Eleições 2020: eleitores relatam erro em justificar voto no e-Título
Mais de 400 mil eleitores já justificaram voto no e-Título só na manhã deste domingo nas Eleições 2020.
Eleições 2020 – Eleitores de várias partes do Brasil estão encontrando dificuldades em justificar o voto no e-Título neste domingo (15) de eleição. O aplicativo que é uma versão digitalizada do título de eleitor, é uma opção rápida para quem não está em seu domicílio eleitoral, poder justificar o voto.
Eleitores têm problema para justificar voto no e-Título
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que é possível que haja instabilidade momentânea no aplicativo, uma vez que mais de 12 milhões de pessoas baixaram o aplicativo nas últimas duas semanas e mais de 400 mil eleitores já justificaram ausência na plataforma.
Segundo o TSE, o alto número de eleitores acessando a ferramenta é o motivo pela inconstância da plataforma. A orientação do tribunal para o eleitor que tiver algum problema com o aplicativo é tentar novamente alguns minutos mais tarde.
- Veja no DCI como justificar voto no e-Título
O e-título pode ser usado pelo eleitor que não está em sua cidade de votação e pretende justificar a ausência. Até as 8h50 deste domingo, 400 mil eleitores já haviam justificado a ausência por meio do aplicativo, de acordo com números do TSE. O e-título também pode ser usado como documento de identificação nas seções eleitorais.
Para os eleitores que estão com dificuldades em justificar o voto, o ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do TSE, informou que não há necessidade de pânico ou corrida para zonas eleitorais.”Haverá um tempo posterior para que o eleitor possa fazer a justificativa. Seria interessante quem está em situação de justificar de fazê-lo pelo aplicativo, mas, se não for possível, não há necessidade de pânico”, disse o ministro em entrevista à CNN.
Guia eleições 2020
Como consultar o número dos candidatos