Eleições BH 2020 – Saiba quem são os candidatos à prefeitura da cidade
Já são 16 representes concorrendo ao cargo executivo na capital mineira. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo, se houver necessidade, para 29 de novembro.
Eleições BH 2020 – Com o fim das convenções partidárias no dia 16, chegou a hora dos partidos oficializarem a candidatura de seus representantes para as eleições municipais. Na cidade de Belo Horizonte já existem 16 candidatos oficiais para a prefeitura da capital. Alguns nomes já são conhecidos como Alexandre Kalil, que tenta a reeleição, outros são novidades no cenário, como Rodrigo Paiva do Partido Novo.
Poranto, confira quais são os candidatos na capital mineira, em ordem alfabética:
Veja também os candidatos às eleições de RJ
Quem são os candidatos à prefeitura nas eleições de BH em 2020
Alexandre Kalil (PSD)
O atual prefeito de Belo Horizonte se candidata à reeleição para a prefeitura. Além disso, Kalil é empresário. Já foi presidente do Clube Atlético Mineiro, entre os anos de 2008 e 2014. Em 2014, o parlamentar chegou a anunciar sua candidatura para deputado federal, mas desistiu.
O vice da chapa do Partido Social Democrática (PSD), é Fuad Noman, ex-secretário Municipal de Fazenda.
Áurea Carolina (Psol)
Áurea Carolina é graduada em Ciências Sociais pela UFMG, especialista em Gênero e Igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona e Mestra em Ciência Política pela UFMG. Foi eleita vereadora por Belo horizonte em 2016 e em 2018 assumiu o cargo de deputada federal.
Atualmente, é candidata à prefeitura da capital mineira pelo PSOL. O vice escolhido para compor a chapa é Leonardo Péricles, do Unidade Popular pelo Socialismo.
Bruno Engler (PRTB) – Eleições BH 2020
O candidato está concorrendo à prefeitura pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Bruno Engler tem 23 anos e ajudou a fundar o movimento Direita Minas. Em 2018, se elegeu para deputado estadual. Além disso, o parlamentar faz parte da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).Contudo, o PRTB ainda não definiu seu candidato a vice.
Cabo Xavier (PMB)
O policial militar Cabo Xavier é presidente nacional do PDS (Partido da Defesa Social), partido ainda em formação e que, por isso, não pode participar das eleições deste ano. Portanto, é candidato por outra legenda, o Partido da Mulher Brasileira. Em 2018, Xavier concorreu às eleições para deputado federal, mas não foi eleito. Todavia, a chapa atual ainda não tem vice definido.
Fabiano Cazeca (Pros)
O candidato Fabiano Cazeca tem 66 anos e é empresário do ramo de consórcios. Em 2018 tentou se eleger como deputado federal, mas não conseguiu o cargo. Cazeca tem como vice a Doutora Paula Psiquiatra do Partido Trabalhista Cristão (PTC). A chapa, portanto, é composta apenas pelas duas legendas: PROS e PTC.
Igor Timo (Podemos) – Eleições BH 2020
Igor Timo tem 38 anos e é empresário do ramo de tecnologia da informação. Ele também possui empresas na área de segurança privada. Timo foi eleito deputado federal por Minas Gerais em 2018. Atualmente é o candidato do Podemos para a prefeitura de Belo Horizonte, partido em que é presidente também.
João Vítor Xavier (Cidadania)
O candidato do Cidadania é formado em jornalismo e cumpre seu terceiro mandato como deputado federal. Além disso, p parlamentar é apresentador de um programa esportivo em uma rádio de Belo Horizonte. Além disso João Vítor presidente estadual no cidadania em Minas Gerais. O empresário Leonardo Bortoletto completa a chapa como vice.
Lafayette Andrada (Republicanos)
O advogado Lafayette atualmente cumpre mandato como deputado federal. Contudo, já foi deputado estadual, secretário de Estado de Defesa Social (2011-2012), vereador em Juiz de Fora (2001-2004) e vereador em Lavras (1992-1996). É a aposta do Republicanos na capital mineira. Sua vice da chapa é a gestora de projetos da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Marlei Rodrigues.
Luisa Barreto (PSDB)
O PSBD definiu Luísa Barreto como a candidata do partido à prefeitura de Belo Horizonte. Formada em políticas públicas e gestão governamental, trabalhou como secretária-adjunta de Planejamento e Gestão do governo de Romeu Zema (Novo). Também atuou como uma das coordenadoras de campanha do senador Antonio Anastasia, em 2018.
Além disso, a chapa é engrossada por Juvenal Araújo, ex-subsecretário de Política de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Distrito Federal.
Marcelo de Souza e Silva (Patriota)
Marcelo Souza e Silva é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desde 2019. Tem formação em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis. O pré-candidato já atuou na prefeitura de Belo Horizonte, como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Secretário da Regional Centro-Sul, entre 2013 e 2015.
Concorre pelo Patriota à prefeitura de Belo Horizonte. Entretanto, ainda não tem um vice definido na chapa.
Marília Domingues (PCO) – Eleições BH 2020
A candidata do Partido da Causa Operária é Marilia Garcia. Tem 24 anos e é estudante de Letras. Ela é uma das coordenadoras nacionais da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). Entretanto, o PCO ainda não oficializou o vice para a eleição de 2020.
Nilmário Miranda (PT)
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) é Nilmário Miranda. O politico é jornalista e já foi ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, no governo Lula em 2003. De 2015 a 2018, atuou como Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais. Quem completa sua chapa, portanto, é a estudante e microempresária Luana de Souza.
Prof. Wendel Mesquita (Solidariedade)
O candidato do Solidariedade já foi vereador de Belo Horizonte entre 2009 e 2018. Nas ultimas eleições, porém, foi eleito deputado estadual, pelo mesmo partido. Mesquita criou e coordenou um cursinho pré-vestibular comunitário e idealizou o Projeto Brasil Melhor, que desenvolve atividades educativas e culturais para pessoas de baixa renda.
Ainda não tem um vice definido na chapa. Contudo, o candidato afirma que está entre dois nomes: a empresária Sandra Bini e Pastora Gisele.
Rodrigo Paiva (Novo)
Rodrigo Paiva tem graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica pelo Massachusetts of Technology. Paiva concorreu ao senado nas ultimas eleições, também pelo partido Novo. Mas essa é a primeira vez que se candidata a um cargo do executivo em Belo Horizonte. Além disso, terá como vice a médica Patrícia Albergaria.
Wadson Ribeiro (PCdoB) – Eleições BH 2020
Wadson é formado em administração e foi secretário-executivo do Ministério do Esporte entre 2007 e 2011. Em 2006 e em 2014 foi eleito deputado federal. Além disso, entre 2015 e 2018, atuou como ouvidor-geral do estado, durante a gestão de Fernando Pimentel (PT). Agora concorre à prefeitura de Belo Horizonte pelo PCdo B. Kátia Vergilio é a vice da chapa.
Wanderson Rocha (PSTU)
Wanderson tem 46 anos, é mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e atua em movimentos sindicais. Além disso, é professor municipal. Portanto, Rocha foi a aposta do PSTU para a prefeitura da capital de Minas Gerais. Firmínia Rodrigues será vice na chapa.