Chá de louro: confira os benefícios e aprenda a preparar
Cheia de aroma e sabor, essa planta medicinal pode ser usada como tempero e também ajuda a turbinar a saúde.
Você já experimentou o chá de louro? Se, para você, a presença dessa folha na cozinha se limita à culinária, está na hora de ampliar a forma de consumo e aproveitar todos os benefícios do louro.
A planta não só é muito aromática e cheia de sabor (quem nunca cozinhou feijão com uma folha de louro?), mas também apresenta muitas propriedades medicinais.
Além disso, o louro é ainda bastante versátil, já que você pode usá-lo para preparar diferentes tipos de chá.
Conheça abaixo as vantagens que ela proporciona à saúde e aprenda a preparar chás utilizando a folha de louro.
Benefícios do chá de louro
Em primeiro lugar, a folha de louro e, por consequência, a bebida preparada com ela, contém enzimas que ajudam no processo de digestão. Ou seja, invista no chá de louro após as refeições se você sofre com indigestão ou inchaço abdominal.
A planta – que também é rica em vitaminas A e C, ferro e cálcio – atua como anti-inflamatório e analgésico natural. Outras características são o auxílio na regulação do fluxo e das cólicas menstruais e a redução dos níveis de estresse e ansiedade.
Além disso, o chá de louro tem propriedades diuréticas, recurso que pode contribuir com o emagrecimento.
Para completar a lista de benefícios, de acordo com uma pesquisa publicada em 2014, a folha de louro tem efeito favorável contra células cancerígenas. A planta medicinal pode ainda auxiliar no tratamento de pedras nos rins, diabetes e reumatismo.
Apesar de todos esses pontos positivos, vale ressaltar que, seja qual for o problema de saúde, é essencial consultar um médico para avaliar o tratamento mais indicado em cada caso.
Cuidados ao consumir o louro
Você pode consumir tanto o chá de louro quanto usá-lo na cozinha sem medo. Só tenha cuidado para não ingerir a planta, já que o organismo é incapaz de fazer sua digestão. Então, depois de preparar a refeição ou a bebida, lembre-se de retirar a folha.
Convém ainda não exagerar no consumo, visto que pode provocar sintomas como sonolência, cólicas, diarreia e dor de cabeça, por exemplo. E como a folha de louro controla os níveis de açúcar no sangue, seu excesso pode causar hipoglicemia.
No caso de gestantes e mulheres que estão amamentando, a recomendação é consultar um médico antes de incluir a planta na alimentação.
Como preparar o chá de louro
Chá de louro puro
Uma bebida simples, mas cheia de benefícios para o organismo.
Ingredientes
- 3 folhas de louro
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicione as folhas de louro na água fervente e deixe a infusão agir por 10 minutos. Use mel ou açúcar para adoçar. Você pode tomar a bebida de 3 a 4 vezes por dia.
Louro com canela
Esse chá é diurético e usa a canela para acelerar o metabolismo, por isso, contirbui para o processo de emagrecimento.
Ingredientes
- 6 folhas de louro
- 1 litro de água
- 2 paus de canela
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e leve para ferver. Assim que levantar fervura, desligue e deixe a infusão esfriar. Sirva após coar.
Louro com chá verde
Essa combinação dá uma forcinha extra para as funções do cérebro, acelera o gasto energético e melhora o desempenho físico.
Ingredientes
- 2 folhas de louro
- 3 xícaras de água fervente
- 1 colher de chá de chá verde
- 1 colher de chá de canela em pó
Modo de preparo
Adicione o chá verde, a canela e as folhas de louro na água fervente. Logo depois, deixe a infusão descansar por 15 minutos. Coe a água, deixe esfriar e adoce a gosto.