunizante, que consiste na comparação de quantas pessoas ficaram doentes entre os grupos de vacinados e daqueles que apenas receberam o placebo.
Na última quinta, o governador de SP anunciou em entrevista que a vacina foi 100% eficaz na prevenção de casos graves e moderados de Covid-19 e tinha eficácia de 78% a 100% contra o coronavírus, mas em desfechos secundários. Isto é, como a doença evoluiu entre os infectados, mas não quantas pessoas ficaram doentes.
CoronaVac na Indonésia
Na manhã desta segunda-feira (11), a Indonésia anunciou os testes da CoronaVac no país. O resultado pontuou 65% de eficácia da vacina contra Covid-19 criada pelo laboratório chinês.
O anúncio da Indonésia soou positivo ao governador de SP. “É bem vinda a aprovação da Indonésia, é o primeiro país que aprova formalmente, pela agência sanitária, a CoronaVac. Estão observando senso de urgência para salvar vidas dos seus habitantes. Espero que a Anvisa compreenda que também precisa salvar vidas aqui”, disse Dória.
Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde – OMS recomenda uma taxa mínima de 50% de eficácia.