Eleições: conheça os candidatos a senador SC 2022

Eleição deste ano é a maior da história do estado; dez candidatos disputam uma vaga no Senado

Neste ano, a Justiça Eleitoral recebeu mais de 28 mil registros de candidaturas para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual em todo o país, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Santa Catarina, foram registrados 985 requerimentos, dos quais onze são candidatos a senador SC 2022.

A mais recente pesquisa do Ipec (ex-Ibope) apontou que o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) lidera as intenções de voto dos catarinenses com grande vantagem sobre o segundo colocado, o senador Dario Berger (PSB). Três mulheres disputam a cadeira no Senado Federal. Saiba quem são os concorrentes para o mandato de oito anos em Brasília.

+ Quem são os candidatos a governador SP 2022 + números

Quem são os candidatos a senador SC 2022?

Raimundo Colombo (PSD) – 551

Com 26% da preferência dos votos entre os eleitores catarinenses, o ex-governador Raimundo Colombo é o primeiro colocado na pesquisa para a única vaga ao Senado Federal por Santa Catarina. Empresário rural, Raimundo tem uma extensa carreira política, que começou em 1987 na Assembleia Legislativa do estado.

O candidato também já ocupou o cargo de prefeito de Lages, senador e deputado federal e foi presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Raimundo passou pelo PFL e pelo DEM antes de se filiar ao PSD, segundo informações divulgadas no site do TSE.

Dário Berger (PSB) – 400

Dário Berger tenta a reeleição ao Senado, onde ocupa uma cadeira desde 2015. Formado em administração de empresas com especialização em recursos humanos, neste ano ele abriu mão de tentar o cargo de governador em prol de uma aliança com o PT. Também em 2022, saiu do MDB para disputar a eleição.

Prefeito de São José por dois mandatos e por Florianópolis também por duas vezes, Dário foi condenado por improbidade administrativa em 2012. Na ocasião, o atual segundo colocado (9% das intenções de voto) entre os candidatos a senador SC 2022 estava envolvido no caso de uso de um carro público para transporte de propagandas eleitorais, segundo o G1.

Celso Maldaner (MDB) – 155

Deputado federal desde 2007, Celso Maldaner aparece com 7% das intenções de voto entre os candidatos a senador SC 2022 e tenta a cadeira no Senado pela primeira vez neste ano. Ele é irmão do ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner, que morreu em 2021.

Celso começou a carreira política em Maravilhas, a mais de 600 quilômetros da capital, onde ocupou o mesmo cargo por três mandatos entre 1983 e 2005. Ele é formado em ciências políticas e econômicas e tem pós-graduação em administração pública. Na Câmara dos Deputados, votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.

Kennedy Nunes (PTB) – 142

Entre os candidatos a senador SC 2022, Clarikennedy Nunes é o representante evangélico e faz parte de um grupo musical protestante. Ele também é jornalista e se destacou como apresentador no rádio e na televisão, meio em que atualmente tem um programa ao lado do irmão e da esposa.

Com carreira na política desde que tinha 18 anos, atualmente, Kennedy ocupa o cargo de deputado estadual desde 2011 e é presidente do PTB no estado de Santa Catarina, mas já foi vereador de Joinville duas vezes e candidato a prefeito em três ocasiões, não tendo vencido a disputa.

Jorge Seif (PL) – 222

Aliado do atual presidente da República Jair Bolsonaro, do mesmo partido, Jorge Seif foi nomeado secretário especial de Agricultura e Pesca em 2019. Ele é empresário do setor de pesca há mais de 40 anos e deixou a secretaria especial para disputar a eleição entre os candidatos a senador SC 2022.

Jorge é formado em administração de empresas e marketing e é a primeira vez que disputa um cargo eletivo. Ele se envolveu em algumas polêmicas nos últimos anos – participou de uma festa com mais de 300 pessoas no auge da pandemia e teve o barco da família flagrado fazendo pesca ilegal de sardinhas, por exemplo.

Luiz Barbosa (Novo) – 300

Luiz Barbosa é o representante da classe médica entre os candidatos a senador SC 2022. O oftalmologista já ocupou o cargo de presidente do Hospital da Visão e da Associação Médica da Grande Florianópolis. Atualmente, preside o Centro Médico São José, na região metropolitana da capital.

Pelo Novo, Luiz já concorreu a deputado federal em 2018 e a vice-prefeito de Florianópolis em 2020. O partido é o único ao qual ele se filiou desde o início da trajetória política. Na pesquisa do Ipec, o candidato aparece com apenas 3% das intenções de voto entre os catarinenses.

Caroline Sant’Anna (PCO) – 290

Caroline é uma das três mulheres entre os candidatos a senador SC 2022 e é a primeira vez que ela disputa um cargo eletivo. A concorrente à única vaga no Senado Federal por Santa Catarina tem apenas 25 anos e, portanto, não tem a idade mínima para o exercício do cargo prevista pela Constituição.

Embora ainda esteja aguardando julgamento da Justiça Eleitoral sobre sua candidatura, a representante do PCO segue na lista dos postulantes ao cargo de senador. O partido chegou a anunciar que ela seria substituída por Domingos Prestes, segundo o site do TSE, mas a substituição ainda não foi confirmada.

Afrânio Boppré (PSOL) – 500

Com apenas 1% das intenções de voto entre os candidatos a senador SC 2022, Afrânio é vereador de Florianópolis desde 2013 e é líder do partido na Câmara Municipal. Também já ocupou outros dois cargos públicos: foi vice-prefeito da capital do estado e deputado estadual.

Durante a ditadura militar, Afrânio participou da reestruturação da União Nacional dos Estudantes (UNE). O candidato do PSOL é formado em economia, tem pós-graduação em geografia e atua em pautas ligadas à proteção dos animais, do meio ambiente e segurança alimentar, por exemplo.

Chris Stuart (PSC) – 200

A concorrente do PSC para a vaga no Senado Federal Chris Stuart ainda aparece entre os candidatos a senador SC 2022, mas segundo informações da rede NSC, o partido já desistiu da candidatura. Dessa forma, a disputa pela vaga deve ser apenas entre os dez candidatos restantes.

Vereadora em Itajaí desde 2021, Chris esteve envolvida em atos de improbidade administrativa e lesão aos cofres públicos e, por isso, o Ministério Público do estado chegou a pedir o bloqueio dos seus bens em abril deste ano para que as denúncias fossem avaliadas.

Gilmar Salgado (PSTU) – 161

É a décima vez que Gilmar Salgado concorre a um cargo público. No entanto, ele nunca foi eleito. Ele já concorreu à prefeitura e à Câmara de Florianópolis, ao Senado Federal e ao governo do estado em três ocasiões. Fundador do PSTU, representante do partido entre os candidatos a senador SC 2022 é militante sindical.

Gilmar é servidor público estadual aposentado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), onde trabalhou ao longo de 38 anos e se destacou como líder no Sindicato dos Trabalhadores do setor. Sua carreira política começou no ano de 1998.

Hilda Deola (PDT) – 123

A vereadora de Itajaí Hilda Deola está na Câmara Municipal desde 2020 e é a primeira vez que aparece entre os candidatos a senador SC 2022. A postulante ao cargo já foi servidora das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e tem licenciatura em Letras.

Musicista e professora de canto em corais infantis, Hilda tem uma carreira política voltada à educação e cultura, já participou do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Câmara Setorial de Música e fundou o grupo Cantando Por Aí. Ela se tornou diretora-executiva da Findação Cultural de Itajaí em 2018.

Eleição deste ano é a maior da história do estado

No próximo dia 2 de outubro, os eleitores vão às urnas para o primeiro turno da eleição em todo o país. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), esta é a maior eleição da história do estado, com 985 registros de candidaturas de 28 partidos políticos diferentes.

Para o governo do estado, são dez concorrentes entre os quais aparecem figuras já conhecidas da política, como o senador, ex-governador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Florianópolis Espiridião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL), que também já ocupou cadeiras no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, por exemplo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes