Benefícios da Quinoa: 7 motivos para conhecer esse superalimento
A quinoa é uma semente poderosa que conquistou países por oferecer inúmeros benefícios aos que a consomem com regularidade. Conheça as vantagens de incluí-la na sua alimentação
Os benefícios da quinoa a fizeram ir de pseudo-cereal (na verdade, ela é uma semente) desconhecido para superalimento cobiçado em tempo recorde quando o mundo descobriu suas características nutricionais.
O alimento, que já foi chamado pelos Incas de “mãe de todos os grãos”, foi homenageado até mesmo pela Organização das Nações Unidas, que declarou 2013 o “Ano Internacional da Quinoa”.
Segundo a organização, o valor nutricional da quinoa tornam seu cultivo uma alternativa para os países que enfrentam insegurança alimentar.
Sim, essa sementinha é capaz de mudar o muno! Mas se você ainda não está convencido, confira a nossa lista de 7 benefícios da quinoa e saiba mais:
7 Benefícios da Quinoa
1. É incrivelmente nutritiva
Já falamos que a quinoa é riquíssima em uma série de nutrientes, certo? Mas veja por si mesmo o valor nutricional de uma xícara de 185 gramas quinoa cozida:
- Proteínas: 8 gramas
- Fibras: 5 gramas
- Manganês: 58% da ingestão diária recomendada (IDR)
- Magnésio: 30% da IDR
- Fósforo: 28% da IDR
- Ácido Fólico: 19% da IDR
- Cobre: 18% da IDR
- Ferro: 15% da IDR
- Zinco: 13% da IDR
- Potaássio 9% da IDR
- Mais de 10% da IDR de vitaminas B1, B2 and B6
- Pequenas quantidades de cálcio, B3 (niacina) e vitamina E.
A xícara de quinoa tem 222 calorias, 39 gramas de carboidratos e 4 gramas de gordura, das quais uma pequena quantidade é ômega 3.
2. Aumenta a imunidade
Como se todas as vitaminas e minerais da quinoa ainda não fossem suficiente, ela também é rica em nutrientes menos famosos que podem fazer toda a diferença na nossa saúde. Por exemplo, os flavonóides são antioxidantes naturais das plantas que nos beneficiam de muitas formas.
A quercetina e o quempferol são dois flavonóides poderosos encontrados na quinoa que possuem ação anti-inflamatória, antiviral e anti-cancerígena. Além disso, um estudo de 2009 feito em cooperação entre universidades americanas e chinesas comprovou que esses flavonóides são anti-depressivos com potencial e auxiliar no tratamento do Alzheimer.
3. É um alimento naturalmente sem glúten
Muitas pessoas estão tentando reduzir ou eliminar o glúten na sua dieta, seja por doença celíaca, alergia, intolência, ou simplesmente para maximizarem seu bem-estar.
O glúten é uma proteína de digestão difícil, podendo causar mal estar e inchaço em alguns, especialmente quando consumia em excesso.
Um dos benefícios da quinoa é que ela é um alimento naturalmente sem glúten que pode servir como uma base altamente nutritiva para muitas refeições. Versátil, ela pode ser consumida como grão cozido ou ser a base de massas, pães e afins.
Inclusive, um estudo da Universidade de Columbia demonstrou que a substituição de alimentos gluten-free processados por derivados da quinoa é capaz de aumentar dramaticamente a quantidade de nutrientes na sua dieta.
4. Contém todos os aminoácidos essenciais
Esse benefício da quinoa é uma excelente notícia para atletas e vegetarianos: a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais, sendo considerada uma proteína completa!
As proteínas são feitas de aminoácidos dos quais nove são considerados essenciais por um motivo simples: nossos corpos não são capazes de sintetizá-los. Sendo assim, é necessário ingeri-los através da nossa dieta.
Porém, nem sempre é fácil encontrar esses aminoácidos, especialmente em uma alimentação à base de plantas. No entanto, a quinoa é uma excelente fonte de todos os aminoácidos essenciais, com suas 8 gramas de proteína de alta qualidade por xícara.
Sendo assim, a quinoa é um alimento excelente também para quem pratica esportes e busca ganho de massa muscular.
5. Ajuda a reduzir o açúcar no sangue
Além disso, o alto açúcar no sangue pode desencadear ou agravar doenças coronárias e diabetes tipo 2. De acordo com a Universidade de Sydney, o índice glicêmico da quinoa é 53, o que é bastante baixo.
6. Combate o colesterol e as doenças cardíacas
Em tempos de pouco tempo para a alimentação, o colesterol é um problema de saúde pública que atinge uma grande parte da população e as doenças cardíacas também.
Um benefício da quinoa comprovado é sua capacidade de regular o triglicérides, por ser uma fonte natural de fitosteróis e ômega 3. Além isso, as proteínas da quinoa aumentam a capacidade do ácido biliar no estômago de absorver gordura melhor. Assim, a quinoa reduz as probabilidades de doenças coronárias.
7. Auxilia na perda de peso
Nenhum alimento sozinho pode promover a perda de peso, mas alguns deles reúnem algumas características que podem ajudar nesse processo.
Diversos benefícios da quinoa se combinam a tornando extremamente favorável à dietas de emagrecimento. Assim, incluir a quinoa na sua alimentação pode auxiliar na perda dos quilos indesejáveis.
Para começar, a alta quantidade de proteínas pode acelerar o metabolismo e reduzir o apetite. Já as fibras promovem sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de calorias. Além disso, o baixo índice glicêmico faz com que demoremos mais tempo para sentir fome.
Benefício da Quinoa Extra: Ela é muito prática!
A quinoa, além de fazer muito bem pra sua saúde, ainda é super fácil de ser incorporada à sua dieta: prepará-la e combiná-la com alimentos é muito simples.
A quinoa, após cozida, vira um cereal de sabor suave e pode ser combinada com pratos doces ou salgados, quentes ou frios, fazendo com que seja possível consumi-la em qualquer refeição. Assim, você pode melhorar o valor nutricional de seu café, almoço ou janta adicionando uma porção de quinoa cozida.