SP vai adiantar 2ª dose da Astrazeneca e cadastro está aberto; como fazer
A Prefeitura de São Paulo decidiu reduzir o intervalo de aplicação das vacinas Pfizer, Coronavac e Astrazeneca. A antecipação da segunda dose dos imunizantes é anunciada ao mesmo tempo em que o Ministério da Saúde já avisa sobre a falta da Astrazeneca.
Quem mora na capital paulista e estiver esperando pela segunda dose da vacina já pode se cadastrar na “xepa”, nome como ficou conhecida a fila de espera para a imunização com as “sobras” das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde).
Esta é a primeira vez que a Prefeitura abre cadastro para a xepa da segunda dose que dá a chance da população de antecipar o reforço na imunização.
Vai faltar vacina da Astrazeneca em SP?
Existe sim uma previsão de que possa faltar doses da Astrazeneca para quem vai tomar o reforço do imunizante. Segundo o próprio Ministério da Saúde, das 56,9 milhões de pessoas que precisam receber a segunda dose até setembro, a Fiocruz afirmou que conseguiria entregar somente 23,5 milhões de doses.
A explicação está na falta de matéria-prima importada. Então, pode ser que o Brasil enfrente um atraso de segunda dose para pelo menos 33,4 milhões de brasileiros que tomaram a Astrazeneca.
Quem pode tomar a segunda dose na xepa SP – adiantar 2 dose Astrazeneca
Quem tomou a primeira dose da Astrazeneca e ou da Pfizer há pelo menos 60 dias pode entrar na xepa para a segunda dose da vacina. Isso se você não estiver sido “alcançado” pelo calendário da imunização.
Para quem tomou Coronavac, o intervalo é menor, e já pode se cadastrar para a xepa a partir de 15 dias da primeira dose.
Como me cadastrar para a xepa da segunda dose em SP?
A xepa, quer dizer, a “sobra” das vacinas é uma forma de evitar desperdiçar doses remanescentes nas unidades de saúde.
Em São Paulo capital, as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) aplicam entre 1,8 mil e 2 mil doses diárias. Para que não haja desperdício de vacina, a Prefeitura Municipal de São Paulo determinou que a unidade precisa manter uma lista de espera com nome e telefone de residentes na capital paulista e que possam vir até o posto quando convocados.
Na prática, funciona assim: você faz o cadastro na UBS e aguarda ser chamado ao final do dia, quando está prestes a encerrar a vacinação.
A UBS convoca aquelas pessoas que trabalham ou moram mais próximos das unidades para tomar a xepa. Na ocasião, é preciso levar comprovante de residência.
Para se inscrever na xepa da vacina, basta ir até a UBS mais próxima de você durante horário de funcionamento da unidade e fazer o cadastro.
Por que adiantar 2 dose Astrazeneca?
A Prefeitura resolveu abrir a xepa para a segunda dose porque pretende imunizar toda a população adulta ainda no mês de agosto com a primeira dose.
A antecipação vem sendo aplicada em outros estados do País como estratégia para conter a contaminação pela variante delta.
Atualmente, o recomendável pelo Ministério da Saúde é adotar o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação da Pfizer e Astrazeneca e de 14 a 28 dias para a Coronavac.
No entanto, cada estado pode seguir um intervalo menor ou maior para a segunda dose.
Em quais postos consigo me cadastrar para a xepa da segunda dose em SP?
De segunda a sexta-feira, toda a rede de postos de São Paulo Capital está na ativa. Para se cadastrar para a xepa da segunda dose, basta procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam das 7h às 19h.
O cadastro é feito pessoalmente. Confira aqui a lista de endereços e localiza e unidade mais próxima de você.
O que é preciso para se vacinar em São Paulo
Na capital é obrigatória a apresentação do comprovante de residência físico ou digital, além de documento pessoal com foto.
Quem não tiver o comprovante em seu nome pode levar em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos.
Só é preciso mostrar um documento que comprove o parentesco ou estado civil. Pode ser desde RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.
Para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação, os moradores da Capital podem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já www.vacinaja.sp.gov.br.