Como fica a vacinação no feriado de 7 de setembro em SP?
Nesta terça-feira, dia 7 de setembro, os serviços públicos na cidade de São Paulo devem ser paralisados por causa do feriado a Independência do Brasil. Por isso, a vacinação contra a covid-19 será suspensa, mas retornará na quarta-feira (8), com o funcionamento de toda a rede. Veja como será a vacinação do feriado em SP:
Vacinação em SP após o feriado de 7 de setembro
Após o feriado da Independência, a vacinação em São Paulo voltará ao normal e continuará com a primeira dose em adolescentes de 12 a 14 anos. O calendário também abrange a aplicação extra para idosos com mais de 90 anos. O calendário desses dois grupos segue até o dia 12 de setembro.
Os idosos devem comparecer a um dos mais de 600 postos de vacinação da capital, com o comprovante de vacinação do ciclo vacinal completo (a segunda dose deve ter sido aplicada há pelo menos seis meses), documento com foto e comprovante de residência na capital.
Os idosos com mais de 60 anos também já podem fazer a inscrição nas UBSs para receber as doses remanescentes, a chamada xepa. Vale para quem tomou a segunda dose há mais seis meses na capital. Para isso, é preciso apresentar o comprovante de vacinação com ciclo vacinal completo, documento com foto e comprovante de residência.
O que vai funcionar em SP no feriado?
Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:
– Hospitais e prontos-socorros;
– Hospitais Dia 24h;
– Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
– Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
– Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção;
– Samu 192.
Atenderão parcialmente
– As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão na segunda-feira (6), somente para vacinação, das 8h às 17h;
– As AMAs 12h funcionarão das 7h às 19h. Já as AMAs/UBSs Integradas atenderão das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à AMA e para a vacinação contra a Covid-19, na segunda-feira (6);
– Os Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III) que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público;
– Hospitais Dia atendem normalmente na segunda (6) e fecham ao público na terça, feriado.
Estarão fechados nos dias 6 e 7 de setembro:
– Ambulatórios de Especialidade (AE);
– Centros de Atenção Psicossocial II (Caps II);
– Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis);
– As unidades da rede municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids;
– Hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul. A Coordenadora de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) atenderá apenas demandas internas.;
Além destes equipamentos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão.