Eleições 2020: TSE aprova envio de tropas federais para 7 estados
Militares das Forças Armadas vão atuar em áreas com histórico de conflito em AC, AP, MA, MS, PA, RN e TO. Ao todo serão 345 localidades
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (27), o envio de tropas federais a sete estados durante o primeiro turno das eleições 2020, que acontecerão no dia 15 de novembro. O pedido por reforço foi feito pelos tribunais regionais eleitorais dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Ao todo serão 345 localidades que receberam o auxílio. Os militares das Forças Armadas vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos das eleições municipais. Os governos locais foram consultados sobre a medida e permitiram, dando aval. No último dia 20, por meio de um decreto, o governo federal autorizou o emprego dos militares na tarefa.
Localidades que vão receber as tropas federais
As forças vão atuar em 345 localidades durante as eleições 2020. A divisão ficou como descrita a seguir:
- Acre: 19 localidades
- Amapá: 32 localidades
- Maranhão: 98 localidades
- Mato Grosso do Sul: 5 localidades
- Pará: 72 localidades
- Rio Grande do Norte: 113 localidades
- Tocantins: 6 localidades
Os locais que vão receber as tropas têm histórico de conflitos durante as eleições, além de baixo efetivo de policiais militares. Após a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.
O envio de tropas não é novidade, nas eleições de 2018 o TSE autorizou o envio para 510 municípios em 11 estados. Já nas eleições que ocorreram em 2016, foram 467 municípios de 14 estados.
Eleições 2020: saiba como consultar o local de votação pela internet
Eleições 2020 durante a pandemia
Por causa da pandemia causada pela covid-19 o Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições municipais deste ano, passando de 4 de outubro para 15 de novembro. Nas cidades que o segundo turno for necessário, será no dia 29 de novembro, que antes seria em 25 de outubro.