Quem são os candidatos a governador de Minas Gerais 2022

Conheça os candidatos a governador de Minas Gerais nas eleições deste ano

Candidatos a governador de Minas Gerais 2022: 10 nomes disputam o cargo no segundo maior colégio eleitoral do País. Em número de eleitores, Minas Gerais só fica atrás do Estado de São Paulo.

As eleições neste ano estão marcadas para o dia 2 de outubro, e se houver necessidade, o segundo turno acontece dia 30, também de outubro.

O prazo para os candidatos a governador de Minas Gerais 2022 registrarem a candidatura encerrou no dia 15 de agosto, um dia antes do início da campanha eleitoral. O TSE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada estado tem até 12 de setembro para julgar as candidaturas ao governo.

Leia também

Candidatos a governador de Minas Gerais 2022 – Eleições

Quem são os candidatos a governador de Minas Gerais 2022: veja por ordem alfabética, de acordo com o nome registrado na urna.

No total, 10 candidatos disputam o Governo do Estado de Minas Gerais, incluindo o atual governador Romeu Zema (Novo). Os nomes já estão registrados junto à Justiça Eleitoral que tem o prazo para julgar os registros da candidatura até 12 de setembro.

Abaixo, listamos nome, partido, número e o perfil de cada candidato de acordo com informações fornecidas ao DivulgaCand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Cabo Tristão (PMB) – 35

Pelo Partido da Mulher Brasileira, o candidato a governador de Minas Gerais 2022 é o cabo da Polícia Militar Paulo Tristão Pinto. Com 36 anos, Tristão é nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, e tem como vice-candidato Antonio Otavio, também do PMN.

O policial militar já tentou ser eleito deputado federal em 2018, mas não conseguiu.

Nas eleições para o Governo do Estado, o PMN não se coligou a nenhum outro partido.

Carlos Viana (PL) – 22

Pelo PL, o candidato é o senador Carlos Viana, natural de Braúnas, Minas Gerais. Com 59 anos, Viana tem como vice o coronel Wanderley, do Republicanos.

Jornalista, Viana professor universitário e especialista em estratégia de marketing.

O PL faz parte da coligação “Lealdade por Minas” formada pelo Partido Liberar, Republicanos e PRTB.

Indira Xavier (UP) – 80

A União Popular lançou como candidata ao Governo de Minas a coordenadora de movimentos sociais Indira Xavier. Com 38 anos, Indira tem como vice Edna da Izidora.

Indira é coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga e também da Casa de Referência da Mulher, que atende vítimas de violência na capital mineira.

A UP não formou coligação com nenhum outro partido.

Kalil (PSD) – 55

Alexandre Kalil era prefeito de Belo Horizonte, mas saiu do cargo para entrar na disputa pelo Governo de Minas Gerais nestas eleições.

Empresário, Kalil é o nome do PSD, e tem como vice André Quintão, do PT. Nascido em Belo Horizonte, capital do Estado, Kalil já foi dirigente do Atlético Mineiro.

Nestas eleições, o PSD formou, em Minas Gerais, a coligação “Juntos pelo povo de Minas Gerais”, ao lado do PT, PC do B, PV e PSB.

Lorene Figueiredo (PSOL) – 50

No PSOL, a candidata é a professora universitária Lorene Figueiredo. Com 56 anos, Lorene é nascida no Rio de Janeiro, mestre em educação e doutora em políticas públicas.

Como vice, o PSOL apresentou o nome de Ana Azevedo, do mesmo partido.

O partido não faz parte de nenhuma coligação no Estado de Minas Gerais.

Lourdes Francisco (PCO) – 29

Pelo PCO, a candidata é Lourdes Francisco. Nascida em Grão Mogol, Minas Gerais, Lourdes tem 60 anos de idade e é professora aposentada.

Como vice, o Partido da Causa Operária lançou Sebastião Pessoa.

O PCO também não faz parte de nenhuma coligação.

Marcus Pestana (PSDB) – 45

Economista, Marcus Pestana é candidato a governador de Minas Gerais 2022. Natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Marcus Pestana tem 62 anos, e já foi vereador, deputado estadual e federal, além de ocupar o cargo de secretário estadual de Planejamento e de Saúde.

Como vice, o PSDB lançou Paulo Brant.

O partido participa da coligação “O futuro em nossas mãos”, composta pelo PSDB, Cidadania e PT.

Renata Regina (PCB) – 21

Pelo Partido Comunista Brasileiro, a candidata ao governo do Estado de Minas Gerais 2022 é Renata Regina. Com 36 anos, Renata é fotógrafa e doula, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Como vice, o partido colocou o nome de Tuani Guimarães.

O PCB não está coligado a nenhum outro partido.

Vanessa Portugal (PSTU) – 16

Vanessa Portugal é a candidata ao Governo de Minas pelo PSTU pela terceira vez. Servidora pública municipal, Vanessa tem 52 anos, é nascida em Boa Esperança, Minas Gerais.

A candidata já tentou ser eleita prefeita de Belo Horizonte, deputada estadual, senadora e vereadora. Ao lado dela está Jordano Metalúrgico como candidato ao cargo de vice-governador.

O PSTU não compõe nenhuma coligação.

Zema (Novo) – 30

Atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema tenta a reeleição. Ele foi o primeiro governador eleito do Partido Novo.

Empresário, Zema é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, tem 57 anos, é natural de Araxá, Minas Gerais.

Como vice, o Novo lançou o professor Mateus.

Nestas eleições, o Novo está na coligação “Minas nos Trilhos”, ao lado do PP, Podemos, Solidariedade, Patriota, Avante, PMN, Agir, DC e MDB.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes