Horário da posse do Lula e cronograma da cerimônia em 1 de janeiro de 2023
Cerimônia oficial deve começar às 14h30; festival de música terá quase 30 atrações
A posse Lula, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1° de janeiro de 2023, em Brasília, deve contar com cerca de 300 mil pessoas, segundo expectativa da futura primeira-dama Janja Silva, responsável pelos preparativos. Segundo o cronograma inicial, a cerimônia deve começar por volta das 14h30 com um desfile em carro aberto.
Cronograma da posse do Lula: horários previstos
A cerimônia de posse do Lula no dia primeiro de janeiro deve começar com o tradicional desfile em carro aberto. No entanto, o tradicional Rolls Royce usado nas posses presidenciais foi danificado e, por isso, não será usado pelo futuro presidente.
Depois do desfile, Lula segue para o Congresso Nacional, onde ocorre o compromisso constitucional para formalizar a posse. Essa cerimônia, que deve contar com um pronunciamento oficial do presidente, está prevista para começar às 15h.
Na sequência, às 17h, o momento mais emblemático do evento de posse do Lula: a passagem de faixa e a recepção dos chefes de Estado. Há uma grande expectativa em torno da passagem da faixa presidencial do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) para o petista, já que, antes das eleições, Bolsonaro disse que não compareceria ao evento.
Para as 18h30 está marcada a recepção de delegações estrangeiras e, ao final da cerimônia oficial de posse, começa o evento musical Festival do Futuro em comemoração à eleição de Lula e com a presença de mais de 20 artistas brasileiros. A posse será transmitida em telões espalhados pela Esplanada dos Ministérios e o cronograma deve ser confirmado em breve pela equipe de Lula. O esquema de segurança no local será reforçado, a pedido da própria equipe.
Como vai ser o Festival do Futuro
O Festival do Futuro será realizado na Esplanada dos Ministérios para comemorar o retorno de Lula ao Palácio do Planalto. A Esplanada é o local oficial da cerimônia de posse do Lula e quem estiver no local poderá assistir aos shows gratuitamente. Segundo Janja, serão dois palcos: Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às artistas que morreram em 2022.
A futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, será uma das atrações do festival. Ao todo, já são quase 30 artistas confirmados. No último dia 12 de dezembro, a equipe do presidente eleito lançou um site voltado exclusivamente para o evento. Segundo a página, a lista de artistas que vão se apresentar no festival de música é a seguinte:
- Aíla
- Alessandra Leão
- Almério
- BaianaSystem
- Chico Cesar
- Daniel Ganjaman
- Duda Beat
- Fernanda Takai
- Fernanda Abreu
- Francisco El Hombre
- Gaby Amarantos
- Geraldo Azevedo
- Os Gilsons
- Jaloo
- Jards Macalé
- Johnny Hooker
- Juliano Maderada
- Kaê Guajajara
- Kleber Lucas
- Lirinha
- Luedji Luna
- Lukinhas
- Leonardo Gonçalves
- Leoni
- Marcelo Jeneci
- Margareth Menezes
- Maria Rita
- Martinho da Vila
- MC Rahell
- Odair José
- Otto
- Pablo Vittar
- Paulinho da Viola
- Paulo Miklos
- Paulo Vieira (apresentação)
- Rogéria Holtz
- Salgadinho
- Tereza Cristina
- Thalma de Freitas
- Titi Müller (apresentação)
- Tulipa Ruiz
- Urias
- Valesca Popozuda
- Zélia Duncan
Ainda como parte das comemorações pela posse do Lula, no dia 1° de janeiro será lançada a exposição Brasil do Futuro: As Formas da Democracia no Museu Nacional da República, na capital federal. A mostra vai reunir obras que representam a diversidade brasileira na arte e na cultura, além de itens do acervo do próprio Museu da República, do Museu de Arte de Brasília e do Acervo da Presidência da Repúblicas, galerias e artistas contemporâneos.
Ministros de Lula
O presidente eleito já começou a formar a equipe de governo e divulgou alguns nomes que farão parte do seu ministério. Os ministros também tomam posse no dia 1° de janeiro.
Por enquanto, os escolhidos para compor o grupo são:
Cultura – Margareth Menezes, cantora e fundadora da Associação Fábrica Cultural;
Casa Civil – Rui Costa, governador da Bahia reeleito em 2018;
Defesa – José Múcio, ex-ministro das Relações Institucionais e do Tribunal de Contas da União;
Fazenda – Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo;
Justiça – Flávio Dino, ex-juiz federal, ex-governador e ex-senador pelo Maranhão;
Relações Exteriores – Mauro Vieira, diplomata, ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, atualmente na Croácia.
No último dia 13 de dezembro, Lula também confirmou quem vai assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Trata-se de Aloízio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil e coordenador técnico da equipe de transição do governo.