Eleições 2020: saiba como encontrar candidatas mulheres em sua cidade
Ferramenta desenvolvida pela Gênero e Número, em parceria com a ONU Mulheres Brasil, permite encontrar informações sobre as candidatas de todas as cidades do país
Eleições 2020- A Gênero e Número (primeira plataforma brasileira que aborda questões de gênero a partir de dados), em parceria com a ONU Mulheres Brasil (entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), criou uma ferramenta exclusiva que permite encontrar informações sobre candidatas mulheres de todas as cidades brasileiras.
As mulheres são, segundo o IBGE, 51,9% da população. No entanto, são poucas na política: em 2018, o número de mulheres na Câmara dos Deputados atingiu apenas a marca de 15% entre 513 parlamentares. Em 2016, nas últimas eleições municipais, somente 11,6% das prefeituras foram ocupadas por mulheres.
O estímulo à participação feminina por meio da chamada “cota de gênero” está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições. Segundo o dispositivo, cada partido preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais. Com o fim das coligações nas eleições proporcionais (Emenda Constitucional (EC) nº 97/2017) , cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.
Além disso, 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, devem ser destinados para financiar campanhas de candidatas durante o período eleitoral.
Eleições 2020: Como encontrar candidatas mulheres?
- Acesse o site;
- Escolha o estado;
- Escolha a cidade;
- Um gráfico vai aparecer com os partidos, número, nomes, cargos, cor declarada e nível de escolaridade das candidatas.
Outras tecnologias: Como simular o voto?
Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o eleitor tem à disposição um Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Nele, o cidadão pode treinar como votar para os cargos em disputa no pleito deste ano, como se estivesse diante de uma urna, de forma rápida, didática e divertida.
- O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore)
- O eleitor pode navegar pelas legendas usando as setas para direita e para esquerda, na filipeta de candidatos no alto da página
- Antes de votar no Simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar: primeiro ou segundo
- No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”)
- Devido a seu caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.
Eleições 2020: conheça os aplicativos do TSE para facilitar sua vida
Eleições 2020: saiba como funciona a urna eletrônica
Eleições 2020: saiba como justificar pelo celular a partir do E-título
Eleições 2020: saiba como checar fake news com o robô do TSE