Eleições: qual é o número dos candidatos a presidente 2022?
12 candidaturas foram registradas no TSE para chefe do Executivo; é possível consultar números de todos os cargos pela internet
Em outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher os representantes para cinco cargos: presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Segundo a Agência Senado, neste ano, mais de 28 mil candidatos vão concorrer nas eleições, dos quais 12 querem a vaga no Palácio do Planalto. Saiba qual é o número dos candidatos a presidente 2022 e como consultar para os outros cargos.
Número dos candidatos a presidente 2022
No último dia 15 de agosto, terminou o prazo para os partidos, federações e coligações registrarem os candidatos que vão concorrer nas eleições deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, ao todo, 12 registros para o posto de chefe do Poder Executivo – quatro são mulheres.
Com tantos concorrentes, é importante saber o número dos candidatos a presidente 2022 e dos outros cargos para fazer uma “cola” e agilizar a votação no dia da eleição. Ao digitar o número, deve aparecer a foto do candidato na urna. Os 12 concorrentes ao Palácio do Planalto são:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 13
O ex-presidente Lula já foi candidato a presidente cinco vezes (1989, 1994, 1998, 2002 e 2006) e, em 2018, teve a candidatura barrada pelo TSE. O fundador do Partido dos Trabalhadores foi eleito em 2002 e reeleito em 2006, derrotando José Serra e Geraldo Alckmin, respectivamente. Mais uma vez, Lula aparece como um dos principais candidatos à presidência. O número do PT na urna é 13.
Jair Bolsonaro (PL) – 22
O atual presidente Jair Bolsonaro concorre à reeleição este ano e, assim como Lula, é considerado um forte candidato ao Palácio do Planalto. Bolsonaro é militar reformado, chegou ao posto de capitão do exército e, antes de ser presidente, foi vereador e deputado estadual. Na eleição deste ano, ele concorre pelo Partido Liberal (PL), tendo o general Braga Netto como vice. No número dos candidatos a presidente 2022, Bolsonaro é 22.
Ciro Gomes (PDT) – 12
O Partido Democrático Trabalhista registrou o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, como representante para concorrer ao cargo de presidente da República em 2022. Ciro vem de uma família tradicional na política cearense e essa é a quarta vez que ele tenta ser chefe do Executivo. Conhecido por não ter papas na língua, o candidato do PDT tem mais de 70 processos no Tribunal de Justiça do Ceará. O número de Ciro Gomes é 12.
Simone Tebet (MDB) – 15
Simone Tebet é advogada, professora, escritora e senadora pelo Movimento Democrático Brasileiro. Pela primeira vez, concorre como presidenciável e nunca tinha ocupado uma vaga no Senado antes. Simone Tebet já foi deputada estadual e prefeita, além de ter disputado como vice-governadora do Mato Grosso do Sul em 2010. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo no estado. No número dos candidatos a presidente 2022, o dela é 15.
Leonardo Péricles (UP) – 80
Léo Péricles é morador de uma ocupação em Belo Horizonte, técnico em mecatrônica e tem uma trajetória política ligada aos movimentos estudantis e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Em 2008, foi candidato a vereador na capital mineira, mas não foi eleito. Já em 2020, concorreu como vice na disputa pela prefeitura da cidade e também não ganhou. O número de Leonardo Péricles na urna da eleição 2022 é 80.
Pablo Marçal (Pros) – 90
O candidato do Pros, Pablo Marçal, está envolvido em uma polêmica junto ao partido. Isso porque o empresário lançou a candidatura no dia 16 de agosto, mas o Pros já havia declarado que entraria na chapa para apoiar Lula na eleição. O que acontece é que duas alas disputam a liderança do partido; uma quer candidato próprio e a outra, não. A decisão depende do TSE, mas Pablo Marçal segue se declarando candidato, com o número 90.
Luiz Felipe d’Avila (Novo) – 30
O cientista político Luiz Felipe d’Avila é o candidato do Novo ao posto de chefe do Executivo e, segundo matéria publicada pela Veja, disse que não pretende apoiar nenhum candidato no segundo turno caso a disputa fique entre Lula e Bolsonaro. Fundador do Centro de Liderança Pública (CLP), d’Avila vem de uma família já bastante conhecida na política. No número dos candidatos a presidente 2022, o dele é 30.
Vera Lúcia (PSTU) – 16
Vera Lúcia já disputou o cargo de chefe do Executivo em 2018, também pelo PSTU, e teve apenas 0,05% dos votos válidos. Fundadora do partido, Vera é a única mulher negra que concorre à presidência da República e tem uma indígena como vice. Antes de tentar ser presidente, foi candidata a governadora de Sergipe, a prefeita de Aracaju e de São Paulo e a deputada federal. O número do PSTU, de Vera, é 16.
Sofia Manzano (PCB) – 21
Economista e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Sofia Manzano já foi vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) e, quando trabalhou em São Paulo, atuou em movimentos sindicais. Ela tem mestrado em Desenvolvimento Econômico e doutorado em História Econômica e está na disputa pelo Partido Comunista Brasileiro, número 21.
José Maria Eymael (DC) – 27
O candidato da Democracia Cristã, José Maria Eymael, registrou a candidatura no TSE com o nome de Constituinte Eymael. Responsável por um jingle famoso lançado em 1985, ele concorre pela sexta vez ao cargo de chefe do Executivo, é empresário e advogado. Eymael já foi deputado federal e é fundador do partido pelo qual concorre agora, antes Partido Social da Democracia Cristã (PSDC). No número dos candidatos a presidente 2022, ele é 27.
Roberto Jefferson (PTB) – 14
Mesmo estando em prisão domiciliar, Roberto Jefferson é candidato à presidência da República pelo Partido Trabalhista Brasileiro, que lidera o ranking de candidatos evangélicos nas eleições deste ano. Envolvido em escândalos de corrupção desde 2005, quando tecve o mandato de deputado federal cassado, Jefferson foi preso depois de confessar participação no esquema do mensalão em 2014. O número dele na urna é 14.
Soraya Thronicke (União Brasil) – 44
Eleita em 2018 para o Senado Federal pelo PSL, Soraya Thronicke é advogada e atual presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) no Senado. Conservadora, participou de movimentos de rua entre 2013 e 2017, mas não tem carreira política consolidada; o cargo de senadora é o primeiro ocupado pela candidata. No número dos candidatos a presidente 2022 na urna, Soraya Thronicke é 44.
Como ver o número dos candidatos a presidente 2022 e outros cargos pela internet?
Pela internet, é possível fazer a consulta do número dos candidatos a presidente 2022 e também dos que concorrem para governador, deputado federal, deputado estadual e senador. A página Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, no site do TSE, contém as informações sobre os mais de 28 mil candidatos na eleição deste ano, incluindo a numeração.
A consulta é feita por região, mas também pode ser nacional (onde é possível conferir os dados dos presidenciáveis). O site mostra, então, uma lista com todos os candidatos e depois é só clicar sobre o nome desejado para obter as informações. A prestação de contas e o patrimônio declarado também estão disponíveis para consulta pública no site. O endereço é divulgacandontas.tse.jus.br/divulga.
Precisa da população em massa não ir às urnas na eleição, fazendo com que mudem todos os candidatos que aí estão e, posteriormente, tenha uma eleição com voto audível, com um número bem reduzido de cargos para senadores e deputados federais, estaduais e distritais, além do fim de reeleição para todos os cargos. Futuramente, que tudo isso vire rotina, inclusive para prefeitos e vereadores.