Eleições 2020: candidatos à Prefeitura de SP gastam R$ 530 mil com redes sociais

Bruno Covas do PSDB tem a maior despesa em impulsionamento de conteúdos dentre os 14 candidatos a prefeito na capital paulista, com mais de R$ 200 mil investido na área desde o início da campanha

Os anúncios online, liberados pela primeira vez na eleição de 2018, tornaram-se um dos trunfos dos candidatos na corrida eleitoral à Prefeitura de São Paulo na campanha deste ano. Pelo menos seis dos 14 candidatos ao cargo declararam gastos de campanha com impulsionamento de conteúdos nas redes sociais.

Até o momento, segundo informações apresentados Tribunal Superior Eleitoral, foram desembolsados mais de R$ 530 mil, entre 27 de setembro e 24 de outubro.

Bruno Covas investiu R$ 230 mil para impulsionar suas publicações nas redes. O candidato do PSDB é o primeiro da lista com a maior despesa em impulsionamento em SP. Quando comparado a outras regiões do país, o tucano fica atrás apenas de José Sarto (PDT), candidato à Prefeitura de Fortaleza. O político desembolsou cerca de R$ 420 mil em despesas com a web.

Candidatos à Prefeitura de SP investem em redes sociais

O Jornal DCI apurou quanto cada candidato teve de despesas em impulsionamentos nestas eleições 2020. Confira abaixo a lista completa, de acordo com dados divulgados pelo TSE.

  1. Bruno Covas (PSDB) – R$ 230.000,00;
  2. Jilmar Tatto (PT) – R$ 100.000,00;
  3. Arthur do Val (Mamãe falei) (PATRIOTA) – R$ 95.000,00;
  4. Marina Helou (REDE) – R$ 53.000,00;
  5. Márcio França (PSB) – R$ 50.000,00;
  6. Vera (PSTU) – R$ 2.510,00;
  7. Andrea Matarazzo (PSD) – sem despesas com impulsionamento até o momento;
  8. Guilherme Boulos (PSOL) – sem despesas com impulsionamento até o momento;
  9. Joice Hasselmann (PSL) – sem despesas com impulsionamento até o momento;
  10. Orlando Silva (PC do B) – sem despesas com impulsionamento até o momento;
  11. Sabará (NOVO) – sem despesas com impulsionamento até o momento;
  12. Ântonio Carlos (PCO) – nenhuma despesa lançada;
  13. Celso Russomanno (REPUBLICANOS) – nenhuma despesa lançada;
  14. Levy Fidelix (PRTB) – nenhuma despesa lançada.

O que é impulsionamento?

O impulsionamento no Facebook e Instagram é o aumento do alcance de uma publicação em sua página. Essa ação potencializa o post original para que mais pessoas – ou um determinado público alvo – visualizem e interajam.

De acordo com o próprio Facebook, nos últimos anos o alcance orgânico diminuiu muito, ou seja, mesmo que o usuário possua muitos seguidores e boas estratégias de conteúdos, mas não impulsione as publicações, o engajamento pode continuar baixo.

Desta forma, o impulsionamento se tornou uma grande vantagem nas redes sociais. Os valores são determinados pelas empresas responsáveis e variam de acordo com a estratégia de público alvo e quantidade de dias ativo.

Regras para impulsionamento nas eleições 2020

Impulsionamento eleições 2020
Os candidatos e partidos devem estar atentos às regras para poderem impulsionar. (foto: wachiwit)

O investimento nas redes sociais é permitido nas campanhas eleitorais, porém deve-se seguir um conjunto de regras específicas. Veja algumas delas:

  • As contas oficiais de candidatos nas redes sociais devem ser registradas no ato da candidatura;
  • Proibida a circulação de propagandas eleitorais pagas, com exceção do impulsionamento de conteúdos;
  • Proibida a veiculação de propagandas, pagas ou gratuitas, em sites de empresas ou órgãos públicos;
  • No dia da votação das eleições 2020, qualquer impulsionamento ou propaganda publicada é considerado crime eleitoral, independentemente se postado pelo candidato ou eleitor;
  • O impulsionamento só pode ser feito pela conta oficial do candidato, partido ou coligação;
  • Proibida a contratação de empresa ou agência terceiriza para impulsionar qualquer conteúdo eleitoral. Neste caso, o próprio candidato deve executar a ação nas redes sociais ou o partido, diretamente com as empresas responsáveis pelo serviço, por exemplo, Facebook e Google.

Texto por  Luana Fogaça**

Veja também: o que eleitor pode e não pode no dia da votação!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes