Alimentos sem glúten para incluir na rotina
Precisa tirar essa proteína da dieta e não sabe por onde começar? Organizamos uma lista de alimentos sem glúten para te ajudar.
Os alimentos sem glúten são uma necessidade para quem tem doença celíaca, alergia ou intolerância a essa proteína. No entanto, seu consumo pode trazer benefícios a qualquer pessoa, pois o glúten é de digestão difícil e pode causar mal-estar e inchaço.
Como nossa alimentação está bastante vinculada aos alimentos a base de trigo, tirar o glúten da sua dieta pode parecer uma tarefa difícil. Mas, por sorte, existem muitas opções saudáveis e deliciosas livres da proteína.
O jeito mais simples e seguro de tirar o glúten da sua alimentação é tentar incluir mais dos grupos que são alimentos sem glúten por natureza:
Alimentos naturalmente sem glúten:
- Frutas: além de serem naturalmente livres de glúten, as frutas oferecem vitaminas e minerais essenciais. Além disso, sua constituição rica em água ajudar a manter o corpo hidratado. Podem ser combinadas com cereais sem glúten, nozes e laticínios.
- Legumes e Vegetais: em forma de salada, sopa, assados ou grelhados, os legumes e vegetais oferecem muitas possibilidades de sabores e textura seguros para os celíacos, alérgicos e intolerantes.
- Cereais sem glúten: trigo, arroz, milho, aveia, quinoa, chia, linhaça e amaranto são alimentos sem glúten, porém podem ser contaminados se processados junto a outros cereais. É importante verificar o que diz a embalagem.
- Carnes: ricas em proteínas e gordura, as carnes são seguras, mas devem sempre ser consumidas com moderação.
- Laticínios: leite, iogurte, manteiga e queijo estão liberados, porém, se você for adquirir versões industrializadas, é sempre bom verificar a lista de ingredientes.
- Feijões e Vagens: os feijões e vagens oferecem ao corpo proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, carboidratos e fibras, sendo quase refeições completas em si. Combinados com um cereal seguro, fazem uma boa base para uma refeição sem glúten.
- Batatas e mandiocas: os tubérculos e seus derivados, como a tapioca e a fécula de batata, são alimentos sem glúten e seu consumo é muito benéfico, sendo observado entre as populações que vivem mais.
- Nozes: as nozes são frutos secos deliciosos e de altíssimo valor nutritivo, além de serem muito práticas de carregar, o que as torna perfeitas para levar como lanche. Ricas em gorduras boas, são capazes de produzir sensação de saciedade por muitas horas.
- Gorduras e temperos: os óleos, azeites e margarinas são seguros para os celíacos, assim como o sal, o açúcar e demais temperos. Porém, é sabido que alguns temperos são diluídos ou adulterados, especialmente as misturas prontas. É sempre importante verificar a pureza desses ingredientes.
Versões sem glúten
Existem também muitas versões sem glúten no mercado de alimentos que originalmente contém glúten. Elas são ótimas para quando bate a saudade de certos sabores, mas são quase sempre ultraprocessadas.
Logo, é importante ter em mente que uma vida saudável sem glúten passa por incorporar à sua rotina alimentos minimamente processados. São esses alimentos que vão manter seu corpo saudável e livre de outras doenças.
Além disso, os alimentos frescos oferecem maior garantia de não conter glúten, pois o glúten é uma proteína com um comportamento um pouco diferente, sendo capaz de contaminar um alimento sem glúten por exposição.
Sendo assim, qualquer processamento dentro de uma fábrica alimentícia pode expor um alimento que originalmente não contém glúten ao contato com outro que contenha.
O que comer no café da manhã que não tenha glúten?
Para a maioria das pessoas, a refeição mais desafiadora para se tirar o glúten é a primeira do dia. Um café da manhã apenas com alimentos sem glúten parece um grande desafio, uma vez que é até difícil imaginar uma mesa de café da manhã sem pão.
Mas não se preocupe, você pode sim tomar um café da manhã maravilhoso e que não fará nenhum mal ao seu organismo.
Alimentos sem glúten para o café da manhã:
- Tapioca salgada ou doce: um bom substituto para o pão, pode ser encontrado facilmente em qualquer mercado e é fácil de preparar.
- Mingau de aveia com frutas: essa receita tradicional é muito nutritiva e uma boa pedida para os dias frios. Só não esqueça de conferir na embalagem se a aveia é sem glúten.
- Frutas, cereais sem glúten e iogurte: A mistura das vitaminas das frutas, dos minerais e energia dos cereais e do cálcio e proteínas do laticínio torna esse um café da manhã completo!
- Biscoitos de arroz: extremamente práticos, podem substituir torradinhas em um café da manhã ou lanche para quem não tem muito tempo para dedicar ao preparo.
- Batata-doce ou outros tubérculos: um café da manhã tradicional que caiu em esquecimento, a batata doce cozida ou assada é uma opção saudável e segura pra celíacos e afins.
- E, claro, café! O café não contém glúten e está liberado, assim como o chá!
Esperamos que essas listas tenham ajudado, mas em caso de desconforto, não deixe de procurar um médico. Só ele poderá dizer se o seu problema é de fato o glúten ou outra coisa.