Posse de Lula hoje, 1 de janeiro: horário, como assistir online e programação
Petista retorna ao Palácio do Planalto para um terceiro mandato
A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acontece neste domingo, 1º de janeiro, em Brasília, e será transmitia ao vivo pela televisão e internet. Também será realizado o Festival do Futuro no mesmo dia, que contará com shows de Pabllo Vittar, Chico César, BaianaSystem, entre outros artistas.
Como assistir a posse de Lula?
A posse de Lula acontece no domingo, 1º, a partir das 13h45, horário de Brasília. Globo, Band, SBT e Record são as emissoras que vão transmitir a cerimônia pela televisão e também em suas plataformas na internet. Também será possível acompanhar pela TV Senado, TV Câmara e TV Senado.
Os brasileiros que não conseguirem assistir a posse de Lula pela TV podem acompanhar a transmissão online de forma gratuita. Veja como:
Globoplay
O Globoplay é a plataforma de streaming da Globo, que dá acesso ao sinal gratuito da emissora mediante cadastro. Para assistir, siga os passos:
Passo 1: acesse o Globoplay no navegador de seu smartphone ou em seu computador. Se preferir, baixe o aplicativo na App Store para iOS ou no Google Play para Android (https://globoplay.globo.com/);
Passo 2: clique em ‘Agora’ para acessar o sinal gratuito da Globo. No entanto, a plataforma pede um cadastro para iniciar a transmissão ao vivo. Se você já for assinante, basta inserir o e-mail e a senha cadastrados e fazer login.
Novos usuários precisam se cadastrar na plataforma de streaming. Clique em ‘criar conta’ e insira os dados solicitados pela sistema, como nome completo, e-mail e data de nascimento. Também é necessário concordar com os termos de uso e política de privacidade;
Passo 3: feito isso, retorne para a página do ‘Agora’ e aguarde o início da transmissão.
PlayPlus
O PlayPlus é a plataforma de streaming da Record, que começará a transmitir a posse de Lula a partir das 13h30, horário de Brasília.
Passo 1: acesse o PlayPlus no navegador de seu smartphone/computador ou baixe o aplicativo (https://www.playplus.com/);
Passo 2: usuários cadastrados precisam clicar em ‘entrar’ e colocar os dados de login. Novos usuários precisam se cadastrar, clicando em ‘faça um teste grátis’;
Passo 3: preencha os dados solicitados pelo sistema, incluindo nome, data de nascimento, e-mail e crie uma senha;
Passo 4: na página inicial, clique em ‘ao vivo’ e selecione o sinal referente a sua cidade. Exemplo: Record TV São Paulo.
BandPlay
O BandPlay funciona da mesma forma que o GloboPlay e o PlayPlus. É necessário realizar um cadastro na plataforma para ter acesso ao sinal da Band. Depois, basta clicar em ‘ao vivo'(https://bandplay.com/).
SBT
O SBT não requer cadastro para ter acesso ao sinal. Acesse o site e aguarde a transmissão começar (https://www.sbt.com.br/ao-vivo).
Agenda da posse de Lula
A cerimônia da posse de Lula se inicia às 13h45, horário de Brasília, com a chegada dos chefes de estado e de governo. A formalidade continua com a chegada das autoridades e convidados.
A chegada de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin no Congresso Nacional está prevista para às 14h20, horário de Brasília. A sessão solene de Posse Presidencial está marcada para às 15h. Confira a agenda completa:
- 13h45 – Chegada dos chefes de estado e de governo;
- 13h30 – Chegada das autoridades e convidados;
- 14h20 – Chegada de Lula e Alckmin na Catedral Metropolitana de Brasília;
- 14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;
- 14h40 – Chegada de Lula e Alckmin no Congresso Nacional com receptivo dos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados;
- 15h – Início da Sessão Solene de Posse Presidencial, assinatura do termo de posse e pronunciamento;
- 15h50 – Deslocamento do presidente e do vice-presidente da república para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
- 16h – Saída de Lula e Alckmin da Sala de Audiência para a área externa do Palácio;
- 16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares;
- 16h20 – Saída de Lula e Alckmin para o palácio do planalto, onde o presidente subirá a rampa e receberá a faixa.
LEIA TAMBÉM
- Sem Bolsonaro, quem vai passar a faixa para o Lula?
-
Maduro na posse de Lula? Veja a lista de convidados do dia 1 de janeiro de 2023
-
Ministros do Lula 2023: quem é quem no governo