Como plantar gengibre: dicas para cuidar da planta em casa
Aprenda a cultivar essa raiz de sabor marcante e cheia de nutrientes e propriedades nutricionais que dão uma forcinha extra para a saúde.
Já pensou em aprender como plantar gengibre em casa? A ideia talvez soe um pouco inusitada, mas a verdade é que essa raiz não só é fácil de cultivar, como também pode te ajudar na cozinha e ainda proporcionar mais saúde ao seu corpo.
Isso porque o gengibre é conhecido por esses dois motivos: seu sabor picante, muito apreciado na culinária, e suas propriedades como planta medicinal.
Levada da Ásia para a Europa pelo explorador italiano Marco Polo, a raiz ganhou o mundo por seus diferentes usos. O chá de gengibre, por exemplo, tem efeito em tratamentos para dor de garganta e resfriados e na prevenção de doenças cardiovasculares. Ele também melhora a imunidade e atua como termogênico – que ajuda na queima de gordura corporal.
Por outro lado, na gastronomia, é base de muitos pratos japoneses e indianos. Em geral, é utilizado em receitas que levam ingredientes como frango e peixes, e também no arroz e em molhos.
Agora, você confere como plantar gengibre em casa e ter todas essas vantagens ao toque da mão.
Como plantar gengibre em casa?
O gengibre se desenvolve muito bem em climas tropicais, com temperaturas entre 17°C e 35°C, mas há variedades que se adaptam melhor às regiões frias.
Em primeiro lugar, escolha uma raiz saudável para plantar. Ela não pode estar nem murcha nem enrugada. O ideal é uma muda que já apresente brotos verdes. Caso contrário, basta deixá-la de molho em água morna durante a noite que os brotos vão surgir.
Para plantar o gengibre você precisa espalhar pedras no fundo de um vaso grande e, logo depois, uma mistura de terra orgânica e adubo com um pouco de areia. Coloque apenas um pedaço de gengibre de 3 a 5 cm no vaso. A raiz precisa de espaço porque cresce na horizontal. Deixe os brotinhos verdes virados para cima.
Mantenha o vaso em um local quente, mas fora da luz direta do sol. Dentro de casa, o ideal é que ele fique perto de uma janela, mas à sombra.
O gengibre adora água, então faça regas com frequência, principalmente quando os botões começarem a surgir. No entanto, preste bastante atenção para não deixar a terra encharcada.
Essas dicas valem também para quem quer plantar o gengibre no quintal ou em um jardim. Além disso, é interessante colocar as mudas em sulcos com 15 cm de profundidade e uma distância de 8 cm entre cada uma.
Depois de plantadas, as mudas devem ser cobertas com uma camada de terra de aproximadamente 10 cm. Esse processo deve ser refeito periodicamente, visto que a planta do gengibre cresce para cima. Ela pode chegar a 1,5 m de altura.
Quanto tempo até colher o gengibre?
Algumas semanas depois de plantar o gengibre, começam a surgir as primeiras folhas. Dentro de 7 a 10 meses já é possível colher a raiz. O sinal de que a planta está madura é o amarelecimento das folhas.
Para fazer a colheita é preciso colocar a mão na terra com cuidado para expor a raiz e então cortar apenas a quantidade que vai utilizar. Na sequência, é importante cobrir novamente as plantas que ficaram no vaso com mais uma quantidade de terra orgânica. Isso fará com que a planta viva por muitos anos, sem precisar replantar.
Pronto, depois de plantar o gengibre e colher sua própria raiz é só apreciar seu sabor e todos os seus benefícios para a saúde.